A jornada a terra prometida



A jornada a terra prometida

(Êxodo 13:21) – E o SENHOR ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite. 22) – Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite.

  • Deus colocou a nuvem para os orientá-los, mais ele não os carregou ao local aonde deveriam ir.
  • Se ele teve-se levando o seu povo através da nuvem, muita coisa não teria acontecido, pois foi na jornada a terra prometida que o povo foi testado, moldado, e separado.

Exemplos:

1 – Eles se cansaram de comer manar. Mostraram-se ingratos sobre o alimento vindo dos céus, Deus mandou codornizes, eles se fartaram, porém Deus matou a muitos, pois ele fez a separação entre os que viveriam satisfeito com aquilo que Deus ofereceria ou simplesmente seriam eternamente insatisfeitos com a providência divina.

Números 11: 31     Então soprou um vento do SENHOR e trouxe codornizes do mar, e as espalhou pelo arraial quase caminho de um dia, de um lado e de outro lado, ao redor do arraial; quase dois côvados sobre a terra. 32     Então o povo se levantou todo aquele dia e toda aquela noite, e todo o dia seguinte, e colheram as codornizes; o que menos tinha, colhera dez ômeres; e as estenderam para si ao redor do arraial. 33     Quando a carne estava entre os seus dentes, antes que fosse mastigada, se acendeu a ira do SENHOR contra o povo, e feriu o SENHOR o povo com uma praga mui grande.

2 – Miriã foi insubordinada a Moisés questionando sua autoridade, Deus a deixa leprosa depois a purifica, ele prova a integridade do coração e vê se realmente estamos preparados para servir a as autoridades por Deus constituídas.

Números 12: 7     Não é assim com o meu servo Moisés que é fiel em toda a minha casa. 8     Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do SENHOR; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés? 9     Assim a ira do SENHOR contra eles se acendeu; e retirou-se. 10     E a nuvem se retirou de sobre a tenda; e eis que Miriã ficou leprosa como a neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa. 11     Por isso Arão disse a Moisés: Ai, senhor meu, não ponhas sobre nós este pecado, pois agimos loucamente, e temos pecado.

3- O homem que não guardou o sábado e colheu gravetos, Deus o manda que ele seje apedrejado até a morte. Mostrando que nosso Deus não é Deus de brincadeira, ou omisso aquilo que ele ordena deve ser cumprido senão será pago com a morte.

Números 15: 32  –   Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado. 33     E os que o acharam apanhando lenha o trouxeram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação. 34     E o puseram em guarda; porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer. 35     Disse, pois, o SENHOR a Moisés: Certamente morrerá aquele homem; toda a congregação o apedrejará fora do arraial.

4- Moisés foi também testado durante a travessia do deserto, guando perdeu a paciência e tocou com ira com seu cajado na pedra fazendo ali brotar água, foi punido sendo impedido de entrar na terra prometida apenas a vendo-a de longe.

Números 20: 10  –   E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós? 11     Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais. 12     E o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado.

Números 27: 12   –  Depois disse o SENHOR a Moisés: Sobe a este monte de Abarim, e vê a terra que tenho dado aos filhos de Israel. 13     E, tendo-a visto, então serás recolhido ao teu povo, assim como foi recolhido teu irmão Arão; 14     Porquanto, no deserto de Zim, na contenda da congregação, fostes rebeldes ao meu mandado de me santificar nas águas diante dos seus olhos (estas são as águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim).

                Hoje estamos diante do mesmo dilema a coluna de nuvem está a nossa frente “Aonde você pode se perguntar” eu te respondo nas igrejas a uma coluna de ensinamento que leva a terra prometida. Mais assim como as história acima narrada você também deve ter se perguntado quando chegará o dia em que eu entrarei na terra prometida, todos naquela jornada foram testados, mais dos que partiram apenas Josué e Kalebe entrarão, mais as lições dadas por Deus aquele posso permitiu que gerações futuras pudessem gosar do direito a terra prometida, pense quantos são chamados a ter uma comunhão com Deus, acredito que todos são chamados , mais assim como naquela época poucos serão realmente merecedores da terra prometida a nova Jerusalém o reino de Deus para os homens o paraíso. Devemos estar atentos para os testes preparados para nós pois eles nos dirão se somos ou não merecedores desta benção.

Você gostou deste esboço?

0 / 0




Deixe um comentário 0

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *