.
A ressureição de Lázaro

A Ressurreição do defunto Lázaro

A ressurreição de Lázaro é um dos milagres mais poderosos e conhecidos de Jesus, registrada no Evangelho de João, capítulo 11, versículos 1 a 44. Essa história revela o poder de Jesus sobre a morte e demonstra Seu amor e compaixão pelas pessoas, além de ser um sinal claro de Sua divindade.

Contexto

Lázaro era irmão de Marta e Maria, e a família vivia em Betânia, uma aldeia perto de Jerusalém. Eles eram amigos próximos de Jesus. Um dia, Lázaro ficou gravemente doente, e suas irmãs enviaram um recado a Jesus, dizendo:

“Senhor, aquele a quem amas está doente.”

Jesus recebeu a notícia, mas, surpreendentemente, decidiu ficar onde estava por mais dois dias antes de ir a Betânia. Ele disse aos Seus discípulos:

“Esta enfermidade não é para a morte, mas para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.”

Jesus sabia que Lázaro morreria, mas Ele também sabia que ressuscitaria Lázaro para demonstrar o poder de Deus.

Jesus Vai a Betânia

Quando Jesus finalmente chegou a Betânia, Lázaro já estava morto há quatro dias e sepultado. Muitos judeus haviam vindo para consolar Marta e Maria. Ao saber que Jesus estava chegando, Marta correu ao Seu encontro e disse:

“Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.”

Jesus respondeu:

“Teu irmão há de ressuscitar.”

Marta, ainda com fé, disse que sabia que ele ressuscitaria no último dia, na ressurreição dos mortos. Jesus então lhe deu uma das declarações mais poderosas das Escrituras:

“Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.”

Depois disso, Marta foi chamar sua irmã Maria, que também correu até Jesus, caiu a Seus pés e disse as mesmas palavras de Marta: “Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.” Jesus, vendo a tristeza de Maria e da multidão que a acompanhava, Se comoveu profundamente e chorou, mostrando Sua compaixão.

A Ressurreição do defunto Lázaro

Jesus, então, foi até o túmulo de Lázaro, que era uma caverna com uma pedra colocada na entrada. Ele pediu que a pedra fosse removida, mas Marta advertiu que, após quatro dias, o corpo já deveria estar em decomposição. Mesmo assim, obedeceram a Jesus.

Jesus levantou os olhos ao céu e orou:

“Pai, graças te dou por me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isso por causa da multidão que está ao redor, para que creiam que tu me enviaste.”

Após orar, Jesus clamou em alta voz:

“Lázaro, vem para fora!”

E, milagrosamente, Lázaro saiu do túmulo, ainda envolto em faixas de linho, como era o costume de sepultamento da época. Jesus disse àqueles ao redor para removerem as faixas e deixarem Lázaro livre.

Reação e Significado

A ressurreição de Lázaro causou grande impacto entre os judeus que estavam presentes. Muitos passaram a crer em Jesus após esse milagre. No entanto, os líderes religiosos, os fariseus, ficaram alarmados com a crescente popularidade de Jesus e começaram a conspirar para matá-Lo, temendo que Seu poder e influência pudessem ameaçar sua autoridade.

Lições Espirituais

1. Poder sobre a morte: A ressurreição de Lázaro prova o poder de Jesus sobre a morte e o túmulo. Ele não apenas cura os enfermos, mas também tem autoridade para dar vida àqueles que estão mortos.
  2. A compaixão de Jesus: Mesmo sabendo que ressuscitaria Lázaro, Jesus chorou ao ver o sofrimento de Maria, Marta e dos amigos de Lázaro. Isso nos mostra que Jesus entende nossa dor e Se compadece de nós.
  3. Jesus é a ressurreição e a vida: A declaração de Jesus a Marta não é apenas sobre o poder de ressuscitar fisicamente, mas também é uma afirmação de que Ele oferece vida eterna àqueles que creem Nele.
  4. A fé em Jesus: Tanto Marta quanto Maria expressaram fé em Jesus, mesmo em meio à dor e perda. A fé delas foi recompensada quando viram Lázaro voltar à vida.

A história da ressurreição de Lázaro é um testemunho do amor, poder e promessa de Jesus, nos lembrando que Ele é a fonte da vida eterna e que, mesmo em meio à morte, podemos encontrar esperança Nele.