IDB_Santa_Terezinha

Porquê existe tanta violência no mundo

Porque o ser humano é tão agressivo com o próximo, estive analisando e conclui que a violência ela passa por estágios, tudo começa por idéias, opiniões ou atitudes divergentes, para o mundo está cada dia mais difícil conviver com o próximo, pois a visão capitalista é, quem tem é vencedor, quem não tem é um derrotado, as cidades se tornaram a selva de pedras, e para mim a principal causa desta violência é o vazio existencial, a falta de Deus e a perda dos valores morais.

Junte a tudo isso o stress das grandes cidades, ai o stopim da bomba estará acesso, e hora uma violência é detonada aqui, outra violência é detonada ali, e as televisões fazem festa, há programas do tipo veja a novela da violência real. Tudo isso é muito triste, pois o homem é dotado de tantas capacidades e tem usado todo o seu potencial contra o próximo.
Quando duas pessoas discutem e uma delas já não encontra mais argumentos para rebater as acusações lançadas por seu “adversário”, ele usa de um recurso que eu diria primata, pois desde dos primórdios o homem sem argumentos passa a ofender seu adversário, mais se analisarmos friamente, um palavrão, uma ofensa, ela muitas vezes em nada se enquadra ao fator originário da briga, se estão brigando por causa de um estacionamento, por exemplo, dizer que a mãe do outro (a qual a pessoa nem sequer conhece) é isso ou aquilo, seria até mesmo uma debilidade para quem pretendia ter razão nas suas argumentações.
Neste instante a pessoa ofendida se sente cheio de direitos, o homem volta a sua origem infantil, como se fosse uma questão de “Ele começou primeiro”. O próximo estagio da discussão é o pior, a agressão física. Nesta fase, ninguém mais busca a razão, todos querem descarregar todas as suas frustrações, sua raiva contida, o desejo é apenas ferir o próximo.
Existe um fato do qual ninguém pode correr. Quando uma pessoa agredi a outra seja física ou verbalmente, ele jamais, “eu digo jamais”, conseguirá convencer alguém de nada, a não ser de que ela nunca esteve com a razão. então pense o diálogo é a única alternativa para quem deseja fazer alguém pensar como ela, ou mudar a forma da outra pessoa agir. Por isso Jesus foi preciso quando diz:

(Lucas 6:29) –  Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses;

Jesus pregou o amor e o entendimento, pregou a harmonia a humildade, palavras que estão sumindo do vocabulário de muitas outras pessoas. Mais nunca é tarde, para mudar, a todos o instante podemos viver de uma outra forma, sermos renovados pelo espírito santo. Aprender os dois grandes mandamentos:

Mateus 22:36 –  Mestre, qual é o grande mandamento na lei? 37     E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38     Este é o primeiro e grande mandamento. 39     E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40     Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.