PAPEL AO VENTO

Um senhor, há muito tempo tanto falou que seu vizinho era ladrão que o rapaz acabou preso. Dias depois, descobriram que era inocente. O rapaz foi solto e processou o homem.
No tribunal, o velho diz ao juiz: Comentários não causam tanto mal. E o juiz responde:
Escreva os comentários num papel, depois pique e jogue os pedaços no caminho de casa. Amanhã, volte para ouvir a sentença.
O senhor obedeceu e voltou no dia seguinte.
– Antes da sentença, terá que catar os pedaços de papel que espalhou ontem, disse o juiz.
Responde o velho:
– Não posso fazer isso. O vento deve tê-los espalhado, já não sei onde estão.
Responde o juiz:
– Da mesma maneira, um simples comentário pode destruir a honra de um homem, a ponto de não podermos consertar o mal. Se não se pode falar bem de uma pessoa, é melhor que não se diga nada. Sejamos donos de nossa boca, para não sermos escravos de nossas palavras.
Moral:
Pessoas inteligentes falam sobre idéias!
Pessoas comuns falam sobre coisas!
Pessoas mesquinhas falam sobre pessoas!
A Bíblia diz em Tiago 4:11:
Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de
um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a Lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz.
Autor Desconhecido
tag: PAPEL AO VENTO