Amar o próximo como a ti mesmo

O mais difícil dos mandamentos também é o segundo mais importante em toda Lei do nosso Senhor. Como é difícil enxergar o próximo com amor e carinho, como é difícil nos vermos em pessoas tão diferente de nós. O ser humano é capaz de grandes atos de amor e humanismo, mais é fato que também pode ser cruel, maldoso e malicioso. Como cumprir este mandamento sendo sincero e honesto conosco e para com o próximo. Gostaria eu de poder dar uma receita simples, mais neste caso o melhor remédio são doses diárias de amor, paciência e perseverança.
     Certa vez uma pessoa agrediu fisicamente minha irmã de uma forma não justificada, isso me fez descer a carne e sentir raiva como a muito tempo não sentia, de fato irmão cheguei a tentar agredir esta pessoa. Logo eu que tantas vezes preguei o auto controle e a paz. Mas poucas coisas na minha vida foi tão valiosas como aprendizado pessoal que essa história me deu. Pois eu tive que encarar a palavra de Deus e confrontá-la com minhas próprias ações.

Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Efésios 4:26

Penso eu, passado algum tempo deste ocorrido, é que todos nós temos o direito e o dever de nos defendermos de toda e qualquer agressão, mais uma celebre frase de Che Guevara nos ensina uma preciosa lição.

“Ai de endurecer, pero sem perder la ternura”.
Temos que ser firmes, porém não podemos perder a doçura”
Obs: Não estou fazendo apologia a Che Guevara, apenas destaco sua frase!
     Temos que nos defender porém não devemos deixar que esta auto defessa nos afaste por completo das pessoas, o fato é que num mundo tão cheio de violência e mentiras, fica difícil separa o joio do trigo, separar em meio a multidão pessoas dignas de confiança. Mais mesmo as pessoas “ditas más”, todas carecem do amor e da misericórdia de Deus, e só vão encontrar esse amor naqueles que possuem Deus no seu coração.
     Eu admiro muito as pessoas que evangelizam nas cadeias, pois é muito fácil virar as costas para as pessoas que errarão, porém a bíblia é clara:

Mateus 25: Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;

Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
     Voltando ao exemplo acima, eu tive que confrontar meus sentimentos com a palavra de Deus, e isso me tornou mais sábio, pois eu pude me acalmar e aos poucos desintoxicar meu coração, a respeito de sentimentos como ódio, rancor e mágoa. Quando se é ofendido é mais difícil de perdoar do que quando se ofende, pois fica implícito o fato de que quem leva a pior é quem foi ofendido e por isso tem motivos para ficar indignado. Mais quem ofende deve mudar sua conduta, para não ferir mais ninguém.
     Algumas pessoas tem tratado o assunto perdão com a palavra “esquecer”, eu tenho uma visão contrária a isso, devemos nos lembrar e retirar de tudo que nos acontece lições. “A queda nos ensina a andar” porém quem esquece a queda vai voltar a cair!!! Perdoar sempre, esquecer jamais. Essa frase nos ouvimos com uma conotação de que: “Vou guardar uma mágoa do que ocorreu”, mais creio eu que é plenamente possível, perdoar, limpar o coração, sem ter que esquecer a ofensa. Porque se nós simplesmente esquecêssemos. Quem nos garante que quem nos ofendeu não voltaria a ofender. Eu penso, que mesmo depois de perdoar alguém, devemos esclarecer nosso sentimentos quando possível, para que a pessoa que nos causou a dor possa também entender a gravidade de seus atos, e dessa forma ela também viria aprender uma lição.
     Essa pessoa que agrediu minha parente, não me pediu desculpas, não se mostrou arrependida, e nem me procurou depois do fato, eu a vejo com freqüência, o que não faltou foi oportunidades. Mais diante disso tudo eu consegui, graças a esse mandamento de Deus, perdoá-la, meus sentimentos são sentimentos de uma pessoa que jamais a conheceu. Se ela vier falar comigo, eu irei conversar com ela, porém eu não irei buscar uma aproximação sem motivos. Além do mais, eu aprendi e pratico a oração por quem me ofendeu. Pedi e peço a Deus que mude seu coração assim como mudou o meu.
     As pessoas que estão ao meu redor no ocorrido, eu fiz questão de procurar e pedir perdão se eu ofendi alguém. E a lição que me ficou foi. Neste mundo teremos que lidar com as ofensas e mal alheio, mais sempre que isso ocorrer devemos ir para Deus, como feridos do senhor, e pedir que ele nos restaure, limpe nosso coração de todo e qualquer sentimento ruim, e que abençoe a pessoa que nos ofendeu, fazendo-as entender a importância de ter amigos ao invés de inimigos e adversários.
     Sei que existem pessoas que estão nesta situação, em que estão se sentindo ofendidos, para vocês quero dizer. “Ore a Deus pedindo para que ele lave seu coração de toda raiva e
rancor
”. Lembre-se quando você perdoa alguém, quem mais se beneficia é você mesmo.