.
A cura do cego de nascença por Jesus

A cura do cego de nascença por Jesus

A cura do cego de nascença por Jesus

A cura do cego de nascença por Jesus é uma das histórias mais marcantes do Evangelho de João, encontrada no capítulo 9, versículos 1 a 41. Esta passagem revela o poder de Jesus para curar, tanto fisicamente quanto espiritualmente, e desafia as crenças da época sobre pecado e sofrimento.

Contexto

Enquanto Jesus caminhava com Seus discípulos, eles encontraram um homem que era cego de nascença. Os discípulos, seguindo uma crença comum naquela época, perguntaram a Jesus:

“Rabi, quem pecou, este homem ou seus pais, para que nascesse cego?”

Eles acreditavam que uma condição como a cegueira era uma punição por pecados pessoais ou familiares. No entanto, Jesus corrigiu essa visão equivocada e respondeu:

“Nem ele pecou, nem seus pais, mas isto aconteceu para que se manifestem nele as obras de Deus.”

O Milagre

Jesus então fez algo inesperado: Ele cuspiu no chão, fez lama com a saliva, colocou-a nos olhos do homem e disse:

“Vai, lava-te no tanque de Siloé.”

O homem obedeceu e foi até o tanque de Siloé, lavou-se, e quando voltou, podia enxergar. Ele foi completamente curado de sua cegueira, algo que nunca havia acontecido antes com alguém cego de nascença.

A Reação dos Vizinhos e Fariseus

Quando as pessoas que conheciam o homem viram que ele estava enxergando, ficaram surpresas e confusas. Alguns duvidaram que ele fosse o mesmo homem, enquanto outros acreditavam no milagre. O homem confirmou que era ele mesmo e contou-lhes que Jesus havia curado seus olhos.

Os fariseus, os líderes religiosos da época, ficaram incomodados porque o milagre havia sido realizado no sábado, o dia sagrado de descanso. Eles questionaram o homem sobre como ele foi curado e, quando ele explicou, muitos deles criticaram Jesus, alegando que Ele não poderia ser de Deus, pois não guardava o sábado. Outros fariseus, no entanto, questionaram como um pecador poderia realizar um milagre tão grande.

Não satisfeitos, os fariseus interrogaram os pais do homem curado, que confirmaram que ele havia nascido cego, mas, por medo dos líderes religiosos, evitaram falar sobre Jesus. Então, chamaram novamente o homem e tentaram fazê-lo negar o que Jesus havia feito.

A Coragem do Homem Curado

O homem, corajoso e cheio de gratidão, respondeu com firmeza:

“Se é pecador, não sei; uma coisa sei: eu era cego, e agora vejo.”

Quando os fariseus insistiram em desacreditar Jesus, o homem deu testemunho da grandeza do milagre. Ele os questionou se também queriam se tornar discípulos de Jesus, o que os irritou ainda mais. Como resultado, expulsaram o homem da sinagoga.

O Encontro com Jesus

Após ser expulso, Jesus encontrou o homem novamente e lhe perguntou:

“Crês tu no Filho do Homem?”

O homem respondeu:

“Quem é, Senhor, para que eu nele creia?”

Jesus lhe disse:

“Já o viste, e é o que fala contigo.”

Então o homem disse:

“Creio, Senhor!” — e adorou Jesus.

Significado

Esta história é rica em significados espirituais:

  1. Cegueira física e espiritual: O homem cego representa não apenas aqueles que têm limitações físicas, mas também aqueles que estão espiritualmente cegos. Jesus é a luz do mundo e cura ambas as formas de cegueira.
  2. O poder de Jesus sobre a criação: Ao curar um homem cego de nascença, Jesus demonstra Seu poder divino sobre a criação, fazendo algo que nunca havia sido feito antes. O milagre também ilustra a revelação de Cristo como a luz que dá visão e entendimento.
  3. A rejeição dos religiosos: Os fariseus estavam mais preocupados com a observância rígida das regras do sábado do que com o milagre em si, mostrando como a religiosidade pode cegar as pessoas para a verdade de Deus.
  4. Fé e coragem: O homem curado mostrou uma fé corajosa ao testemunhar sobre o que Jesus fez, mesmo diante da pressão dos líderes religiosos. Ele não permitiu que o medo o impedisse de reconhecer o milagre que havia recebido.

Esta história destaca a importância de abrir os olhos espiritualmente para enxergar quem Jesus realmente é e aceitar Seu poder transformador.

Veja Também

Compartilhe esta publicação

Picture of prjulio

prjulio

A paz do Senhor! Eu sou o Pastor Júlio Fonseca, pastor da Igreja de Deus no Brasil, bairro Santa Terezinha, Catalão - Goiás. Mantenho meu trabalho na internet desde Fev/2007. Antes com o site idagospel.com, e agora com o site igrejadeus.com.br É um prazer tê-lo(a) aqui. Saiba mais sobre mim na seção chamada Pastor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia ou ouça a Bíblia









Programa para controle de membrecia
Acesse agora
Seja um membro a distância
Seja membro
Cursos para aprimoramento biblico
Grátis
Conheça nossa igreja local e suas realizações

Últimas Postagens

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

Rolar para cima

Uso de cookies

Conheça a política do site e o nosso sistema de privacidades, navegue com segurança!
Privacidade