Salomão – Um homem que não acabou bem

Salomão tinha tudo a seu favor quando foi coroado rei. Tal como o gênio da lâmpada, Deus perguntou a Salomão qual era seu maior desejo. E como Salomão pediu sabedoria, o Senhor concedeu esse desejo e ainda lhe deu riquezas, honra e uma vida longa.
A sabedoria de Salomão logo se tornou evidente. Ele ganhou reconhecimento pela decisão que tomou em uma batalha entre duas mulheres pela custódia de uma criança (1Rs 3.24-25), assim como pela maneira como resolveu os enigmas difíceis  propostos pela rainha de Sabá (1Rs 4.31-34). Reis de todas as nações enviaram seus embaixadores para aprender com ele (1Rs 4.30).
Salomão também enriqueceu. Além de coletar 25 toneladas de ouro por ano de suas fontes regulares, ele contava com mais recursos provenientes de comerciantes, mercadores, reis árabes e governadores. O ouro era de tal maneira abundante no reino que a prata praticamente não tinha valor algum (1Rs10.21).
Deus não permitiu que Davi, pai de Salomão, construísse um templo. Tal honra foi reservada a Salomão (1Rs 6-7), e ele fez um excelente trabalho. O templo de Salomão foi um joia da coroa dos judeus por quase quatro séculos.
Salomão era um líder eficaz; ele derrotou e expulsou os inimigos que desafiavam sua liderança e consolidou a unificação da tribos de Israel. Seu reino se estendia do rio Eufrates (ao norte) até o rio Nilo (ao sul), e do deserto da Arábia até o mar Mediterrâneo.
Apesar de toda a sua sabedoria, de suas riquezas, de seu conhecimento e de seu poder, Salomão não terminou bem. Seus excessos acabaram com ele. Os projetos de engenharia (1Rs 5-7) sobrecarregavam o povo com impostos e trabalho. E o pior de tudo: sua coleção extravagante de mulheres (mil esposas e concubinas) prejudicou sua devoção a Deus. Salomão construiu templos para os deuses daquelas mulheres (1Rs 11.5-8), onde elas podiam queimar incenso e oferecer sacrifícios. Ele chegou ao ponto de se juntar a elas na adoração a falsos deuses. Por tudo isso, Deus, que é “zeloso” (Ex20.5), ficou tão irritado com Salomão que tirou o reino do “homem sábio” e entregou a maior parte dele “a um dos […] servos” (1Rs 11.11).
Salomão pediu sabedoria, mas não soube usá-la. Suas aquisições extravagantes destruíram a sua devoção a Deus, aquele que lhe concedera tudo o quanto o rei possuía.
Bíblia do Homem

, Salomão – Um homem que não acabou bem, http://www.acaocomreacao.com/2012/12/salomao-um-homem-que-nao-acabou-bem.html,