Igreja de Deus

A oração que move o coração de Deus

Paulo, recomenda à Timóteo a prática de suplicas, orações, intercessões e ações de graças; que são formas de oração.

I Timóteo 2:1 – ADMOESTO-TE, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;

* deprecações = pedido para a obtenção de graça ou favor; súplica, rogo, imploração.

• Oremos por todos, não limitemos o poder de Deus. (não sejamos mesquinhos ao orar pensando somente em nós mesmos)
  • Temos que crer no poder da oração. Você pode se sentir pequeno, porém a sua intercessão sempre será grande diante de Deus.
  • Deus incomoda algumas pessoas para orarem por uma causa.
  • Súplica – pedido intenso, clamar a Deus, pedir com instância e humildade; rogar, implorar.
  • Orações – espontânea, escrita ou decorada.
  • Intercessões – para os outros.
  • Ações de graça – expressar gratidão ao Senhor.

TIPOS DE ORAÇÃO

I. DEUS COMO CENTRO DE NOSSA ORAÇÃO

ORAÇÃO DE AÇÕES DE GRAÇA – Salmos 9:1 – EU te louvarei, SENHOR, com todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas.

ORAÇÃO DE LOUVOR – Salmos 150:1 – LOUVAI ao SENHOR. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder.

ORAÇÃO DE ADORAÇÃO – Salmos 96:99 – Adorai ao SENHOR na beleza da santidade; tremei diante dele toda a terra.

II. NÓS MESMOS COMO CENTRO DAS NOSSA ORAÇÕES

Neste tipo de oração, nos apresentamos à Deus nossas necessidades pessoais.

ORAÇÃO DE PETIÇÃO – Marcos 11:24 – Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis.

ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO OU DEDICAÇÃO – Lucas 12:47 – E o servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites;

ORAÇÃO DE ENTREGA

Salmos 37:6 – E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia.

ORAÇÃO DE SÚPLICA

Filipenses 4:6 – Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.

III. OS OUTROS COMO CENTRO DE NOSSAS ORAÇÕES

Aqui, nós vamos a Deus, como sacerdotes, como intercessores, levando a Deus a carga de outra pessoa, é pleitear a sua causa, como se fosse nossa.

A intercessão tem dois lados: Um de encontro e um de confronto. Quando intercedemos oramos para que a vontade de Deus seja estabelecida ao mesmo tempo que confrontamos as forças opositoras da maldade, que querem impedir que a vontade de Deus seja estabelecida.

FORMAS DE ORAÇÃO

ORAÇÕES PARTICULAR- Mateus 6:6 – Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.

ORAÇÃO DE CONCORDÂNCIA- Mateus 18:19 – Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.

ORAÇÃO COLETIVA OU DE CLAMOR – Tiago 5:16 – Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

ASPECTOS IMPORTANTES DA ORAÇÃO BEM SUCEDIDA:

ORE AO PAI, EM NOME DE JESUS

João 14:13 – E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.

CREIA QUE DEUS RESPONDE SUA ORAÇÃO

PERDOE A TODOS OS QUE LHE OFENDEM

Marcos 11:25 – E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas.

DEPENDA DO ESPÍRITO SANTO EM SUA VIDA DE ORAÇÃO

Romanos 8:16 – O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

ORE CONSTANTEMENTE

Efésios 6:18 – Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,

EDIFIQUE-SE A SI MESMO, ORANDO NO ESPÍRITO

I Corintios 14:4 – O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.

ARMAS OFENSIVA, ARMAS DE ATAQUE E DE COMBATE.

• O NOME DE JESUS – é a arma mais poderosa da face da terra. Fl.2:9,10
  • A PALAVRA DE DEUS – Precisamos conhecer a Palavra de Deus, para poder discernir e resistir aos ataques do inimigo.