Pergunte ao Pastor

Usos e costumes da igreja

Usos e costumes da igreja

 PARTE I

A questão de Usos e costumes dentro da igreja é própria de cada ministério, aqui apresento minha visão dentro da bíblia e pelo regime adotado nas igrejas de Deus no Brasil, ministério ao qual faço parte. Lembro que mesmo que haja uso e costumes próprios de cada ministério, “O que nos une é maior do que o que nos separa”. Continuamos unidos no Corpo de Cristo, e não façamos distinção entre as igrejas pelos costumes que na verdade nada são se comparado com a novidade de vida que as pessoas tem vivido através do nosso senhor e salvados nas igrejas.
  1. Vestimentas, Cosméticos e Uso de Jóias.
(Romanos 12:1) – ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

(Deuteronômio 22: 5) – Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao SENHOR teu Deus.

(I Tessalonicenses 5:22)- Abstende-vos de toda a aparência do mal.
(Filipenses 4:8) – Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Sejamos discretos, sem sensualidade no vestir, sóbrios em não tentar ao próximo com roupas transparentes e as joias sejam simples e não ostentativas, chamando mais a atenção para a aparência do que pela pessoa que você é.

  1. Lazer e Exercícios Físicos
(I Corintios 10:31) – Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.
(Efésios 5:16) – Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.
(Romanos 6:13) – Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.
(I Corintios 6:19) – Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 – Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
(II Corintios 6:17) – Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei;
(I Tessalonicenses 5:21) – Examinai tudo. Retende o bem. 22 – Abstende-vos de toda a aparência do mal.

Nosso corpo é templo do Espírito Santo, apresentar o corpo saudável não fere nenhum princípio bíblico, a bíblia condena as contendas e disputas aonde impera a rivalidade e o desrespeito ao próximo, por isso as atividades esportivas devem ser realizadas com alegria e respeito ao próximo.

USO E COSTUMES DA IGREJA– PARTE II
Aborto e vida humana.
Só quem dá a vida pode tirar -Gêneses 2: 7 – E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
Gravidez indesejada– (Gênesis 1:31) – E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.
Gravidez por estupro -(Salmos 31:14) – Mas eu confiei em ti, SENHOR; e disse: Tu és o meu Deus.
Gravidez risco de vida – (joão 10: 10) – O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
Criança morta no útero materno – (Lucas 1: 44) – Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre.

Só quem dá a vida tem o direito de toma-la, e quem dá a vida é Deus. Por isso o abordo é o assassinato de uma vida. Tenho matéria específica a esse respeito: http://www.idagospel.com/2009/07/aborto.html

Bebidas alcoólicas
(Provérbios 20:1) – O VINHO é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio.
(Provérbios 23:31) – Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. 32 – No fim, picará como a cobra, e como o basilisco morderá.
(I Corintios 5:11) – Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
(Gálatas 5:21) – Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
(Isaías 28:7) – Mas também estes erram por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta erram por causa da bebida forte; são absorvidos pelo vinho; desencaminham-se por causa da bebida forte; andam errados na visão e tropeçam no juízo.
Uso do Fumo
(Isaías 55:2) – Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura.
(I Corintios 10:31) – Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.


Devemos ser dependente apenas de Jesus, tudo que nos algema e nos torna cativo deve ser evitado. Inclussive a isso deve-se acrescentar a jogatina, que também pode levar ao vício. Jesus bebeu vinho e o fez com moderação, deve-se ter em mente que a melhor maneira de se evitar um mal, e não dando início a ele, por isso falo eu e não a bíblia, evite essas coisas, que nada contribui com a sua vida, e o torna cativo.




USO E CUSTUMES DA IGREJA– PARTE III
CASAMENTO
(Gênesis 2: 23) – E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. 24 – Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
Mateus 19: 3 Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo? 4  Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez, 5 E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?  6 Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. 7 Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la? 8     Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim. 9 Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério. 10 Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar. 11 Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido.
(Marcos 10: 9) Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. 10 E em casa tornaram os discípulos a interrogá-lo acerca disto mesmo. 11 E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela. 12 E, se a mulher deixar a seu marido, e casar com outro, adultera.
 (Êxodo 20:14) – Não adulterarás.
(Lucas 16:18) – Qualquer que deixa sua mulher, e casa com outra, adultera; e aquele que casa com a repudiada pelo marido, adultera também.
(I Corintios 6:15) – Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo. 16 – Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. 17 – Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.

