A cura de um homem coxo no tanque de Betesda
A história da **cura de um homem coxo no tanque de Betesda** é relatada em João 5:1-15. Em Jerusalém, próximo à Porta das Ovelhas, havia um tanque chamado Betesda, com cinco pavilhões. Ali, um grande número de pessoas enfermas, cegas, mancas e paralíticas se reunia, pois acreditavam que em certos momentos um anjo agitava a água e o primeiro que entrasse no tanque após esse movimento seria curado.
Um homem que era coxo há 38 anos estava deitado ali. Jesus, ao vê-lo e sabendo que ele estava naquela situação há tanto tempo, perguntou-lhe: “Você quer ser curado?” O homem explicou que não tinha ninguém para ajudá-lo a entrar no tanque quando as águas eram agitadas, e que sempre alguém descia antes dele.
Jesus então disse: “Levante-se! Pegue a sua maca e ande.” Imediatamente, o homem ficou curado, pegou sua maca e começou a andar. Isso aconteceu em um sábado, e os líderes judeus questionaram o homem sobre carregar sua maca em dia de sábado, mas ele explicou que quem o curara tinha ordenado que ele o fizesse. Mais tarde, Jesus encontrou o homem no templo e o aconselhou a não pecar mais para que algo pior não acontecesse. O homem então contou aos judeus que fora Jesus quem o curara.