Deixando o orgulho para vencer as batalhas



Deixando o orgulho para vencer as batalhas

Versículos chave: Romanos 12: 2-3

² Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. ³ Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.

Amém!

A palavra do Senhor é viva e eficaz! O quanto somos felizes em ter tamanha graça e oportunidade, quão bom é o nosso Deus!

O versículo 1 nos fala a respeito de apresentarmos o nosso corpo como sacrifício vivo, que é o nosso culto racional. (Explicar sobre)

Hebreus 9: 11-12 (“Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação,12 não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção.)

Glória ao Senhor, pelas suas pisaduras fomos sarados, e pela graça de Deus temos vida, o cordeiro que venceu se sacrificou por nós, mas ainda é necessário que venhamos a morrer para viver com Cristo, mas de que forma? Através do batismo, Jesus também vai nos advertir em:

Lucas 9: 23-27 (“23 Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. 24 Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. 25 Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo? 26 Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do Homem, quando vier na sua glória e na do Pai e dos santos anjos. 27 Verdadeiramente, vos digo: alguns há dos que aqui se encontram que, de maneira nenhuma, passarão pela morte até que vejam o reino de Deus.”)

O Espírito Santo esteve falando comigo durante a última semana, e tenho meditado na palavra do Senhor, esses versículos nos trazem algo de muita importância, pois já continua dizendo para que nós não nos moldemos aos padrões desse mundo e sermos transformados pela renovação da nossa mente, meditando na palavra de Deus. Paulo em seguida diz aos romanos algo que é fundamental para a nossa vida cristã que em muitas vezes deixamos passar batido. “Ninguém deve ter de si mesmo um conceito muito elevado, pelo contrário, um conceito equilibrado de acordo com a fé que Deus nos concedeu.”

Quantas vezes em nossas vidas nos deparamos com um sentimento que a princípio achamos pequeno, porém, ele pode aumentar até chegar um ponto onde causa muita destruição, esse é o orgulho. Todos nós temos objetivos, sonhos, projetos, ideais e princípios, e cada um de nós temos uma habilidade de destaque, um dom, um aperfeiçoamento de nossa identidade, todos somos únicos e temos formas diferentes de pensar, e quantas vezes essas circunstâncias nos fazem pensar que podemos ser melhores que o próximo, ou até mesmo que conseguimos vencer uma batalha sozinhos? Para provar o nosso valor e o nosso orgulho. (Comentário sobre o orgulho de um guerreiro em batalhas e falar sobre o verdadeiro papel do guerreiro, não morrer sozinho por orgulho, mas fazer como está em 1 João 3:16 “Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.”).

Uau, que versículo poderoso, percebemos que até mesmo nas batalhas precisamos deixar o orgulho de lado, do que adianta morrermos sozinhos para defender uma honra, enquanto o nosso próximo precisa de ouvir a palavra de Deus e ainda não sabe quais as estratégias para vencer o combate, então precisamos entrar na brecha, intercedendo e dando a vida pelo nosso próximo.

Paulo diz em sua segunda carta aos Coríntios 11:30 “Se devo me orgulhar, que seja nas coisas que mostram a minha fraqueza.”

Mas como assim nos orgulharmos de nossa fraqueza? Simples, isso demonstra que todos os nossos dons, qualidades, boas ações, ações, não são motivo de nos orgulharmos e nos exaltarmos, porque toda essa boa parte não vem de nós, ela vem de Deus! E reconhecendo que somos carentes da graça de Deus, nos humilhando diante da sua presença, é o primeiro passo para nos tornarmos dependentes de Deus, mas o Senhor através de sua infinita bondade e misericórdia nos usa em nossas fraquezas para mostrar seu poder e amor (Comentar sobre Paulo), e percebemos que todas as nossas vitórias vêm do Senhor, o nosso general, que nos coloca de pé e nos fortalece, nosso caminho em meio ao deserto, socorro bem presente na tribulação, Vitorioso És! Toda glória seja dada a Deus!

Nos versículos de 4 a 10 de Romanos 12, Paulo continuará nos exortando e ensinando sobre a humildade, todos nós irmãos fazemos parte do mesmo corpo, com o mesmo objetivo, alinhados e ligados, unidos em amor! Cada um de nós temos um dom, um propósito, uma qualidade, e isso não nos torna mais especiais que o próximo, pelo contrário devemos reconhecer que cada um é importante para a missão que Jesus deixou para nós, unidos com Cristo juntamos as nossas melhores qualidades para exaltar o nome do Senhor e crescer o nosso ministério, vamos deixar que o Senhor nos conduza, sem medo de usar nossos dons para sua glória, dando sempre mais honra ao nosso próximo do que a nós mesmos, porque o dom que temos, só o temos porque o Senhor é conosco.

Para que andemos em união precisamos abandonar o orgulho, o Senhor tem pregado sobre o perdão, e também sobre servir nas últimas semanas. (Falar sobre o filho mais velho da parábola do filho pródigo, aula de intercessão, porque afinal de contas, quantos de nós estamos dentro da casa do pai, mas estamos perdidos, porque ainda não entendemos a graça de Deus. E caso seja da vontade do Senhor, sobre o lava pés).

