Igreja de Deus



A difícil arte da convivência com o próximo

O MANDAMENTO

Marcos 12:29-31 29 – E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único Senhor. 30 – Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. 31 – E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

  • Nós falamos muito sobre o primeiro mandamento, mas devemos estar atento ao segundo.
  • Amar a quem nos faz bem é fácil, mas amar a quem está cheio de defeitos como os nossos é difícil.
  • Amar o próximo não é escolha, Jesus não coloco como escolha, mas como mandamento.
  • A grande pergunta que fica é como amar ao próximo?

O INIMIGO

Mateus 5:43-46 43 – Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. 44 – Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; 45 – Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. 46 – Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?

  • Bendizei os que vos maldizem: Isso quer dizer, não é porque alguém falou ou agiu de forma errada comigo que eu devo retribuir da mesma forma.
  • fazei bem aos que vos odeiam: O mal que o outro possa fazer comigo não deve entrar no meu coração e me transformar, me fazendo ser como o meu inimigo, devo continuar sendo a imagem e semelhança de Deus. Veja o versículo 46
  • orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus: Não podemos abrir mão da santidade, toda perseguição é um teste de resistência e resiliência.
  • Resiliência: o que é o que você precisa saber sobre suportar as adversidades. Resiliência é a capacidade de se adaptar em situações difíceis ou de fontes significativas de estresse. Na prática, quer dizer que diante de uma adversidade, a pessoa utiliza sua força interior para se recuperar.

NÓS FOMOS PECADORES

Romanos 5:8-10 8 – Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. 9 – Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 10 – Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.

  • Uma pessoa que nos faz o mal é uma pessoa pecadora que não tem Deus no coração, mas nós um dia fomos assim também, e o amor de Deus nos alcançou, sendo assim devemos ter paciência, e se possível revelar a luz para os que estão nas trevas.
  • Se Cristo suportou nossos pecados e morreu por nós, é porque ele acreditava que o homem muda, e que se for devidamente orientado, o inimigo pode se tornar um grande defensor. Exemplo: Paulo.

O NECESSITADO

Mateus 25:35-40 35 – Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; 36 – Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. 37 – Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? 38 – E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? 39 – E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? 40 – E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

  • Devemos ter empatia, pois só assim faremos para o outro o que desejamos que façam a nós mesmos.
  • Empatia: capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de apreender do modo como ela apreende etc.
  • A tragédia no rio grande do sul.
  • Se colocar no lugar do outro é o que nos torna humano, sensíveis e de fato Cristão. Foi por isso que Jesus aceitou a Cruz por acreditar que nós também entenderíamos o que é amar ao próximo.

Você gostou deste esboço?

0 / 0