Máquina Registradora

Objetivo:
a) Demonstrar como a busca do consenso melhora a decisão.
b) Explorar o impacto que as suposições têm sobre a decisão.

Tamanho do grupo:
Subgrupos formados com cindo a sete membros; sendo possível, orientar vários subgrupos, simultaneamente.

Tempo requerido:
40 min aproximadamente.

Material utilizado:
Uma cópia da história da “Máquina Registradora”, para cada membro participante e para cada subgrupo. Lápis ou caneta.

Processo:

1. O animador distribui uma cópia da história da “Máquina Registradora” para cada membro participante, que durante sete a dez minutos deverá ler e assinar as declarações consideradas verdadeiras, falsas ou desconhecidas.

2. A seguir, serão formados subgrupos de cinco a sete membros, recebendo cada subgrupo uma cópia da história da “Máquina Registradora”, para um trabalho de consenso de grupo, durante doze a quinze minutos, registrando novamente as declarações consideradas verdadeiras, falsas ou desconhecidas.

3. O animador, a seguir, anuncia as respostas corretas. (A declaração número 3 é falsa, e a do número 6 é verdadeira, e todas as demais são desconhecidas).

4. Em continuação haverá um breve comentário acerca da experiência vivida, focalizando-se sobretudo o impacto que as suposições causam sobre a decisão e os valores do grupo.

EXERCÍCIO DA “MÁQUINA REGISTRADORA”

A HISTÓRIA:
Um negociante acaba de acender as luzes de uma loja de calçados, quando surge um homem pedindo dinheiro. O proprietário abre uma máquina registradora. O conteúdo da máquina registradora é retirado e um homem corre. Um membro da polícia é imediatamente avisado.

Declarações acerca da história
Verdadeiro
Falso
Desconhecido

1. Um homem apareceu assim que o proprietário acendeu as luzes de sua loja de calçados.
?

2. O ladrão foi um homem.
?

3. O homem não pediu dinheiro.
?

4. O homem que abriu a máquina registradora era o proprietário.
?

5. O proprietário da loja de calçados retirou o conteúdo da máquina registradora e fugiu.
?

6. Alguém abriu a máquina registradora.
?

7. Depois que o homem que pediu o dinheiro apanhou o conteúdo da máquina registradora, fugiu.
?

8. Embora houvesse dinheiro na máquina registradora, a história não diz a quantidade.
?

9. O ladrão pediu dinheiro ao proprietário.
?

10. A história registra um série de acontecimentos que envolvem três pessoas: o proprietário, um homem que pediu dinheiro e um membro da polícia.
?

11. Os seguintes acontecimentos da história são verdadeiros: alguém pediu dinheiro – uma máquina registradora foi aberta – seu dinheiro foi retirado e um homem fugiu da loja.