.
dinamica-gospel-infantil-escola-dominical

Dinâmica gospel Infantil – Escola Dominical

Dinâmica gospel Infantil – Escola Dominical

PARA A ESCOLA DOMINICAL

Dinâmica de IntegraçãoExcelentes para os primeiros dias de aula e têm como objetivo:- que os participantes se apresentem;- que memorizem os respectivos nomes;- que iniciem um relacionamento amistoso;- que se desfaçam as inibições;- que falem de suas expectativas.1) Eu sou… e você, quem é?

Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas. Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar. O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: “Eu sou João, e você, quem é?” “Eu sou Márcia, e você, quem é?” “Eu sou Lívia, e você quem é?”A dinâmica pode ser feita com o grupo sentado sem a roda girar.

2) Apresentante:

Material Necessário: Objetos diversos (xale, óculos, chapéu, colares etc.)Propor aos participantes apresentarem-se, individualmente, de forma criativa. Deverá ser oferecido todo tipo de objetos para que eles possam criar dentro da vontade de cada um.

3) Alô, alô!

Formar uma grande roda com todos os participantes e pedir que cada um se apresente de forma cantada com a seguinte frase: “Sou eu fulano, que vim para ficar; sou eu, fulano, que vim participar.” É importante que cada um fale o seu nome, pois este simples exercício trabalha a auto-estima.

4) Procurando um coração…

Material Necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única metade.Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par. Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.

5) Abraçando amigos

Formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável. Informar que o grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la atentamente. Exemplo: “Abraço de três” e todos começam a se abraçar em grupo de três; “abraço de cinco”, “abraço de um”, “abraço de todo mundo.” É importante que o educador esteja atento para que todos participem.

6) Quando estiver…

Com o grupo em círculo, o primeiro a participar começa com uma frase.Exemplo: “Durante minhas férias irei para a praia..”.O segundo continua: “Quando estiver na praia farei um passeio de barco. O seguinte dirá: “Quando estiver no barco, irei…”

7) Apresentação

Propor a criação coletiva de uma história incluindo o nome de todos os participantes do grupo. Durante a narrativa, quando o nome de um participante for pronunciado, ele deve levantar-se, fazer um gesto e sentar-se de novo.

Autoria: Patricia Fonte – Da Apostila Dinâmicas & Jogos Cooperativos PPD.

Dinâmica do abraço

Participantes: Indeterminado (todos os que estiverem participando)

Frase: “Quanta coisa cabe em um abraço.”

Objetivos:• criar uma certa intimidade e aproximação com os colegas;

• avaliar o sentimento de exclusão de quem está com o balão;

• sentir que precisa da colaboração do outro para não ser “atingido” pelo balão.

Observação: ABRAÇO (do dicionário): demonstração de carinho, de amizade, acolhimento, ligação, fusão, união. ABRAÇAR: apertar com os braços, entrelaçar-se, ligar-se, unindo-se. (Deixar claro a importância de um abraço a quem precisa e entre o próprio grupo =UNIÃO).

OBS: levar bexigas e CD.

Descrição: Abraçar o colega encostando o peito e contando até três para trocar de “par”.Um participante fica de fora com um balão que deverá encostar no peito de alguém”disponível” que assumirá o seu lugar ficando com o balão.Para que não seja encostado o balão, o abraço deverá ser forte e bem próximo e a troca de pares deverá ser rápida.

Dinâmica: EMPRESTANDO O LÁPIS

Objetivo: Mostrar a importância da partilha e a união entre as crianças.

Participantes: Todos os presentes no encontro

Material: Lápis de cor e desenho impresso.

– Pedir para que as crianças tragam para o próximo encontro um lápis de cor.

Importante: Cada criança deve trazer apenas UM lápis. Se a professora ver que a criança trouxe a caixa com mais cores, pedir para que a criança escolha a cor que mais gosta.

– A professora deve trazer impresso em papel um desenho para as crianças colorirem. O ideal é uma folha para cada criança. Na folha deverá ter o mesmo desenho duas vezes.

Descrição: Distribui-se uma folha para cada criança, pedindo que elas pintem apenas um desenho e com a lápis que trouxe. O desenho vai ficar com uma tonalidade apenas.

