Igreja de Deus

Ester e uma carta viva para Deus

Para refletir…

• Você já recebeu ou escreveu uma carta para alguém?
  • Em sua opinião, qual a verdadeira finalidade de uma carta?
  • Você acredita que uma carta escrita, que nunca foi enviada e lida, cumpre seu propósito?

Texto-chave: 2 Coríntios 3:1-3

• A quem o apóstolo Paulo se refere quando declara: “sois a carta de Cristo”?
    • De acordo com o texto, quem é o responsável por escrever essa carta de Cristo?
    • Sabendo que nós somos essa carta, o que as pessoas enxergam quando leem você?

Textos complementares: Ester 2:9, 15; 4:14-16; 5:1

INTRODUÇÃO

Uma carta trata-se de uma mensagem escrita ou impressa. Toda carta, para cumprir seu real propósito, precisa ser enviada, pois seu papel é comunicar algo a alguém. Hoje, a Igreja de Cristo tem a missão de materializar a Palavra de Deus na terra, de modo que o mundo possa fazer a leitura do nosso testemunho; por isso, não existe maior pregação do que nossa própria vida, sendo ela uma carta enviada por Deus a todos que precisam saber qual o motivo da nossa esperança. Diante disso, entendemos a razão pela qual o apóstolo Paulo chamou a igreja de Corinto de “cartas vivas e escritas pelo Espírito Santo”.

Neste estudo, prosseguiremos as reflexões sobre o perfil dos conquistadores, e analisaremos algumas características da jovem rainha Ester, que triunfou diante das adversidades e conquistou um lugar de influência, independente das suas condições de perda. Mergulharemos um pouco no livro de Ester, que é um livro em que o nome de Deus não é citado explicitamente.

Ester tinha um comportamento ajustado e um testemunho equilibrado. (Ester 2:9)

Ester 2:9 A moça lhe pareceu formosa e alcançou favor perante ele; pelo que se apressou em dar-lhe os unguentos e os devidos alimentos, como também sete jovens escolhidas da casa do rei; e a fez passar com as suas jovens para os melhores aposentos da casa das mulheres.

Quando chegou ao palácio, Ester agradou a todos; esse fato fez com que ela recebesse um tratamento de honra, conquistando um lugar especial na casa das mulheres. Como cartas escritas por Deus, precisamos ter um comportamento ajustado, de modo que saibamos entrar e sair dos lugares, e nossa vida seja um perfume suave e agradável para outros sentirem. Ester não agia como os outros ao seu redor, e o ambiente que ela estava não a contaminou. Não negocie seus valores e não altere seu comportamento, mas permaneça fiel aos princípios de Deus.

Ester aceitava conselhos e tinha um coração ensinável. (Ester
2:15)

Ester 2:15 Ester, filha de Abiail, tio de Mordecai, que a tomara por filha, quando lhe chegou a vez de ir ao rei, nada pediu além do que disse Hegai, eunuco do rei, guarda das mulheres. E Ester alcançou favor de todos quantos a viam.

Quando chegou a sua vez de ir à presença do rei, Ester não cobiçou e não foi arrogante; ela teve um coração sensível ao ensino. Possivelmente as outras jovens fizeram pedidos extravagantes, mas Ester aceitou o conselho de Hegai, e só levou o que ele a instruiu. Como conquistadores, precisamos nos alinhar em obediência a Deus e às autoridades espirituais que Ele coloca em nossas vidas. Lembre-se, na multidão de conselhos há sabedoria.

Ester tinha clareza do seu propósito. (Ester 4:14-16)

14 Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?15 Então, disse Ester que respondessem a Mordecai:16 Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais, nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas servas também jejuaremos. Depois, irei ter com o rei, ainda que é contra a lei; se perecer, pereci.

Não adianta nada sabermos que somos cartas vivas, escritas pelo Espírito de Deus, se não entendermos o nosso propósito. Uma carta escrita, mas escondida e não enviada, jamais vai comunicar sua mensagem. A rainha Ester estava muito bem protegida dentro dos muros do palácio, porém ela sabia, e foi relembrada por Mardoqueu, a razão de ter sido elevada àquele posto. Entenda que Deus nos coloca em lugares-chave para sermos suas testemunhas, um canal de influência e benção para as pessoas ao nosso redor.

Ester tinha posicionamento e ousadia. (Ester 5:1)

Ester convida ao rei e Hamã para um banquete

1 Ao terceiro dia, Ester se aprontou com seus trajes reais e se pôs no pátio interior da casa do rei, defronte da residência do rei; o rei estava assentado no seu trono real fronteiro à porta da residência.

Posicionamento é quando tomamos uma atitude; quando assumimos nossa responsabilidade, e para isso, é preciso ousadia e coragem para se mover. Ester poderia ter ficado calada, acomodada e nunca ter levantando-se, mas ela sabia de que precisava coloca-se diante do rei para declarar seu testemunho. Não permita que o medo de retaliações, perseguições ou opiniões alheias o impeça de anunciar a mensagem que Deus semeou em sua vida.

CONCLUSÃO

Somos cartas endereçadas pelo Pai aos homens. O mundo aguarda pela nossa manifestação. Hoje Deus te entrega a oportunidade de, assim como Ester, passar pelos processos de tratamento e aceitar o privilégio de também ser uma carta viva que comunicará as boas novas de Jesus ao mundo. Você aceita essa missão de conquista?

Você gostou deste esboço?