Naamã, a cura que traz conversão
II Reis 5:10-16
10 – Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. 11 – Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do SENHOR seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso. 12 – Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação. 13 – Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado. 14 – Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado. 15 – Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo. 16 – Porém ele disse: Vive o SENHOR, em cuja presença estou, que não a aceitarei. E instou com ele para que a aceitasse, mas ele recusou.
Observações:
- O rei temeu quando lhe foi enviado o general de um reino mais poderoso para que ele realizasse um tratamento nele para que fosse curado da lepra.
- Eliseu se ofereceu para invocar o Senhor e curá-lo por meio da fé. Pois em seu coração o espírito santo confirmava que assim deveria ser.
- Naamã questiona os métodos de Eliseu, porém aceita se banhar 7 vezes no Jordão pois a necessidade era maior que a arrogância.
- Naamã entendeu que Deus era supremo, quis pagar o profeta, porém ele recusou. Pois Deus não cobra para abençoar um filho. Assim Eliseu ensinava que o dinheiro não compra os favores de Deus.
- Naamã apesar de leproso, ainda carregava a arrogância de um general, mais quando curado ele entende que nesta vida nada somos, estamos todos debaixo das mãos de Deus e a ele devemos nos entregar de corpo e alma sendo submissos e fieis.
Geazi – Deus dá de graça a ganância traz a destruição.
II Reis 5:20-27
20 – Então Geazi, servo de Eliseu, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este sírio Naamã, não recebendo da sua mão alguma coisa do que trazia; porém, vive o SENHOR que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa. 21 – E foi Geazi a alcançar Naamã; e Naamã, vendo que corria atrás dele, desceu do carro a ncontra-lo, e disse-lhe: Vai tudo bem? 22 – E ele disse: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois jovens dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupas. 23 – E disse Naamã: Sê servido tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupas; e pô-los sobre dois dos seus servos, os quais os levaram diante dele. 24 – E, chegando ele a certa altura, tomou-os das suas mãos, e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, e foram-se. 25 – Então ele entrou, e pôs-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte. 26 – Porém ele lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te? Era a ocasião para receberes prata, e para tomares roupas, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas? 27 – Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve.
- A ambição pode se esconder no coração de qualquer homem até aqueles que tem bons mestres. Foi assim com Geazi e foi assim com Judas.
- Quem prega a palavra de Deus não deve se envaidecer crendo que doutrinou a muitos, pois de fato só Deus pode julgar aonde a boa palavra floresceu ou não.
- A ambição através da obra sempre trará a ruina. Quem utiliza da fé para obter vantagens acabará sofrendo graves consequências.
- Tem muitas pessoas que saem da presença de Deus para correr atraz de Naamã, pensando que serão bem sucedidos. Mais no final ganharam o mundo e perderão sua alma.
- Geazi quis o que não lhe pertencia, a glória era de Deus, ele quis da preço aos favores de Deus e receber para sí o que pertencia a Deus.
- Deus usará os Eliseus deste mundo porém resistirá aos Geazi.
Mateus 6:24
24 – Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
Mateus 19:23
23 – Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.
Você gostou deste esboço?
0 / 0