.
A 1ª multiplicação dos peixes

A primeira multiplicação dos pães e dos peixes é um dos milagres mais conhecidos de Jesus e está registrada nos quatro Evangelhos (Mateus 14:13-21, Marcos 6:30-44, Lucas 9:10-17, e João 6:1-14). Este evento demonstra o poder de Jesus para prover, a compaixão que Ele tem pelo povo e a fé necessária para confiar Nele em tempos de escassez.

Contexto

Jesus havia se retirado para um lugar deserto, próximo ao Mar da Galileia, após a morte de João Batista. Contudo, uma grande multidão o seguiu, ansiosa para ouvi-Lo e ver Seus milagres. Jesus, movido por compaixão, começou a ensinar e a curar os enfermos.

Enquanto o dia avançava, os discípulos começaram a ficar preocupados, pois estavam em um lugar remoto, e a multidão, composta por cerca de cinco mil homens, além de mulheres e crianças, não tinha o que comer. Os discípulos sugeriram a Jesus que despedisse a multidão para que as pessoas pudessem ir às aldeias comprar comida.

A Resposta de Jesus

Em vez de despedir a multidão, Jesus disse algo inesperado aos Seus discípulos:

“Dai-lhes vós de comer.”

Os discípulos ficaram perplexos. Eles sabiam que não tinham recursos para alimentar uma multidão tão grande. Filipe, um dos discípulos, disse que nem com duzentos denários (uma grande quantia de dinheiro) seria possível comprar pão suficiente para todos. Outro discípulo, André, comentou que havia um menino entre eles que tinha cinco pães de cevada e dois peixes, mas questionou:

“Mas o que é isto para tanta gente?”

O Milagre

Apesar da aparente insuficiência, Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, e disse à multidão que se sentasse em grupos sobre a relva. Ele então tomou os alimentos, deu graças, partiu-os e os entregou aos discípulos, que os distribuíram ao povo.

Milagrosamente, os pães e os peixes se multiplicaram, e todos comeram até ficarem satisfeitos. Depois que todos haviam se alimentado, Jesus pediu aos discípulos que recolhessem os pedaços que sobraram para que nada se perdesse. Eles encheram doze cestos com os pedaços que sobraram.

Reação da Multidão

A multidão ficou maravilhada com o milagre, e muitas pessoas começaram a reconhecer que Jesus era um profeta poderoso, enviado por Deus. Em João 6:14, lemos que eles diziam:

“Este é verdadeiramente o profeta que havia de vir ao mundo.”

Após o milagre, as pessoas ficaram tão impressionadas que queriam fazer de Jesus rei à força, mas Ele se retirou sozinho para o monte, entendendo que Seu propósito não era ser um líder político, mas oferecer uma salvação espiritual.

Significado

A multiplicação dos pães e dos peixes ensina várias lições espirituais:

1. A Provisão de Jesus: O milagre mostra que Jesus pode suprir todas as nossas necessidades, mesmo quando os recursos parecem insuficientes. Ele nos convida a confiar Nele em tempos de escassez, sabendo que Ele é capaz de multiplicar o pouco que temos.
  2. A Compaixão de Jesus: Jesus se preocupa tanto com as necessidades espirituais quanto físicas do povo. Ele ensina e cura, mas também cuida da fome da multidão, mostrando Seu amor e cuidado por todas as áreas da vida humana.
  3. A Participação dos Discípulos: Jesus envolve os discípulos no milagre, pedindo que eles distribuam o pão e os peixes. Isso sugere que, embora o poder venha de Jesus, Ele escolhe trabalhar através dos Seus seguidores para abençoar os outros.
  4. Simbologia Espiritual: Este milagre também aponta para algo maior. Em João 6, Jesus posteriormente se revela como o “pão da vida”, indicando que assim como Ele alimentou a multidão fisicamente, Ele também é o alimento espiritual que sustenta a vida eterna.

A multiplicação dos pães e dos peixes é um dos milagres que revela o caráter compassivo e poderoso de Jesus, e nos chama a confiar Nele, sabendo que Ele sempre proverá, tanto material quanto espiritualmente.