A conversão de Cornélio

Texto básico: Atos 10 versos 1 a 8, 21 a 27, 34 a 36 e 43 a 48
Introdução: Falar um pouco sobre o domínio do Império Romano sobre a região da Palestina nos primeiros séculos.

Tópico 1 – Quem era Cornélio? Um centurião, oficial do Império Romano. Gentio.

Tópico 2 – Características de Cornélio: Um homem que CRIA no Deus verdadeiro e era TEMENTE a Deus. Um homem que tinha visões espirituais. Tinha suas orações ouvidas por Deus. Um homem que praticava boas obras. PORÉM, NÃO ERA SALVO.
Cornélio tinha muitas qualidades e um problema: estava espiritualmente perdido.

Tópico 3 – O quê ou quem não podia salvar Cornélio: suas boas obras não podiam salvá-lo. O anjo que lhe apareceu não podia salvá-lo (o anjo não podia nem pregar-lhe o evangelho). Pedro podia pregar o evangelho, mas não podia salvar Cornélio. (Quantos hoje colocam sua fé em Pedro e em tantos outros supostos ajudadores espirituais!) (Obs.: Cornélio se ajoelhou para adorar a Pedro, mas este não aceitou).

Tópico 4 – Quem podia salvar Cornélio? Jesus.
Conclusão: Cornélio não apenas creu, mas também se decidiu por Cristo.
(Fazer apelo para que os ouvintes aceitem a Cristo).