IDB_Santa_Terezinha

Os evangélicos de amanhã serão os católicos de hoje?

Os evangélicos estão se transformando?

Vejo tantas igrejas que aceitam de tudo, e por isso algo tem me preocupado, você acredita que os evangélicos estão cada vez mais parecido com os católicos? ou seja, muitos se dizem católicos, nunca vão a missa, e praticam todo tipo de atos contrários as escrituras. Com a massificação do protestantismos, estamos perdendo a identidade de povo santo e de povo que busca cumprir as escrituras acima de tudo.

É comum aos católicos as bebidas alcoólicas, as festas mundanas e práticas que nem de longe lembram as pisaduras de Jesus Cristo, não que a igreja católica apostólica romana, aceite ou incentive tal prática, e nem que todos os católicos pratiquem tais atos, mais é fato, que se você pergunta a uma pessoa que vivem tais condutas ante-cristã, qual é a sua religião? Ele diz: _Sou católico. Como se isso fosse o suficiente para dizer, que ele tem uma religião.

Para ser de fato católico, protestante ou de qualquer outra religião, subentende-se que a pessoa, frequenta aos cultos, e pratica a doutrina, porém por uma questão cultural, no Brasil após o descobrimento, na tentativa de catequizar os índios e os negros, bastava dizer que era católico para ter mais credibilidade junto a comunidade portuguesa que comandava o país.

Mais o que de fato importa neste artigo é levantar a discussão, será que isso não têm ocorrido com os protestantes, os evangélicos os gospel. Até a termologia das palavras nos mostram a transformação. Pois a palavra Protestante dá o significado de inconformismo, “estamos protestando”, mais para suavizar este fato,  passamos a usar o termo evangélicos, isso significa que de agora em diante olhamos apenas para Jesus, o protesto “diga-se de passagem que surgiu com Lutero e foi um protesto contra a igreja católica“, cada vez menos é dito. Mais o problema é que até o termos evangélico, “pasmem” ficou forte, pois dizer eu professo o evangelho é reconhecer que Jesus está no centro de nossas vidas, pois o evangelho nada mais é do que a doutrina de Jesus. Então surge um novo termo. “Gospel”, este termo remete a música cantada nas igrejas nos estados unidos. E música lembra festa, e dai nasce a forma de evangelizar que ao mesmo tempo que conquista mais fieis para as igrejas, retiram os fies do evangelho, e consequentemente, Jesus deixa de ser o centro.

Neste instante você pode estar se perguntando: Como este pastor pode dizer tudo isso se ele mesmo mantem um site com o nome idagospel.
Isso, caro irmão, se dá por dois fatores:

O site nasceu de meu desejo de divulgar a minha igreja: Igreja de Deus no Município de Anhanguera a IDA, e dar o nome IDAPROTESTANTE ou IDAEVANGÉLICA, seria nomes esdrúxulos, cujo o simples pronunciamento já seria complicado, quanto mais as pessoas lembrarem do nome, e como o nome já deve dar noção do conteúdo do site, restou-me gospel.

Pensei em aplicar a teoria de Paulo:

1 Coríntios 9:20
Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.
E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei.
Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.
Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.
E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele.

Voltando ao assunto principal, quero dizer que essa estratégia também tem sido mal interpretada, alguns começam neste sentido, para se aproximar dos perdidos, mais esquecem de trazê-los a luz do evangelho e acabam se corrompendo, ao invés de salvar eles se perdem. Como se eu saísse numa missão de resgate, e resolves-se ficar preso com aqueles ao qual me propus resgatar.

Lembro-me de uma frase que ouvi do irmão Roberto Falbo:

Soldado ferido não deve ir para a guerra.

Como alguém que não tem firmeza na fé que processa sai a evangelizar? Como o doente se propõem a ser doutor? É certo que o enfermo só consegue se contaminar mais.

Para o futuro do evangelismo no Brasil, que pela graça de Deus tem crescido em nosso pais, devemos debater tal tema, e separar desde já, o joio do trigo, e quero lembrar que dentro da minha igreja não refiro aos irmãos como gospel, mais como crentes ou evangélicos. Mais bom seria se pudéssemos voltar a raiz, quando antes mesmo de ser chamados de Cristão, o povo de Deus era chamado “os do caminho”, pois num caminho estamos, e não devemos nos desviar dele nem para a direita nem para a esquerda.