5 Solas da Reforma Protestante
Doutrina Reformadora
A Reforma Protestante trouxe uma ênfase renovada no verdadeiro Evangelho, conforme delineado nas Escrituras.
A verdade do evangelho foi esclarecida pela primeira vez nos cinco Solas :
- Sola Scriptura (“Somente as Escrituras”): Somente a Bíblia é nossa autoridade para fé e prática.
- Sola Fide (“somente fé”): Somos salvos somente pela fé em Jesus Cristo.
- Sola Gratia (“graça somente”): Somos salvos somente pela graça de Deus.
- Solus Christus (“somente Cristo”): Nossa salvação é realizada somente pela obra de Cristo.
- Soli Deo Gloria (“Somente para a glória de Deus”): Vivemos somente para a glória de Deus.
O estudo da Teologia Bíblica deve ser fundamental para o cristão. Veja as principais divisões da Teologia Sistemática. No contexto da reforma, o evangelho foi ainda defendido como uma obra soberana de Deus através do que tem sido chamado de Doutrinas da Graça ou Os Cinco Pontos do Calvinismo.
- Depravação Total – Os pecadores estão mortos espiritualmente e, portanto, são totalmente impotentes para redimir ou contribuir com algo de meritório para sua própria salvação.
- Eleição Incondicional – Deus escolheu, antes da fundação do mundo, aqueles que Ele desejaria libertar da escravidão ao pecado e levar ao arrependimento e fé salvadora em Jesus. A escolha dele não foi baseada no pecador.
- Expiação Limitada – Embora a expiação de Cristo seja disponibilizada a todos através da pregação do Evangelho e é suficiente para salvar todos os que crêem, ele é projetado particularmente para resgatar os eleitos.
- Graça irresistível – Todos os eleitos serão chamados interiormente a Cristo pelo Espírito Santo e responder com fé e arrependimento, e será efetivamente convertido no momento designado por Deus.
- Perseverança dos santos – Acreditamos que todos os que são justificados pela fé perseverarão fé pela graça preservadora de Deus até o fim de suas vidas.
Veja também:
Você gostou deste esboço?
0 / 0