Quando as crianças terminarem o primeiro desenho, pede-se que inicie o segundo, mas agora elas não irão pintar somente com as cores que elas trouxeram e sim que emprestem o lápis do outro amigo para colorir o desenho, assim cada criança irá emprestar o lápis de um amigo para colorir e no final todos terão um trabalho colorido.

Conclusão: O primeiro desenho ficou com uma cor uniforme, com isso acabou ficando feio, esquisito. Mas quando eles emprestaram o lápis do amiguinho, o desenho ficou mais bonito, colorido.Com isso deve-se mostrar a criança que elas precisam se unir e se ajudarem mutuamente, explica-se que quantas outras crianças pobres que não tem o que eles tem, por exemplo, brinquedos, comidas etc. Sendo assim, diante de nossas possibilidades, devemos dar um pouquinho daquilo que temos.

Dinâmica: Procurando um coração…

Material Necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra.

Cada coração só poderá encaixar em uma única metade.

Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par.

Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.

Dinâmica: MINHA METADE ESTÁ EM VOCÊ

Objetivo: Promover a aproximação das pessoas do grupo e incentivar o diálogo e novas amizades.Preparação:

a) Recortar cartelas de cores variadas, tamanho aproximadamente de 10 x 5 cm, em número suficiente, de modo a não faltar para ninguém.

b) Escrever em cada cartela, uma frase significativa (pode ser parte de uma música, um título de história infantil, etc.).

c) Cortar as cartelas ao meio, de modo que a frase fique dividida.Como Fazer:

1. A dinâmica inicia-se com a distribuição das duas metades, tendo o cuidado para que todos recebam.

2. Estabelecer um tempo para as pessoas procurarem as suas metades.

3. À proporção que cada dupla se encontrar, procurará um lugar para conversar: o ponto de partida é a frase escrita na cartela.

4. Após dez minutos, mais ou menos, o facilitador solicita que algumas duplas falem sobre a experiência (o que sentiram, como foi o encontro, etc.).

Dinâmica: Uma Jóia nas Costas

Material necessário: Nome de cada componente do grupo escrito num cartão, alfinetes, cartões em branco, canetas.

Procedimento

Prenda nas costas de cada integrante de grupo um cartão com nome de outra pessoa. Cada um deve tentar advinhar o nome que está em suas costas. Para tanto, procurar um a um os demais participantes e pedir que lhe apontem boas qualidades da pessoa cujo nome está nas costas (aspectos de caráter devem ser preferidos a aspectos físicos). Cada pessoa pode fornecer apenas uma informação e esta deve ser registrada no cartão. Assim que tiver terminado de colher informações e descoberto o nome que está em suas costas, a pessoa deve procurar a outra, confirmar se é a pessoa certa e então lhe entregar o cartão onde estão anotadas as informações fornecidas pelos demais.

Compartilhar
Somos jóias preciosas para Deus, “pedras vivas”. Com qualidades singulares e de muito valor 1 Pe. 1:7, 2: 4,5.

Veja Também:
  • RENASCIMENTO DO GRUPO
  • DESCONTRAIR E QUEBRAR O GELO NO GRUPO
  • É HORA DE DESCONTRAIR
  • QUEBRANDO O GELO NO GRUPO
  • DINÂMICAS RECREATIVAS
  • APRENDENDO EM GRUPO

Veja Também

Compartilhe esta publicação

Picture of prjulio

prjulio

A paz do Senhor! Eu sou o Pastor Júlio Fonseca, pastor da Igreja de Deus no Brasil, bairro Santa Terezinha, Catalão - Goiás. Mantenho meu trabalho na internet desde Fev/2007. Antes com o site idagospel.com, e agora com o site igrejadeus.com.br É um prazer tê-lo(a) aqui. Saiba mais sobre mim na seção chamada Pastor

0 comentário em “Dinâmica gospel Infantil – Escola Dominical”

  1. Trabalho na Escola Bíblica Dominical da minha igreja como também sou professora do Ensino Fundamental I e as dinâmicas apresentadas são de grande valor para dinamizar o trabalho com crianças. Parabenizo pelas excelentes postagens.

  2. Sou líder do Departamento de Missões da minha igreja e estou desenvolvendo um projeto para o departamento infantil e adorei as dicas de dinamicas de grupo. Parabéns pelas postagens que são de grande valia e que Deus nos abençoe!!!!

    Evangelista Rosane Carvalho
    Igreja Evangélica MINISTÉRIO VIDA – RJ

  3. Sou líder do Departamento Escola Bíblica Dominical da minha igreja gostei muito das sugestões das dinamicas de grupo.Parabéns,que o Senhor abençoe seu povo.Vera Xavier dos Santos

  4. Sou professora da EBD na minha igreja Assembleia de Deus, amei as dinamicas pois incentiva muito nossas crianças a se integrarem e fazendo esse trabalho antes de começar a aula estimula eles a gostarem da aulinha. Parabens,que Deus continue lhe abençoando. Vanessa – Saõ tomas de aquino

  5. SOU COORDENADOR DE UM PROJETO EVANGELISTICO COM CRIANÇAS NÃO CRENTES AQUI NA MINHA CIDADE,AS DINÂMICAS TEM GRANDE FUNDAMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL CRSTÃO,O CONTEÚDO E A DINÂNICA TEM QUE ANDAR DE MÃOS DADAS PARA O BOM DESEMPENHO DO PROFESSOR, E OS RESULTADOS DA SEMEADURA,VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS QUE DEUS CONTINUE LEVANTANDO HOMENS COM CAPACIDADE DE DEUS,E O CORAÇÃO ABERTO PARA OLHAREM COM CARINHO PARA O DEPARTAMENTO INFANTIL DE NOSSAS IGREJAS.DEUS ABENÇOE EM CRISTO JESUS

  6. sou professora da EBD em minha igreja,amei as dinamicas que com certeza seráde muita valia par incrementar a aula…
    parabens Deus lhe Abencoe!

    Rosalia Assembleia de Deus de TRES CORAÇOES-MG

  7. DEUS ABENÇOE VCS,SAIBAM QUE VOCES NOS AJUDAM A ENRIQUECER CADA VEZ MAIS NOSSA FORMA DE ENSINAR AS CRIANÇAS E ELAS SE DIVERTEM E APRENDEM AO MESMO TEMPO!!

  8. Essa diamicas são muito proventosas e insinativas adorei.eu sou professora da escola dominical infantil e erei aplicar essas dinamicas levando esses objentivos para ver as minhas crianças crescendo ispiritualmente.Rose

  9. Parabéns pelas dicas das dinâmicas, pois é o que estavámos precisando para desenvolver um trabalho bonito, dinãmico e participativo.

  10. PARABENS DEUS ABENÇOE COM ESSAS IDEIAS MARAVILHOSAS VOU APLICAR ESSAS DINAMICA COM MINHAS CRIANÇAS SÃO ÓTIMAS , QUE DEUS POSSA USA-LOS COMO UM CANAL DE BENÇAO P/ MUITAS IGREJAS DEUS OS ABENÇOE FIQUEM NA PAZ DO SENHOR JESUS BJUS

  11. ESSAS DINAMICAS SAO MUITO LEGAIS E DIVERTIDAS, E COM CERTEZA AINDA ENSINA ALGO PARA QUEM PARTICIPA. QUE DEUS OS ABENÇOE POR SUAS IDEIAS TAO BRILHANTES.

  12. Trabalho com as crianças na minha igreja, não sou professora por isso tenho muita dificuldade,e essas dinâmicas são umas bençãos, Deus abençoe você.

  13. gloria a deus por essas dinamicas comecei a trabalhar esse ano com as crianças da minha igreja e estou muito animada com essas ideias me ajudam muito!!!!!

  14. Vou aplicar estas dinamicas c/ as minha crianças.depois eu falo como foi..abraços e fique na paz.
    Deus continue te abençoando c/ novas e novas criatividades e dinamicas.

    1. Que falta de respeito! Você pode visitar o site mas não tem o direito de respeitar que fez com tanto carinho a postagem para ensinar os que querem aprender. Se você já sabe, bom para vc!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia ou ouça a Bíblia









Programa para controle de membrecia
Acesse agora
Seja um membro a distância
Seja membro
Cursos para aprimoramento biblico
Grátis
Conheça nossa igreja local e suas realizações

Últimas Postagens

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

Rolar para cima

Uso de cookies

Conheça a política do site e o nosso sistema de privacidades, navegue com segurança!
Privacidade