Pregações fáceis de serem ministradas
Visualize → Word – PDF
Pregação 1
A arte de ser Cristão e perdoar
Amar os inimigos
A história do Pagando o mal com o bem
- Quando devolvemos o mal na mesma medida, não nos tornamos melhores, mais iguais.
- Revelar a outra face é fazer diferente
- Jesus nos ensinou a amar até os inimigos.
- Para que ter inimigos, façamos deles nossos amigos, pois o amor de Cristo está em nosso coração.
Jesus ensina a amar
Mateus 5:44 44 – Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Jesus ensina a perdoar
Mateus 6:14 14 – Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
Jesus mostra o caminho.
Marcos 11:25-26 25 – E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. 26 – Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas.
Jesus dá o exemplo.
Lucas 23:34 34 – E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.
Passos para amar o inimigo
- O homem traído.
- Entregar a Deus. (Não se deve buscar vingança)
- Orar para o inimigo.
- Perdão não é significado de fraqueza, mais de força espiritual.
- Buscar compreender os motivos que cada um tem.
- Lutar da maneira certa. O alvo é da nossa luta não é a carne e o sangue, mas contra principados e potestades, diz em Efésios.
Efésios 6:12 12 – Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Pregação 2
A fé genuína
(I João 5:1) – TODO aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. 2) – Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. 3) – Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados. 4) – Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.
- A fé genuína produz novo nascimento V.1
(Jó 5:1) – CHAMA agora; há alguém que te responda? E para qual dos santos te virarás?
(A dor pode provocar a fé e a fé uma nova criatura).
- Todos que buscam encontram a Deus. Mais só busca quem tem fé para encontrar
Jeremias 29:13 E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.
- A fé genuína nos conduz a vitória (paciência)
Salmos 40:1 Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. 2 Tirou-me dum lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.
- A fé genuína gera o testemunho do Espírito Santo (Pular nos braços de Deus).
Romanos 4:20 E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus;
- A fé genuína produz certeza de vida eterna (só é nova criatura quem tem fé)
Mateus 19:29 E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto e herdará a vida eterna. 30 Porém muitos primeiros serão derradeiros, e muitos derradeiros serão primeiros.
- A fé genuína garante a resposta na oração (benefícios da fé)
Mateus 21:22 E tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.
- A fé genuína não dá lugar a dúvida (ninguém permanece na igreja tendo dúvidas).
Tiago 1:6 Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte.
- Bem aventurado (A fé te levará a ter um encontro com Deus).
João 20:29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram!
Pregação 3
Obedecendo a Deus e recebendo bênçãos.
Como agradamos a Deus?
- Obedecendo a Deus. Deuteronômio 28:01 a 13
- Buscando a Deus. (I Tessalonicenses 5:17) – Orai sem cessar.
- Vivendo uma nova vida. (Gálatas 2:20) – Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
- Carregando sua própria cruz. (Mateus 16:24) – Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;
- Amando. (Lucas 10:27) – E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
Pregação 4
Os 3 inimigos do Crente
I João 2: 14-17 14 Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. 15 Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 17 E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
Introdução:
- Temos muitos inimigos.Vamos destacar os 3 principais.
- Só conseguimos neutralizar estes inimigos, firmados em Jesus.
- Jesus os enfrentou também, e foi vitorioso sobre eles.
01 – O Diabo.
– Efésios 6:12-18. 12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. 14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; 15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; 16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
Lucas 4: 1-2 1 E JESUS, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; 2 E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome.
02 – O Mundo.
I João 2: 15- Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
I João 4:4 – Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.
– Gálatas 6:14. – Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Pelo sacrifício de Cristo na cruz, pertencemos a Deus, não a este mundo.
– João 17:16. – Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Jesus confirma a nossa nova natureza. Pertencemos à Deus, não ao mundo.
– João 16:33. (João 16:33) – Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. Jesus venceu o mundo.
03. A Carne.
– Romanos 7: 14 -21. 14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. 15 Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. 16 E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. 17 De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. 18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. 19 Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. 20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. 21 Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.
– Gálatas 5:17 – Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Nosso corpo é um campo de batalha.
– Lucas 4. (acima)Na tentação de Jesus ele enfrenta as tentações da carne.
CONCLUSÃO.
– Como vencer os nossos 3 inimigos.
– O Diabo: I João 4:4.- Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.
– O Mundo. I João 5: 4. – Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.
– A Carne. II Timóteo 2: 22 – Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.
Você gostou deste esboço?
2 / 0