reflexao

Reflexão

1. Mancha ou ponto

Objetivo: refletir sobre a vida e sobre a gratidão…

Material: uma folha branca com um ponto escuro ou mancha, bem no centro da mesa.

Desenvolvimento: mostrar ao grupo a folha com o ponto ou mancha no centro.

Depois de um minuto de observação silenciosa, pedir que se expressem descrevendo o que viram.

Provavelmente a maioria se deterá no ponto escuro.

Fazer a explicação: geralmente nos focamos apenas nos aspectos negativos dos acontecimentos, esquecendo-nos do seu lado luminoso que, quase sempre, é maior.

Se o ponto negro fosse seu problema todo o restante seria a presença de Deus ao redor.

Palavra de Deus:Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.1 João 4:4