Quatro coisas nas quais devemos pensar
A INVEJA
O que é Inveja?
- Desejar ser abençoado como alguém foi é normal, porém sentir raiva, rancor, desejar o mal a alguém, isso é inveja.
- Desejar algo tão bom quanto a que alguém ganhou ou conquistou é normal, desejar igual é inveja.
(Gênesis 4:3) – E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.4) – E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. 5) – Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
- Enquanto estavam na mesma condição, mais quando Abel foi honrado, ai nasceu a inveja.
- Quantas pessoas começam a sentir raiva de alguém, justamente por que ela recebeu uma benção e a pessoa não.
Quantas pessoas começam a botar defeitos no carro, na casa ou em algo que a pessoa possui, quantas vezes falam mal querem colocar a pessoa pra baixo dizendo que são amigos ou que estão apenas dando a sua opinião mais no fundo, estão se remoendo de raiva por que não conseguiram a mesma coisa para suas vidas. - Quantas pessoas fingem levar uma vida santa dizendo estar acima desses sentimentos, porém em seu coração a dor, raiva, e tristeza por não terem sido igualmente contemplado. Mais Deus sonda os nossos corações e sabe nossos verdadeiros sentimentos.
- Se o sucesso de alguma pessoa tem te incomodado, comece a orar sobre isso e peça a DEUS para te libertar desse sentimento, pois inveja é algo que não pode acontecer no nosso meio.
- O remédio para acabar com a inveja é tomar várias doses de humildade, enquanto persistirem os sintomas da inveja, deve-se tomar doses de humildade.
A história do vagalume
Frase:
“Quanto mais uma pessoa brilha, mais inimigos ele consegue.”
CRÍTICAS
- Quem gosta de ser criticado, de ver seu conhecimento ou autoridade ameaçada?
- uma crítica muitas vezes pode salvar ou dar um novo rumo a sua vida, mais será que estamos preparados para ouvir uma crítica,
(Mateus 23:27) – Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.
(Mateus 3:7) – E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? 8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;
- Estamos preparados para criticar se ofender.
- Quantas pessoas brincam de criticar, mais não se dão conta de que a crítica, são palavras destrutivas que menosprezam as pessoas. Ex. Eliane – Bagaceira.
- Sei que ser criticado não é fácil, porque muitas vezes mostra para outras pessoas que estamos errados, e se admitir nossas falhas para nos mesmos já é difícil, imagine a outras pessoas.
- Quantas vezes somos criticados pelos nossos pais, nossos pastores, mais não escutam, ou não damos a devida atenção.
(Provérbios 13:1) – O FILHO sábio atende à instrução do pai; mas o escarnecedor não ouve a repreensão. - Se Deus nosso grande pai, através da palavra nos critica é para nos dar uma visão diferente das coisas que nos cercam. A critica muitas vezes é o confronto sobre o que pensamos e sobre a verdade.
ERRAR É HUMANO
- Por que perdemos a calma com o erro alheio, e queremos que todos compreendam nossa condição humana e errônea.
- O erro é uma condição para o aprendizado.
(Romanos 15:1) – MAS nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.
- Por outro lado, não devemos sucumbi ao erro, mais sempre tentarmos melhorar. Não podemos aceitar a condição de que erramos porque somos humanos, assim não haveria pecado somente o erro humano. Alguns forçam interpretações bíblicas para justificar o erro dizendo. A carne é fraca.
(Mateus 26:41) – Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
(Romanos 8:7) – Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
- O homem e a mulher de Deus não devem desisti da sua santificação porque erra e falha com Deus, antes deve perseverar, e lutar para melhorar a sua condição humana e cristão. E Deus é justo e compreensivo para te ajudar se houver em você um desejo sincero de melhorar.
- Quando alguém errar com Deus, deve se redimir pedindo perdão, e não mais cometendo o mesmo erro, e deve saber que Deus já o perdoou e que o diabo não tem direito de te acusar sobre algo que Deus perdoou.
- Errar não é sinônimo de fraqueza mais demonstra que temos a natureza humana imperfeita e que sempre podemos melhorar. O homem de Deus sempre será forte porque a sua força vem de Deus.
O EU ACHO
(Provérbios 4:1) – OUVI, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes a prudência.
- Quando viemos para a igreja, chegamos com opinião formada sobre vários assuntos, mais diante de um conhecimento superior vindo de nosso Deus, temos que rever nossos valores, as vezes mudar nossa opinião e outras vezes abandonar completamente o que pensamos sobre determinados assuntos. Mais a mudança só pode ocorrer se dentro do nosso coração não colocarmos resistência.
- Antes: Perdoava, conversava sobre o que achava que devia conversar, ia a lugares que julgava ir, e tinha a minha opinião sobre determinados assuntos. Agora: faço conforme a instrução divina.
- As benção tem que vir conforme o tempo que eu determinar. Isso é um erro comum que cometemos, nosso somos servos de Deus e não senhores dele.
(Eclesiastes 3:1) – TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
(Provérbios 3:7) – Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal.
- Você está preparado para abandonar o que você quer e viver conforme deus nos ensina?
- nossa vida só vai andar para frente quando aceitarmos de verdade a palavra de DEUS, e isso inclui você andar somente quando DEUS te mandar andar, e ficar parado quando DEUS te mandar ficar parado.
- Se você está passando por uma luta, e DEUS está te mostrando que ainda não é o tempo da benção chegar, aceite isso, abandone o que você acha, e viva o que DEUS tem certeza.
Duas perguntas:
- Pedro enquanto confiava na palavra de Deus andou sobre as águas, guando usou a razão ele afundou.
- Você está preparado para viver conforme a vontade de Deus.
- Você reivindica as promessas de Deus, mas deixa de cumprir algum mandamento de Deus?
(Deuteronômio 28:1) – E SERÁ que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra.
Você gostou deste esboço?
0 / 0