O quartel

Objetivo: Este é um exercício, ao mesmo tempo, de descontração, de atenção e de percepção. Têm os participantes e torcida organizada.

Participantes: Inderterminado

Desenvolvimento:

• O facilitador desempenha a patente de “Marechal “.
  • Convidar uma quantidade de participantes, conforme as patentes a seguir:faxineiro, cozinheiro, motorista, corneteiro, soldado, cabo, sargento, tenente, capitão, major, coronel e general.
  • Todos deverão assentar-se, lado a lado, iniciando pelo faxineiro, da esquerda para a direita (cadeiras ou calçada no chão não é muito bom, por conta do excesso de movimentos que a brincadeira exige).
  • O facilitador inicia: “Passei revisão no meu batalhão e faltou… Cabo!“.
  • Imediatamente, o cabo deve responder: “Cabo não… Tenente! “.
  • O Com a mesma rapidez, o tenente responde: “Tenente não… Coronel!” E assim, sucessivamente.
  • Se alguém demorar a responder ou responder errado, é rebaixada a sua patente.
  • Sempre que ocorrer rebaixamento de patente, é importante o marechal recordar para os participantes a seqüência do batalhão:
  • “faxineiro, cozinheiro, motorista…
  • Em seguida, recomeça: “Passei revisão no meu batalhão e faltou…!

Prosseguir com a brincadeira durante o tempo que achar conveniente.