O batismo de moisés

1 Coríntius 10:02 – E todos foram batizados em Moisés na nuvem e no mar.
Um pequeno versículo, mais uma grande revelação. Aqui vemos o Apostolo Paulo fazendo uma referência do batismo numa época anterior a João Batista, que foi quem iniciou o batismo nas águas. E anterior o dia de pentecoste batismo no Espírito Santo.
Isso nos revela a sabedoria divina e como ele já havia feito à revelação do batismo através de Moisés, é preciso ressaltar que o povo judeu na sua maioria tem o judaísmo como norma de crença, não aceitando a Jesus como messias e tão pouco descem as águas como João Batista ensinou. Mais Paulo faz a revelação, de que o povo de Deus que na época eram Judeus e por isso Deus fez o Batismo coletivo de toda nação ao fazer com que eles atravessassem o mar vermelho.
Primeiro vamos entender os dois tipos de batismos: O das águas e o do Espírito Santo.
Batismo nas águas: é o homem recebendo a Jesus como senhor e salvador de suas vidas, fazendo o sepultamento de uma pessoa sem Deus, a pessoa que você pretende não mais ser, deixando para traz tudo aquilo que te desvirtua dos caminhos de Deus, e ao mesmo tempo ressurgi das águas uma nova criatura, vivendo em novidade de vida, tendo os ensinamentos de Jesus como norma de conduta.
O batismo no Espírito Santo: é involuntário ao homem. Pois Deus escolhe o local e a hora para manifestará seu espírito no corpo. É a revelação do Espírito Santo aos homens.
ENTENDENDO O VERSÍCULO
O batismo de Moisés foi nas águas quando eles atravessaram o mar, para traz ficou um povo escravo de faraó (hoje muitos estão na condição de escravos de satanás) e viveram a plenitude da palavra de Deus, inclusive recebendo as instruções básicas os 10 mandamentos.
O batismo de Moisés foi no Espírito Santo. Pois eles viam a manifestação espiritual de Deus através da coluna de nuvens de dia e coluna de fogo a noite.
Podemos então concluir que Deus se manifesta nos dias atuais assim como se manifestava na época de Moises.
Vale ressaltar que a nação de Deus eram os judeus, mais com a chegada do Messias (Jesus Cristo) todos nos podemos nos fazer filhos.

Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.
João 1:12-13

TAG:O BATISMO DE MOISÉS