(1 corintios 7: 8) – Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.  9 Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se. 10  Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido. 11     Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher. 12 Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe. 13 E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe. 14 Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos. 15 Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não esta sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz. 16 Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher? 17 E assim cada um ande como Deus lhe repartiu, cada um como o Senhor o chamou. É o que ordeno em todas as igrejas.

O casamento descrito na bíblia é o casamento civil e não o religioso, o casamento religioso é uma prática de abençoar e unir espiritualmente dois corpos num só, e foi adota nas igrejas, porém o casamento deve ser diante das leis dos homens e de Deus. Que ninguém se engane dizendo sou casado na igreja não necessito do casamento no cartório, isso é um erro, se tiver que escolher case no cartório, pois Deus te abençoará se você estiver diante da palavra dele, seja casada(o) na igreja ou não!

ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE
(Gêneses 1:26) – E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. 27  E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. 29     E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. 30     E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi. 31 E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.
(Deuteronômio 22:6) Quando encontrares pelo caminho um ninho de ave numa árvore, ou no chão, com passarinhos, ou ovos, e a mãe posta sobre os passarinhos, ou sobre os ovos, não tomarás a mãe com os filhotes; 7 Deixarás ir livremente a mãe, e os filhotes tomarás para ti; para que te vá bem e para que prolongues os teus dias.
CORTE E PENTEADOS DOS CABELOS.
(I Corintios 11:2) – E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei. 3 Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo. 4 Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça. 5 Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada. 6  Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu. 7 O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem. 8  Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem. 9 Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem. 10     Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos. 11     Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no SENHOR. 12     Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus. 13 Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta? 14 Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido? 15 Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu. 16 Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.

Essa é uma lei Judia, ou seja do povo Judeu, Paulo adverte que ao gentius da época, ou seja nós que somos de outra nacionalida não necessitamos viver sobre a Lei (que era específica o povo Judeu) Mais viver a grasça pregado por Jesus. Por isso irmão não é guardado esse costume em várias igrejas. Porém Paulo também adverte se queres viver sobre a Lei que a faça por completo, por isso se alguém acredita ser necessário viver a lei como ela é descrita na bíblia que a faça por completo. Sobre as Leis Judias a respeito da tradição do seu povo,  devemos as observar e reter para nós aquilo que nos é bom, mais não viver tradições específicas a um povo.

(II Timóteo 2:19) – Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade.
USOS E CUSTUMES DA IGREJA – PARTE IV
Dia de Adoração – somente o sábado?
Mateus 28:1 – E, NO fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
Atos 20:7 – E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite.
I Corintios 6:2 – Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?
Romanos 14:5 – Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. 6) – Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o SENHOR não come, e dá graças a Deus.
Colossenses 2:16 – Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, 17) – Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.

O guardar o sábado também é outra tradição judia, não cabe ao gentius.

Associações Secretas e com o ímpio  (maçonaria, Lions Club, etc.)
João 18:20 – Jesus lhe respondeu: Eu falei abertamente ao mundo; eu sempre ensinei na sinagoga e no templo, onde os judeus sempre se ajuntam, e nada disse em oculto.
II Corintios 6:14 – Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 15 – E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?

Se Jesus tudo fez abertamente, não devemos nos associar a seitas que o fazem a escondido, no mais Jesus é nosso mentor e não tradições e costumes de homens. Ele é suficiênte para nos orientar e nos mostrar todo o bem que devemos praticar.

Namoro com descrentes (namoro é para o casamento, casamento com descrente dificulta a adoração ao senhor)
Namoro com pessoas que não professam a mesma fé evangélica, não é acoselhavel por se tratar de uma prática condenável pela palavra de Deus que abomina o casamento misto. Isso traz o Julgo desiqual, (um é salvo o outro não, um pratica a palavra e o outro não, é bom que ambos andem numa mesma direção), porém se você é casado com um descrente não se separe, para poder santificar sua casa, seu companheiro(a) e seus filhos. Aos jovens casais enamorados, a igreja ensina: pudor, respeito, santidade, decência, bom senso e testemunho cristão.
Cruz-credo, ave-maria, nossa – senhora, etc.  (costumes que nada acrescentam)
Salmos 16:1– GUARDA-ME, ó Deus, porque em ti confio. 2) – A minha alma disse ao SENHOR: Tu és o meu Senhor, a minha bondade não chega à tua presença, 3) – Mas aos santos que estão na terra, e aos ilustres em quem está todo o meu prazer. 4) – As dores se multiplicarão àqueles que fazem oferendas a outro deus; eu não oferecerei as suas libações de sangue, nem tomarei os seus nomes nos meus lábios. 5) – O SENHOR é a porção da minha herança e do meu cálice; tu sustentas a minha sorte.

