Como ter uma vida com deus



Como ter uma vida com deus

 

 AS ORDENANÇAS

Jesus deixou duas ordenanças a serem observadas pelas suas igrejas: O batismo e a ceia do Senhor.
1. O batismo cristão é um ato de obediência à ordem de Cristo, ao qual a pessoa convertida se submete de bom grado como testemunho de sua regeneração ( Mat. 28 : 19 ).
2. O batismo cristão é a imersão na água, em nome da Trindade Santíssima, das pessoas que se arrependem de seus pecado e crêem no Senhor Jesus Cristo como seu salvador e estão dispostas, portanto, a seguirem a Jesus e lhe obedecerem ( Marcos 16 : 16 ). A imersão simboliza a morte e o sepultamento da velha natureza perdida com os seus pecados, o fim de uma vida separada de Deus. A emersão ( sair de dentro d’água ) simboliza o fato espiritual do nascimento de uma nova natureza, disposta e preparada para viver uma vida nova, conforme a vontade de Deus. Pelo batismo, você passará a integrar a igreja (Atos 2 : 41).
3. Depois de ser batizado, você poderá participar da ceia do Senhor, que é uma cerimônia instituída por Jesus Cristo para memória e testemunho de sua morte. A ceia do Senhor representa também a união e a fraternidade do corpo de Cristo, que é a igreja e a santificação de nossa alma pela comunhão com o Senhor. Através desta singela cerimônia. Também estamos anunciando a volta de Cristo.
4. O batismo e a ceia do Senhor são símbolos exteriores de realidade interiores; símbolos materiais de realidades espirituais. Nem os elementos materiais em si – água, pão, Vinho, nem as palavras proferidas durante a cerimônia, têm poder de salvar ou abençoar. É Jesus quem salva e abençoa o pecador através do seu espírito. Cristo não está na água, nem no pão, nem no vinho, mas no coração de quem confia, nele como seu salvador e senhor.
5. A Ceia é um rito memorial. Ela anuncia a morte vicária de Cristo, que nos livra da escravidão do pecado. A Ceia contém ainda o elemento esperança, pois aponta para a volta de Cristo, de maneira que a participação indigna se torna uma irreverência para o sacrifício de Cristo, levando o infrator a sofrer as penas de seu descuido espiritual ( 1 Co 11.27-30). A Ceia do Senhor é rica nos seus símbolos, pois nos transportam ao longo da Bíblia, em sua mensagem de esperança e vida eterna. O Vinho é o memorial de alma derramada pelo pecado; o Pão o memorial de um corpo ferido pelo pecado. O Pão, um símbolo do corpo de Cristo. O Vinho, um símbolo do sangue de Cristo.
 SUSTENTO FINANCEIRO
A GRAÇA DA CONTRIBUIÇÃO – No texto de II coríntios 8 : 1-5 Paulo usa 6 vezes a palavra graça em relação ao ato de contribuir. Graça é encanto, doçura, simpatia, favor não merecido mas livremente outorgado, pela vontade, proteção e bondade. Paulo ensina que a contribuição é um favor que Deus nos faz e não um favor que nós lhe fazemos. Enquanto o crente não entender e não sentir que a contribuição é uma graça divina, ele não terá completado sua vida cristã.
PRIMÍCIAS E NÃO SOBRAS – Não obstante a Bíblia ensina que devemos colocar em primeiro lugar Deus, a maioria dos crentes assim não pratica: ( leia Mateus 6 : 33 ). Não foi assim com os macedônios. Leia II Coríntios 8 : 2 – 5. Diante do edificante e comovente exemplo dos crentes da macêdonia, ninguém é pobre demais que não possa contribuir para a causa de Deus.
COMO RECEBER AS BENÇÃOS DE DEUS – Leia Gênesis 28 : 20 – 22 quem quiser estude a vida de Jacó e verá que ao voltar, vinte anos após este voto, estava muito mais rico que Esaú que ficara com toda a herança de seu pai. Todos os crentes que fizeram o voto de Jacó também receberam bênçãos como ele.
PRIVILÉGIO DE DAR – Longe de ser visto sob o prisma de obrigatoriedade, a participação financeira é considerada como elevado privilégio da nova vida em Cristo. Ao invés da contribuição financeira o crente reconhece que Jesus é o Senhor de sua vida, e demonstra ao mesmo tempo, o grau de sua identificação com Cristo.
