.
Jesus andando sobre as águas

Jesus anda sobre as águas

A passagem bíblica em que Jesus anda sobre as águas está registrada nos Evangelhos de Mateus (14:22-33), Marcos (6:45-52) e João (6:16-21). Este evento ocorre logo após a primeira multiplicação dos pães e dos peixes e demonstra o poder de Jesus sobre as forças da natureza, além de ser uma lição de fé para os discípulos.

### Contexto
Depois de realizar o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, Jesus mandou que Seus discípulos entrassem em um barco e atravessassem o Mar da Galileia, enquanto Ele despedia a multidão. Após enviar o povo embora, Jesus subiu sozinho a um monte para orar, e o barco com os discípulos já estava longe da terra, no meio do mar.

Durante a noite, enquanto os discípulos remavam, uma forte tempestade começou a agitar o mar, e o barco foi atingido por ventos contrários. Os discípulos estavam lutando contra as ondas, quando algo surpreendente aconteceu.

### Jesus Anda Sobre as Águas
Na quarta vigília da noite (entre 3 e 6 da manhã), Jesus foi até eles, andando sobre as águas. Ao vê-Lo, os discípulos ficaram aterrorizados, pensando que era um fantasma, e gritaram de medo.

Imediatamente, Jesus falou com eles, dizendo:

> “Tende bom ânimo! Sou eu, não temais.”

### Pedro Anda Sobre as Águas
No relato de Mateus, Pedro, um dos discípulos, respondeu com fé e ousadia:

> “Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por sobre as águas.”

Jesus então disse a Pedro para ir. Pedro saiu do barco e começou a andar sobre as águas em direção a Jesus. No entanto, quando ele percebeu a força do vento e das ondas, ficou com medo e começou a afundar. Ele clamou:

> “Senhor, salva-me!”

Jesus imediatamente estendeu a mão, segurou Pedro e o repreendeu suavemente, dizendo:

> “Homem de pouca fé, por que duvidaste?”

### A Calma Após o Milagre
Assim que Jesus e Pedro subiram no barco, o vento cessou, e o mar se acalmou. Os discípulos, maravilhados, adoraram Jesus e disseram:

> “Verdadeiramente tu és o Filho de Deus.”

### Significado
A história de Jesus andando sobre as águas é rica em lições espirituais:

1. **Poder sobre a Natureza**: Jesus demonstrou novamente Seu domínio sobre as leis da natureza, mostrando que Ele é o Filho de Deus com autoridade sobre todas as coisas, inclusive as forças do universo.

2. **Fé em Meio às Tempestades**: Quando Pedro manteve os olhos em Jesus, ele conseguiu andar sobre as águas. Mas quando olhou para o vento e as ondas, ele começou a afundar. Isso nos ensina que nossa fé deve estar firmada em Jesus, mesmo quando enfrentamos as tempestades da vida.

3. **A Mão de Jesus Sempre Presente**: Quando Pedro começou a afundar, Jesus imediatamente o salvou. Da mesma forma, mesmo quando nossa fé falha, Jesus está sempre pronto para nos levantar e nos dar forças.

4. **Reconhecimento de Jesus como o Filho de Deus**: No final, os discípulos reconheceram que Jesus é o Filho de Deus, digno de adoração, após testemunharem Seu poder e presença.

Essa história nos lembra da importância de confiar em Jesus, mesmo em momentos de medo e incerteza, sabendo que Ele tem poder sobre todas as circunstâncias e sempre estará presente para nos resgatar.