Quais são os tipos de Dinâmicas de grupo

Quais são os tipos de Dinâmicas de grupo

 

Cada dinâmica deve ter um objetivo específico a ser alcançado. A obtenção deste objetivo está intrinsecamente ligada à escolha da dinâmica a ser aplicada. Veremos a seguir, de uma forma geral, alguns tipos de dinâmicas e os objetivos a que se propõem.

Dinâmicas de socialização ou quebra gelo: são dinâmicas simples e superficiais que objetivam descontrair o grupo, diminuem a tensão e facilitam os primeiros contatos entre os participantes. É um recurso muito utilizado por romper a formalidade e promover a aproximação entre as pessoas despertando o interesse de uns pelos outros.

Dinâmicas de apresentação: são dinâmicas que possibilitam aos participantes apresentarem-se, compartilhando com o grupo as primeiras informações a respeito de cada um de forma criativa e descontraída. Geralmente nessa dinâmica estimula-se que participante responda perguntas básicas ex.: Quem sou eu? Onde eu moro? Eu gosto de? Eu não gosto de? Meus sonhos são? Devem ser dinâmicas rápidas e de fácil execução.

Dinâmicas de Integração: São dinâmicas que procuram oportunizar um maior contato interpessoal entre os participantes. Neste tipo de dinâmica é possível uma observação da atuação individual e grupal, pois estimula-se uma troca mais expressiva nos relacionamentos, um diálogo aprofundado que permitem cada membro expor ao grupo a visão que tem de si próprio.
Quais são os tipos de Dinâmicas de grupo

Dinâmicas para descontração e relaxamento: São dinâmicas que tem por objetivo soltar o corpo, movimentar-se, animar-se em relação à posição ou situação em que se encontra. É adequado em grupos que não há interação grupal ou está a um determinado período numa mesma posição ou atividade demonstrando desatenção ou cansaço.

Dinâmicas de Expressão emocional: são dinâmicas apropriadas para expressar sentimentos e emoções e também proporciona uma visão de como os participantes se veem entre si. Neste tipo de dinâmica é comum surgirem fortes conteúdos emocionais que perpassam pela autoestima, preconceitos e valores pessoais, portanto, são dinâmicas que demandam uma grande habilidade do facilitador para serem conduzidas.

Dinâmicas de Comunicação: São dinâmicas que visam ampliar a percepção para as diversas formas de comunicação e pretendem desenvolver habilidades de comunicação e desenvoltura na captação e repasse de informações.

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on print
prjulio

prjulio

Pastor da Igreja de Deus no Bairro Santa Terezinha - Catalão/Go. Pastoreando a 16 anos, pai de 5 filhos, Servo do Deus altíssimo, utilizando a internet como meio de propagação da palavra de Deus a quem desejar. Com humildade e amor.
whatsapp

Últimas Postagens