O maná que veio dos céus

1. O maná é misterioso. – “Que é isto?” – perguntaram os israelitas. – Êx. 16:15. Reconhecem que há algo sobrenatural nesta provisão para saciar sua fome. Assim, no caso de Jesus, os discípulos perguntaram: “Quem é este, a quem os ventos e u mar obedecem?” – Mar. 4:41.
  2. O maná vem do céu. – Êx. 16:4. Cristo disse muitas vezes ter vindo do Pai. “O pão de Deus que desceu do céu para dar vida ao mundo” – Jo. 6:33.
  3. Vem com o orvalho. – Vs. 13-14, como nosso Senhor nasceu pelo poder do Espírito Santo (Luc. 1:35) ao tomar a forma humana.
  4. O maná era coisa miúda, redonda e branca – V. 14, demonstrando em figura a humildade, a eternidade e a pureza de nosso Senhor Jesus, trazendo à memória os textos: Mat. 11:28; Jo. 1:1-2; I João 3:5. – Toda a perfeição se encontra nEle; em todos os pontos Ele é apto para ser Salvador.

Para aproveitar-se da provisão o israelita tinha de ajoelhar-se, inclinando-se à terra; e, para receber o benefício, tinha de comê-lo. O nosso caso, como pecadores, é o mesmo: temos que nos humilhar, como o publicano, em Lucas 18:13-14, e apropriarmo-nos da Pessoa do Salvador. Cada um, em particular, tem de fazê-lo por si. – Jo. 1:12.