Um coração ousado é necessário
2Cr 17:6: “Tornou-se-lhe ousado o coração em seguir os caminhos do SENHOR, e ainda tirou os altos e os postes-ídolos de Judá”.
INTRODUÇÃO
- Deus levantou Josafá num tempo em que Judá precisava de reformas. O reino Israel havia e fastado dos caminhos do Senhor por falta de reis com um coração bem resolvido (Exemplo de Acabe), mas Josafá tinha um “coração ousado” para realizar o que estava no coração de Deus.
- Paralelo: A igreja e o mundo de nossos dias precisam de uma profunda reforma espiritual, para tanto, Deus quer levantar pessoas que tenham um coração ousado para realizar a Sua vontade.
- O coração de Josafá se contrasta com o coração de muitos em nossos dias que não se mantém firmes em seu testemunho.
COMO O CORAÇÃO SE TORNA OUSADO:
1°. Alimentar-se na esperança
2 Co 3:12: “Tendo, pois, tal esperança, servimo-nos de muita ousadia no falar”.
- Quantos têm uma esperança? Qual a sua esperança?
- A esperança é o alimento diário da visão.
2°. Um propósito claro
Ef 3:11,12: “segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor, pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele”.
- Quando temos um propósito claro (uma razão de ser), então nos tornamos firmes e constantes na obra do Senhor.
- 1 Co 15:58: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão”.
- A falta de propósito gera um coração inconstante.
3°. Confiar em Deus
1 Ts 2:2: “mas, apesar de maltratados e ultrajados em Filipos, como é do vosso conhecimento, tivemos ousada confiança em nosso Deus, para vos anunciar o evangelho de Deus, em meio a muita luta”.
- A nossa ousadia é diretamente proporcional à medida da nossa confiança em Deus.
4°. A promessa de Deus
Dt 31:7: “Chamou Moisés a Josué e lhe disse na presença de todo o Israel: Sê forte e corajoso; porque, com este povo, entrarás na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais; e tu os farás herdá-la”.
- A promessa de Deus para nós é uma “ancora” para nossa alma.
- Hebreus 6:19: “a qual temos por âncora da alma, segura e firme e que penetra além do véu”
- A âncora produz estabilidade e segurança.
5°. Ter uma meta
1 Cr 28:20: “Disse Davi a Salomão, seu filho: Sê forte e corajoso e faze a obra; não temas, nem te desanimes, porque o SENHOR Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes todas as obras para o serviço da Casa do SENHOR”.
- Muitos de nós não temos um “até que”. A falta de uma meta nos faz navegar à deriva na insegurança de qual será o nosso destino.
- Tenha uma meta para esse ano e aplique-se em alcançá-la!
6°. Receber um batismo de ousadia
2Tm 1:7: “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação”.
- Os apóstolos receberam esse batismo ao serem cheios do Espírito em Pentecostes.
At 4:13: “Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus”.
7°. Buscar em oração
At 4:29: “Agora, Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que anunciem com toda a intrepidez a tua palavra, enquanto estendes a mão para fazer curas, sinais e prodígios por intermédio do nome do teu santo Servo Jesus. Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus”.
CONCLUSÃO
Deus quer levantar gente com um coração ousado. Essa ousadia não vem de nós, é dada a todos aqueles que tem zelo por Deus e desejam profundamente realizar a Sua vontade.
Marcos Arrais
Você gostou deste esboço?
0 / 0