.


Não deixe a chama apagar

 Mateus 17:1 – Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, a Tiago e a João, irmão deste, e os conduziu à parte a um alto monte; 2 e foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. 3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. 4 Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três cabanas, uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias. 5 Estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu; e dela saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.

 Mateus 3:11 – E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.

Atos 2:1Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2 De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. 3 E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. 4 E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.

  • Quando uma pessoa tem uma experiência real com Jesus Cristo, algo como que um fogo de Deusinvade o seu coração. Ela se sente revivida, renovada, animada, inspirada, pronta para qualquer desafio. É capaz de vencer antigas barreiras, vícios, problemas.
  • No entanto, depois de algum tempo, podemos perceber que este fogo se apaga em alguns crentes. O quê houve? Faltou alimentar o fogo de Deus.
  • O cristão, então, torna-se morno, indiferente, infeliz.
  • Qual seria o combustível da vida cristã, capaz de manter a chama acesa? O que mantém o fogo de Deus no coração do cristão são certas práticas diárias. Simples, porém, poderosas. Vamos chamá-las de GRAVETOS.
  • O pastor batiza com água, Deus com fogo.
  • O fogo é quente, ilumina, aquece e transforma. Tudo que entra em contato com o fogo se modifica.
  • Para ser batizado com o fogo é preciso passar pela prova do fogo e vencer seus demônios.
  • A chama do espírito santo (orando em línguas)

 

I – A Chama que Recebemos

  1. O fogo do Espírito Santo
    • Atos 2:3-4“E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo…”
    • É o fogo que dá poder, ousadia e vida nova.
  2. O dom de Deus em nós
    • 2 Timóteo 1:5 – trazendo à memória a fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em tua avó Loide, e em tua mãe Eunice e estou certo de que também habita em ti. 6 Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos.
    • Mostra que mesmo um homem de Deus pode ver sua chama diminuir.

 

II – O Perigo de Deixar a Chama Apagar

  1. O mundo tenta apagar o fogo
    • Mateus 24:12e, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. 13 Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.
    • O pecado, as distrações e a frieza espiritual roubam o fogo.
  2. A negligência espiritual
    • Falta de oração, leitura da Palavra, as práticas espirituais como o Jejum e a santa ceia e a comunhão com os irmãos.
    • Levítico 6:12 – O fogo sobre o altar se conservará aceso; não se apagará. O sacerdote acenderá lenha nele todos os dias pela manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e queimará a gordura das ofertas pacíficas.13 O fogo se conservará continuamente aceso sobre o altar; não se apagará.
  3. Consequência de uma chama apagada
    • O desanimo espiritual, da paixão pela obra, da alegria em servir, a mornidão espiritual e pôr fim a perda da fé.

 

III – Como Manter a Chama Acesa

  1. Alimentando o fogo
    • Oração constate ->1 Tessalonicenses 5:17 Orai sem cessar.
    • Leitura e meditação na Palavra (Salmos 119:105 – Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho).
    • Vida de santidade (1 Pedro 1: 6 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;)
  2. Buscando o Espírito Santo todos os dias
    • Enchei-vos do Espírito Efésios 5:18 – E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito,
    • Precisamos nos renovar continuamente.
  3. Servindo ao Senhor com fervor
    • Romanos 12:11 – não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;
    • O serviço mantém a chama acesa.
  4. Cuidando das companhias
    • Provérbios 27:17“Como o ferro com o ferro se afia, assim o homem afia o rosto do seu amigo.”
    • Andar com pessoas cheias do Espírito nos ajuda a manter o fogo vivo.
  5. O fogo que deve se apagar
    • Provérbios 26.20 20 Faltando lenha, apaga-se o fogo; e não havendo difamador, cessa a contenda.
    • Este verso bíblico descreve uma grande verdade: se as pessoas pararem de “por lenha na fogueira”, a contenda acaba.

Conclusão

  • O fogo de Deus é precioso, mas requer cuidado e zelo.
  • Não permita que as circunstâncias, o pecado ou a negligência apaguem essa chama.
  • Hoje Deus nos chama a reacender o fogo, como Paulo disse a Timóteo: “Desperta o dom de Deus que há em ti.”
  • Ore pedindo que o Espírito Santo reacenda a chama em sua vida.

 

 

 

O FOGO QUE VEIO DO CÉU

1 Reis 18:22  –  Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do SENHOR, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens. 23   Dêem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe coloquem fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe colocarei fogo. 24   Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do SENHOR; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra. 25   E disse Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós um dos bezerros, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do vosso deus, e não lhe ponhais fogo. 26   E tomaram o bezerro que lhes dera, e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que tinham feito. 27   E sucedeu que ao meio dia Elias zombava deles e dizia: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e despertará. 28   E eles clamavam em altas vozes, e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme ao seu costume, até derramarem sangue sobre si. 29   E sucedeu que, passado o meio dia, profetizaram eles, até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma. 30   Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do SENHOR, que estava quebrado. 31   E Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do SENHOR, dizendo: Israel será o teu nome. 32   E com aquelas pedras edificou o altar em nome do SENHOR; depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente. 33   Então armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha. 34   E disse: Enchei de água quatro cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. E disse: Fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. Disse ainda: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez; 35   De maneira que a água corria ao redor do altar; e até o rego ele encheu de água. 36   Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó SENHOR Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas. 37   Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu és o SENHOR Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração. 38   Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego. 39   O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!

  • Quem é o Deus concorrente em sua vida?

(1Reis 18:21) – “Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.”

  • O Deus dos dias atuais é aonde a pessoa passa maior tempo da sua vida, porém ele só tem o poder da distração, do inflar o ego, de alegrar o coração, porém não salva, só engana e condena.

(1Reis 18:24) – “Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do SENHOR; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra.”

Você gostou deste esboço?

0 / 0




Deixe um comentário 0

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *