.

A criação do mundo passo a passo

 1 No princípio criou Deus os céus e a terra.

2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.

3 Disse Deus: haja luz. E houve luz. 4 Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.

5 E Deus chamou à luz dia, e às trevas noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

6 E disse Deus: haja um firmamento no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.

7 Fez, pois, Deus o firmamento, e separou as águas que estavam debaixo do firmamento das que estavam por cima do firmamento. E assim foi.

8 Chamou Deus ao firmamento céu. E foi a tarde e a manhã, o dia segundo.

9 E disse Deus: Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça o elemento seco. E assim foi.

10 Chamou Deus ao elemento seco terra, e ao ajuntamento das águas mares. E viu Deus que isso era bom.

11 E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que, segundo as suas espécies, dêem fruto que tenha em si a sua semente, sobre a terra. E assim foi.

12 A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo as suas espécies, e árvores que davam fruto que tinha em si a sua semente, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.

13 E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.

14 E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos;

15 e sirvam de luminares no firmamento do céu, para alumiar a terra. E assim foi.

16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas.

17 E Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra,

18 para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom.

19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.

20 E disse Deus: Produzam as águas cardumes de seres viventes; e voem as aves acima da terra no firmamento do céu.

21 Criou, pois, Deus os monstros marinhos, e todos os seres viventes que se arrastavam, os quais as águas produziram abundantemente segundo as suas espécies; e toda ave que voa, segundo a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.

22 Então Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas dos mares; e multipliquem-se as aves sobre a terra.

23 E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.

24 E disse Deus: Produza a terra seres viventes segundo as suas espécies: animais domésticos, répteis, e animais selvagens segundo as suas espécies. E assim foi.

25 Deus, pois, fez os animais selvagens segundo as suas espécies, e os animais domésticos segundo as suas espécies, e todos os répteis da terra segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.

26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.

27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

28 Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.

29 Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento.

30 E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi. 31 E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto. das as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi.

31 E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto.

1 Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército.

2 Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera.

Os símbolos da crucificação

Dias da Criação (Gênesis 1-2) Dias da Paixão e Crucificação de Jesus (Evangelhos) Paralelos e Simbolismos
1º Dia – Haja luz (Gn 1:3). Separação entre luz e trevas. Jesus entra em Jerusalém como a Luz do mundo (Jo 12:46). A entrada triunfal inaugura a semana santa, assim como a luz inaugura a criação.
2º Dia – Separação entre águas de cima e de baixo, firmamento (Gn 1:6-8). Jesus ora no Getsêmani, suando como gotas de sangue, clamando ao Pai (Lc 22:44). Á água lava, limpa. O suor de Jesus com sangue é a purificação do pecado.
3º Dia – Terra seca aparece, surgem vegetações (vida) (Gn 1:9-13). Jesus é julgado e condenado à morte – começa a morte física. A terra fértil (vida) Jesus é o símbolo da nova vida para o que crê. Não eu vivo mas, cristo vive em mim” Gl 2:20
4º Dia – Criação do sol, lua e estrelas para governar o tempo (Gn 1:14-19). Jesus é crucificado ao meio-dia; o sol se escurece (Lc 23:44-45). Quando Jesus nasce, a estrela brilha, indicando que a luz do mundo veio, quando Jesus é crucificado o sol se escurece, lamentando a dor do criador.
5º Dia – Criação dos animais marinhos e aves (Gn 1:20-23). Jesus declara: “Pai, nas tuas mãos entrego meu espírito” (Lc 23:46). O Espírito Santo (como uma pomba – ave) volta ao Pai. Anunciando que a vida espiritual é restaurada.
6º Dia – Criação do homem e da mulher (Gn 1:26-31). Jesus é ferido no lado (Jo 19:34); o sangue e a água saem. Assim como Eva foi tirada do lado de Adão, a Igreja nasce do lado ferido de Cristo, o novo Adão.
7º Dia – Deus descansou (Gn 2:2). Jesus repousa no sepulcro. É o sábado (Mc 15:42-47). Deus descansa após a criação; Jesus descansa após a redenção. Ambos concluíram sua obra.

 

Adão (1º homem) Jesus (último Adão)
Criado à imagem de Deus (Gn 1:26).

26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; …

É a imagem exata de Deus (Cl 1:15).

15 o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;

Recebeu uma esposa retirada de seu lado (Gn 2:22).

22 e da costela que o Senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem.

Da lateral de Jesus, ao ser ferido, nasce a Igreja (Jo 19:34).

34 contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.

Pelo pecado de um, veio a morte (Rm 5:12).

12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.

Pela justiça de um, veio a vida (Rm 5:19).

19 Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos justos.

Desobedeceu no jardim (Gn 3:17).

17 E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida.

Obedeceu até a morte, no jardim do Getsêmani e na cruz (Fl 2:8).

8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.

 

Você gostou deste esboço?

0 / 0

Deixe um comentário 0

Seu endereço de e-mail não será publicado.. Required fields are marked *