I Timóteo 2:5 –  Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

Não adoramos a Santo, respeitamos Maria como mãe de Jesus, porém não a temos como divindade, reverenciamos apenas a Jesus e a Deus e temos o espírito Santo como companheiro e consolador. Sobre a santidade, Jesus nos chama a ser santos, não devemos idolatrar santos, mais ser santos.

USO E COSTUME DA IGREJA – PARTE V

Loterias e Outros
Dado aos resultados nocivos e os meios que se envolvem tais práticas além do aspecto vicioso e moral, não é permitido ao membro da igreja a prática do jogo do bicho, Loto, Loterias e demais jogos de azar e quaisquer outros similares.
Política
É permitido ao membro (e não ao ministro, por questão ética). Filiar-se a partidos políticos ou até mesmo candidatar-se a cargos políticos. Porém, recomenda-se critério, bom senso, compatibilidade cristã e moral na filosofia do partido escolhido. Testemunho, comprometimento e envolvimento compatível a um cristão quando de campanhas políticas e ao exercer o cargo, é o que se espera deste membro.
(Mateus 22:21) –  Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.
O Cristão e a sociedade atual – O Cristão não segue moda mais a orientação de Deus.
(Romanos 12:1) – ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2) – E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Zelo e Fanatismo
Todo costume, prática e zelo demasiadamente excessivo que tende a levar ao fanatismo, não deve ser aceito.
(Provérbios 4:4) –  E ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive.
Televisão
(II Corintios 10:5) – Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;

(Romanos 12:1) – ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2) – E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Se a programação apresentada tem ferido os princípios bíblicos, o cristão deve mudar de canal, e apresentar a sua familia algo que não deturpe a palavra de Deus. No mais, tomem cuidado, pois aquilo que é transmitido pelas emissorar através da Tv de sua casa, ecoa no ambiente podendo ser uma palavra de benção ou invocação demoniaca. A palavra tem poder, que tipo de palavra a programação da Tv tem trazido a sua casa, afaste-se te programações que ridicularizam pessoas, destroe o bom costume e invocam demônios.

Greve e Manifestações.
Reivindicar é direito ofender, não.
(João 15:12) –  O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
COMO SE TORNAR UM MEMBRO DA IGREJA.
1.   Confessar e testificar publicamente, que já aceitou a Jesus Cristo como seu Senhor e salvador pessoal, conhecendo-o já no perdão dos seus pecados.
(Mateus 10:32) –  Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.
2.   Estar disposto a andar na luz das escrituras.
(João 14:6) –  Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
3.   Estar disposto a receber os ensinos, doutrinas, costumes e práticas adotados pela Igreja.
4.   Estar disposto a apoiar a disciplina e o governo da Igreja como a escritura indica.
(I Samuel 15:23) –  Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.
5.   Estar disposto a cooperar com a igreja local com a assistência regular aos cultos aos demais trabalhos.
(Josué 1:6) –  Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
6.   Estar disposto a sujeitar-se ao conselho e se preciso, admoestação dos que irão presidi-lo e dirigi-lo espiritualmente. (pastor, líder, etc).
(I Tessalonicenses 5:14) –  Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.
7.   Estar com a sua situação civil e moral regularizada diante das leis do pais e da sociedade.
(I Corintios 7:9) –  Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.

8. Decendo as água (Batizando)

Veja essas palavras do Pastor Silas Malafaia a respeito de Usos e Costumes, pode ser muito esclarecedor sobre dúvidas frequêntes entre os irmãos!

 

Pastor Julio Fonseca
www.idagospel.com 

Veja Também

Compartilhe esta publicação

prjulio

prjulio

A paz do Senhor! Eu sou o Pastor Júlio Fonseca, pastor da Igreja de Deus no Brasil, bairro Santa Terezinha, Catalão - Goiás. Mantenho meu trabalho na internet desde Fev/2007. Antes com o site idagospel.com, e agora com o site igrejadeus.com.br É um prazer tê-lo(a) aqui. Fique a vontade para explorar o conteúdo, faço votos que Deus fale com você por meio dos artigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bíblia com áudio



    



Últimas Postagens

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

Rolar para cima

Uso de cookies

Conheça a política do site e o nosso sistema de privacidades, navegue com segurança!
Privacidade