Precisamos abandonar o orgulho, e entregar nossa vida completamente ao Senhor, amar mais e servir mais enquanto ainda há tempo, o soldado de Cristo não estará pronto para pegar sua arma e lutar com o inimigo, enquanto ele não tiver a coragem de lavar os pés de seu companheiro, afinal de contas, o nosso maior inimigo, somos nós mesmos.

Precisamos parar de lutar com aqueles que estão do mesmo lado. Que possamos declarar “Liberta-me de mim Jesus”

Paulo diz na primeira carta aos coríntios 3:18 “Não se enganem. Se algum de vocês pensa que é sábio segundo os padrões desta era, deve tornar-se “louco” para que se torne sábio”.

A verdadeira sabedoria de Deus é loucura para o mundo, se pararmos pra pensar, podemos ter um vasto conhecimento sobre várias coisas aqui na terra, mas já perceberam que mesmo com tanto conhecimento, não conseguimos mudar o coração de uma pessoa? O único que convence a pessoa de seu pecado é o Espírito Santo, então não podemos pescar almas, se o Espírito Santo não nos usar, pois ele sonda os corações. Enquanto a sabedoria do homem sempre está voltada a si mesmo, ao orgulho de ter mais conquista e poder, e se sobressair, a sabedoria do Senhor nos ensina a ser servos e darmos a vida pelo próximo, pro mundo isso é loucura, mas o Espírito Santo nos convence sobre o quão grande é esse amor, que até nos constrange, sejamos humildes, e vamos buscar a verdadeira sabedoria. E não a guardar só para nós, mas vamos compartilhar com todos.

Muito bem soldados, aprendemos que antes de ir ao combate precisamos servir (paralelo ao exército).

Precisamos estar preparados, quando entregamos o nosso coração ao Senhor e deixamos a nossa natureza e orgulho, precisamos sempre estar atentos a toda circunstância, porque a batalha contra os principados e potestades é a todo momento, não podemos abaixar a nossa guarda, precisamos estar em união e interceder um pelos outros, se há um soldado ferido, que possamos pedir forças ao Senhor para que possamos salvar mais um, e juntos estender a mão para aquele que está em aflição.

Ler e comentar sobre o restante do capítulo 12 de Romanos.

Logo após explicar, ler Gálatas 6: 9-10 (“E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. 10 Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.”)

Precisamos nos alegrarmos na tribulação irmãos, com as armas de fé que o Senhor nos entregou, perseverando na oração, jejuando para fortalecer o espírito, nos alimentandos da palavra para que estejamos sempre fortes e preparados!

Efésios 6:10-13 “¹³Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mal e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo”

Quando estamos conectados com Cristo, Ele nos fortalece, foi dada a nós a armadura de Deus (Explicar sobre ela), ao vesti-la nos tornamos fortes e preparados para o combate! Entendendo que essa luta não é contra carne e sangue, e sim contra principados e potestades, batalhando espiritualmente.

1 Coríntios 15:55-57 (“55 Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? 56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 57 Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.”)

Não há poder no inferno que possa resistir diante do poder do grande EU SOU!

Mas não podemos esquecer, só somos fortes e vitoriosos em batalha porque o Senhor nos fortalece, toda honra, toda glória e todo louvor sejam dados a Deus soldados de Cristo!

Salmos 44:3-4 (“3 Pois não foi por sua espada que possuíram a terra, nem foi o seu braço que lhes deu vitória, e sim a tua destra, e o teu braço, e o fulgor do teu rosto, porque te agradaste deles. 4 Tu és o meu rei, ó Deus; ordena a vitória de Jacó.”)

Que venhamos trocar o nosso orgulho por um dom que é maravilhoso, e sabe o que é melhor? Ele é gratuito! Quanto mais tempo passamos com o Senhor, e pedimos a ele por esse dom, ele nos abençoa e nos coloca em situações da qual esse dom vai crescer em nossos corações. 1 João 5:4 nos fala sobre ele (“O que é nascido de Deus vence o mundo, e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.”) Glória a Deus!

Quando temos fé naquele que nos abençoa não nos frustraremos, ele nos fortalecerá nas principais batalhas!

Filipenses 4:13 (“Tudo posso naquele que me fortalece.”)

E para finalizar, vamos ler juntos uma das promessas mais lindas que temos em nossas vidas como servos do Senhor, e que nos faz ter certeza de que vale a pena deixar com que Ele cresça em nós, para ser feito a sua vontade.

Romanos 8:37-39 (“37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”)

(Comentar sobre)

Aleluia! O Senhor vive e podemos crer no amanhã!

Que venhamos ser soldados fortes, servindo ao Senhor, abandonando o orgulho para vencer, e compartilhando esse mesmo amor com o próximo, de forma com que sejamos testemunhos vivos, do amor e humildade de nosso Senhor Jesus Cristo!

Amém!

Você gostou deste esboço?

0 / 0