Jesus nos dá um novo tipo de vida
COLOSSENSES 1.12 – 14, 23
12 dando graças ao Pai que vos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz,13 e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado;14 em quem temos a redenção, a saber, a remissão dos pecados;
23 se é que permaneceis na fé, fundados e firmes, não vos deixando apartar da esperança do evangelho que ouvistes, e que foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro.
Introdução:
Observamos com freqüência que, quando perguntamos às pessoas se desejam aceitar a Jesus muitas respondem admirados: “OH! JÁ O ACEITEI”. No entanto quando de fato aceitamos Jesus com o nosso Senhor e Salvador, Ele entra em nossa vida e muda tudo, dando-nos novo tipo de vida! Quando a pessoa submete a uma grande cirurgia, por mais que queira negá-la, não pode por causa da cicatriz! Da mesma maneira, quando Jesus opera fica uma marca; marca de quem agora tem uma nova vida.
Estrutura:
I – JESUS FAZ A MUDANÇA NA VIDA
- Cl 1. 13.a – LIBERTA DO IMPÉRIO DAS TREVAS – Quando o homem vive sem Jesus, está preso pelo poder das trevas. Mas Cristo nos liberta desse império do mal.
Salmos 136:24 – e nos libertou dos nossos inimigos, porque a sua benignidade dura para sempre;
- Cl 1. 14 – DÁ A REMISSÃO DOS NOSSOS PECADOS – Em Cristo temos o perdão dos nossos pecados, os quais sem o perdão cegam e atrapalham a nossa vida. Mas pelo sangue de Cristo, temos remissão de todas as nossas transgressões.
Mateus 26: 27 – E tomando um cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos;28 pois isto é o meu sangue, o sangue do pacto, o qual é derramado por muitos para remissão dos pecados.
- Cl 1. 13 b – TRANSPORTA PARA O REINO – Cristo retira o pecador do império das trevas, e o leva para o reino eterno, a saber o reino do Filho do seu amor.
Lucas 17: 20 – Sendo Jesus interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, respondeu-lhes: O reino de Deus não vem com aparência exterior;
- Cl 1. 12 – TORNA IDÔNEO PARA PARTICIPAR DA SUA HERANÇA – Cristo torna o homem pecador em um homem idôneo, sendo assim participante de toda a herança do Senhor preparada para nós; Pois a nossa pátria está nos céus, e é dos céus que esperamos o nosso Salvador.
Mateus 23: 25 – Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de rapina e de intemperança. 26 Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo.
II – O HOMEM TEM QUE PARTICIPAR
- – O HOMEM DEVE ARREPENDER-SE – Cabe ao homem alguns pontos, dentre os quais, arrepender-se de suas atitudes erradas e buscar constantemente a presença de Jesus em sua vida.
Mateus 4:17 – 17 Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
- – CONVERTENDO-SE – Além do arrependimento, é necessário haver a conversão, a qual significa uma mudança no direcionamento de sua vida.
Atos 3:19 : 19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor,
- – PERMANECENDO FIRMES NA FÉ – Quando nos convertemos ao Senhor Jesus, muitos são as situações que o inimigo levanta contra nossas vidas. Obstáculos sobre obstáculos são colocados diante de nós, dando a entender que tudo é mais do que natural. Porém é nesses momentos que também devemos permanecer firmes na fé em Cristo, não permitindo de maneira alguma o afastamento do Evangelho de Cristo, a qual é poder de Deus para a salvação.
Colossenses 1:23 – 23 se é que permaneceis na fé, fundados e firmes, não vos deixando apartar da esperança do evangelho que ouvistes, e que foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro.
Conclusão:
Sem a participação do homem, Jesus não promove a transformação na vida do pecador. É necessário porém uma entrega total, uma dedicação em arrependimento e amor para com Cristo, com quem reinaremos eternamente.
Você gostou deste esboço?
0 / 0