Igreja de Deus

Fazendo diferença neste mundo

I – O CRENTE FOI CHAMADO POR JESUS CRISTO PARA SER O CRISTÃO COMO SAL DA TERRA
1. O sal é preservador. Ele conserva e preserva; daí ser figura da pureza. Sua cor alva também fala disso. Ele evita a deterioração. No caso da destruição da decaída Sodoma, Deus disse: “Não a destruirei por amor dos dez justos” (Gn 18.32).
Era o sal que estava impedindo a destruição. Concluímos que, quando a Igreja sair daqui, a destruição do mundo começará.
2. O sal produz sede. É a multidão perguntando aos apóstolos:
“Que faremos varões irmãos?” (At 2.37). É o carcereiro de Filipos clamando: “Senhores! Que é necessário que eu faça para me salvar?” (At 16.31).
O crente como sal cria sede espiritual nos outros, e, como luz, conduz as pessoas Àquele que é a fonte da salvação.
3. O sal é invisível quando em ação. O sal antes de ser aplicado é visível, mas ao começar a agir, temperando, preservando, etc., torna-se invisível.
És assim também, ou pugnas para aparecer, murmurando quando assim não acontece? O sal age invisivelmente, mas sua ação é claramente sentida. O pescador oculta-se ao pescar; do contrário os peixes fugirão. Jesus tanto compara o crente ao sal como ao pescador = (Mt 4.19). E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.
4. O sal e a matéria viva. A carne com vida não precisa ser salgada para preservar-se. Quando Jesus disse dos seus discípulos: “vós sois o sal da terra”, deixou claro que a humanidade sem Deus está espiritualmente morta, perdida e prestes a perecer porque estão deixando os valores bíblicos de lado e invertendo os seus valores. ( A Palavra de Deus).
II – O CRISTÃO COMO LUZ DO MUNDO.
Mateus 5: 13 – Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
1. A luz não tem preconceitos. Ela tanto brilha sobre um criminoso como sobre uma criança inocente. Ela tanto brilha sobre uma poça de lama, como sobre uma flor. Assim deve ser o crente no desempenho de sua missão de luz no mundo, esparzindo a luz do Evangelho de Cristo sobre todos os povos, raças, culturas, tribos e indivíduos, independente de idade, sexo, cor, religião, profissão e posição.
2. A luz tem que ser alimentada (vv. 15,16). A luz que iluminava as casas nos tempos de Jesus era de lamparina, alimentada através de um pavio mergulhado em azeite. O tipo de material da lâmpada variava, mas o combustível era um só – o azeite. A lâmpada tendo o azeite é este que arde ao luzir. Caso contrário é o pavio que se queima e danifica a lâmpada. O mesmo ocorre ao verdadeiro cristão.
Ele depende sempre do óleo do Espírito Santo para difundir a luz de Cristo, a luz do Evangelho; se ele mesmo quiser brilhar espiritualmente, isto logo acabará, porque ele se “queimará”. Um pavio seco queima em pouco tempo.
Jesus disse de João: “Ele era a candeia que ardia” (Jo 5.35). Isto revela que João era um homem que tinha fogo, poder, fervor e luz da parte de Deus. Herodes apagou aquela candeia, mas não a sua luz, que ficou registrada nas Escrituras Sagradas
3. A luz não se mistura. Mesmo que ela ilumine um monte de lixo, ou cenas repugnantes, ela prossegue incontaminada na sua missão de iluminar.
Assim deve ser o crente: viver neste mundo tenebroso a difundir a luz de Cristo, e não se contaminar com o pecado e as obras infrutuosas das trevas e principalmente não inverter os valores cristãos ensinado por Jesus Cristo. Ver o que Jesus disse sobre isso em Lucas 11. 33-36. 33 E ninguém, acendendo uma candeia, a põe em oculto, nem debaixo do alqueire, mas no velador, para que os que entram vejam a luz.34 A candeia do corpo é o olho. Sendo, pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso; mas, se for mau, também o teu corpo será tenebroso.35 Vê, pois, que a luz que em ti há não sejam trevas.36 Se, pois, todo o teu corpo é luminoso, não tendo em trevas parte alguma, todo será luminoso, como quando a candeia te ilumina com o seu resplendor.
Conclusão:
Por que o Senhor nos salva e ao mesmo tempo nos deixa neste mundo de pecado e maldade, quando poderia nos conduzir imediatamente para o eterno lar celestial? É porque o seu propósito é que homens e mulheres salvos por sua infinita graça,sejam aqui “sal da terra” e “luz do mundo”, para a salvação dos perdidos. Abra o coração e deixe Cristo entrar e, você terá luz para achar a sua drácma perdida. Amém

TAG: FAZENDO DIFERENÇA NESTE MUNDO

Deus te ama e tem um plano maravilhoso de vida e salvação para você!!!
Pastor Júlio Fonseca

Você gostou deste esboço?

Principe Encantado

Pastor amém as suas palavras.
Abraços forte

Principe Encantado

Pastor amém as suas palavras.
Abraços forte

Tamar de Sousa Lopes

O fogo arderar cntinuamente sobre o altar.

Tamar de Sousa Lopes

O fogo arderar cntinuamente sobre o altar.

cássia samiles

Pastor, que palavra abençoada e que observações valiosas, Gloria a Deus por isso. Deus é Fiel

cássia samiles

Os comentários estão fechados.