O Dízimo é um ato regular através do qual o crente fiel põe à parte dez pôr cento de suas rendas, e oferece ao Senhor como reconhecimento pela benção recebidas. Dar o dízimo não é uma atitude que se toma como uma imposição. Entretanto quando deixamos de observar essa prática bíblica, estamos roubando a Deus: “Roubará o homem a Deus ? Todavia, vós me roubais, e dizeis: em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas”( Ml 3.8).
Vale a pena ser fiel no dizimo, porque não somente estaremos cumprindo a palavra de Deus, como sendo abençoados, tanto material como espiritualmente ( Ml 3.10).
PARA VOCÊ PENSAR – A nova vida em Cristo é uma vida abundante. É plena de privilégios. Cada privilégio implica em uma responsabilidade. Que todos possamos viver em nova vida, desfrutando, responsavelmente, os privilégios que Deus nos concede por sua graça e amor.
BATISMO EM ÁGUA: IMERSÃO OU ASPERSÃO ?
O Batismo em águas é o meio do novo crente se integrar completamente ao corpo de Cristo, a Igreja. Através deste batismo o crente passa a ser membro efetivo da igreja. O batismo em águas não é para a salvação, mas é conseqüência dela (At 8.36-38).
1.Exigências para alguém ser batizado:
O candidato ao batismo tem que estar consciente de que fazendo, pois, a partir de agora. ele precisa produzir na obra de Deus. O batismo consciente produz no crente um desejo pela obra de Deus e leva-o uma vida de testemunho .
O candidato ao batismo deve estar disposto a viver uma vida “digna” de cristão. Quando em Atos 8.36 o eunuco perguntou: “Eis aqui água, que impede que eu seja batizado ?”, Filipe respondeu: “É lícito, se crês de todo o coração”. Observemos que crer em Jesus é exigência principal. Pôr isso, a Bíblia não autoriza batizar crianças, pois ainda não podem crer (At 16.31). É preciso crer de coração (Mc 7.6), pois Deus não aceita coração dividido: “E buscar-me-eis, e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jr 29.13).
2. A forma do Batismo
Qualquer bom dicionário da língua portuguesa vai dizer que, batismo significa imersão, mergulho. O que for diferente disso, não é batismo. Mesmo que leve o nome “batismo”, não é batismo, se não houver imersão.
3. Exemplos Bíblicos
Em Mc 1.5: “… todos eram batizados pôr João Batista, no rio Jordão.” Em Mc 1.9: “… Jesus foi batizado pôr João Batista no rio Jordão.” João Batista batizava “dentro do” rio Jordão. Que significa dizer “dentro do”. Para que isso, se não fosse mergulho? Em Mc 1.10 : “E logo que Jesus saiu da água…”. Em At 8.39: Ë quando saíram da água…” Ninguém saí da água, se não tiver entrado na água. Isso é imersão.
Certamente você já tomou a decisão de ser batizado. Mesmo porque, você agora está bem esclarecido sobre este ensino tão importante, o BATISMO. Que cada novo convertido possa cumprir em sua vida, o mandamento que está em Atos 22.16. Deus lhe abençõe!
SANTIFICAÇÃO 
Embora venha em último lugar nestas apostilas, a santidade não é de modo algum, a chave menos importante da vida Cristã; ao contrário, é provável que a falta de santidade seja a maior das causas das derrotas, desapontamento, e fracassos que se verificam entre aqueles que se chamam cristãos. Procure ler, atentamente, os 10 mandamentos encontrados em Êxodo 20 e o sermão da montanha em Mateus 5 a 7 .
1. O crente é liberto do pecado para produzir frutos de santidade ( Leia Romanos 6 : 22 – 23 ).
2. O crente é uma nova criatura, e, por conseguinte, sua natureza é nova ( Veja II Coríntios 5 : 17 )
3. As palavras e atitudes da nova criatura em Cristo provam, perante o mundo, a transformação operada pelo poder do evangelho ( Leia Efésios 4 : 25 – 32 e 5 : 1- 5 )
Esteja certo, meu prezado irmão, de que não é fácil viver conforme os padrões do Evangelho , mas estamos certos de que seremos vitoriosos porque o Espírito Santo nos acompanha, passo a passo, em nosso caminhos. Estou certo de que você vencerá todas as dificuldades e, ao terminar a peregrinação aqui na terra, poderá dizer como o apóstolo Paulo: “ Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda ”. ( II Timóteo 4 : 7 – 8 )

Você gostou deste esboço?

0 / 0




Deixe um comentário 0

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *