IDÉIAS, PENSAMENTOS E REFLEXÕES HUMANAS

Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.

(Confúcio)

Um ponto importante da sabedoria de vida consiste na proporção correcta com a qual dedicamos a nossa atenção em parte ao presente, em parte ao futuro, para que um não estrague o outro. Muitos vivem em demasia no presente: são os levianos; outros vivem em demasia no futuro: são os medrosos e os preocupados.

(Schopenhauer)

A sabedoria é filha da dor, e nasce com muitas lágrimas.

(Ésquilo)

A sabedoria não se encontra na terra daqueles que levam uma vida suave.

(Livro de Job)

Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo estado de consciência que o criou.

(Albert Einstein)

O homem sábio é aquele que não se entristece com as coisas que não tem, mas rejubila com as que tem.

(Epicteto)

Cava o poço antes de teres sede.

(Provérbio chinês)

O mais importante da vida não é a situação em que estamos, mas a direcção para a qual nos movemos.

(Oliver Wendell Holmes)

A sabedoria consiste em saber que se sabe o que sabe e saber que não se sabe o que não se sabe.

(Provérbio chinês)

A simplicidade é o que há de mais difícil no mundo: é o último resultado da experiência, a derradeira força do génio.

(G. Sand)

O mais importante da vida não é saberes onde estás, mas sim para onde vais.

(Goethe)

Nunca encontrei uma pessoa da qual não tivesse nada a aprender.

(A. de Vigny)

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

(Boileau)

A criação prossegue incessantemente por meio do homem, mas o homem não cria: descobre.

(Antonio Gaudi)

Não há razão para termos medo das sombras. Apenas indicam que em algum lugar próximo brilha a luz.

(Ruth Renkel)

A sabedoria é saber o que se deve fazer; a virtude é fazê-lo.

(David Starr Jordan)

-Podes dizer-me, por favor, que caminho devo seguir para sair daqui?

-Isso depende muito de para onde queres ir – respondeu o gato.

-Preocupa-me pouco aonde ir – disse Alice.

-Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas – replicou o gato.

(Lewis Carroll -Alice no País das Maravilhas)

Os prazeres mais puros que tenho obtido estão ao alcance de todos: o calmo convívio por meio dos livros, ao canto do fogão, com seres inteligentes e a comunhão com os grandes já falecidos.

(Ricardo Cobden)

À beira de um precipício só há uma maneira de andar para a frente: é dar um passo atrás.

(M. de Montaigne)

Muitos homens passam por sábios graças à ignorância dos outros.

(Autor desconhecido)

Três coisas são necessárias para a salvação do homem; conhecer o que se deve acreditar, conhecer o que se deve desejar, conhecer o que se deve fazer.

(S. Tomás de Aquino)

A bondade é mais importante que a sabedoria, e ter a noção disto é o princípio da sabedoria.

(Autor desconhecido)

SABEDORIA DE POPULAR
* Um atalho é sempre a distância mais longa entre dois pontos.
* Seja qual for o defeito de seu computador, ele vai desaparecer sempre na frente de um técnico, voltando assim que ele for embora.
* Se está escrito “Tamanho Único”, é porque não serve em ninguém.
* Quando um trabalho é mal feito, qualquer tentativa de melhorá-lo piora.
* Entre dois acontecimentos prováveis, sempre acontece um improvável.
* Toda solução cria novos problemas.
* As peças que exigem maior manutenção ficarão no local mais inacessível do aparelho.
* Toda partícula que voa sempre encontra um olho.

TAG: IDÉIAS, PENSAMENTOS E REFLEXÕES HUMANAS