Igreja de Deus

O Sentimentos e a razão o homem e a mulher

1. Somos diferentes. Nos diferenciamos dos outros animais pela capacidade de raciocinar e pela capacidade de sentir.
  • Os Homens se diferenciam através dos sentimentos.
  • Deus irá separar os homens entre os bons e os maus pelos sentimentos.

Mateus 7: 17 – Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.

• Os dois maiores mandamentos partem de um sentimento o amor.

Mateus 22:37-39

37 – E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 – Este é o primeiro e grande mandamento. 39 – E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

1. Os sentimentos nos impulsionam a fazer algo, porém devemos controlar os sentimentos através da razão:

I Tessalonicenses 4:4-5

4 – Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; 5 – Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.

1. O homem é o cabeça e a mulher é o coração

Efésios 5:23 – Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.

Provérbios 12:4 – A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos.

1. Juntos são mais fortes.

Gênesis 2:24 – Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

O sexo é o laço perfeito desta união.

• Um casal que se ama faz amor, outros fazem sexo.
  • Estão banalizando as emoções e enfraquecendo os sentimentos.
  • Satanás está enfraquecendo a união perfeita de Deus.

1. Mas o diabo tenta contra o homem, quebrando o vínculo da perfeição entre o homem e a mulher.

Romanos 1:26-27

26 – Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.27 – E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.

• Jesus veio a terra por causa do amor e Deus enviou seu filho por causa do amor a mulher deve propagar o amor sobre a terra. Por isso a mulher é frágil e delicada
  • O mundo foi feito de forma racional, a ciência evolui por causa da razão, cabe ao homem criar formas de melhorar as condições de vida da sua família e construir um mundo melhor. Por isso Deus deu ao homem força.
  • Embora o homem seja mais razão e a mulher mais emoção, o homem também é dotado de emoção e a mulher da razão, mais um é melhor quando se une ao outro, pois um completa o outro.

1. Porém cabe a nós lutar pelo vinculo perfeito de Deus.

Apocalipse 22:11-12 11 – Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda. 12 – E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.

Você gostou deste esboço?