mancha-ou-ponto

Mancha ou ponto

Objetivo: oração, pedido de perdão, preces, revisão de vida…

Material: uma folha branca com um ponto escuro ou mancha, bem no centro da mesa.

Desenvolvimento:

• Mostrar ao grupo a folha com o ponto ou mancha no centro.
  • Depois de um minuto de observação silenciosa, pedir que se expressem descrevendo o que viram.
  • Provavelmente a maioria se deterá no ponto escuro.
  • Pedir, então, que tirem conclusões práticas.
  • Exemplo: em geral, nos apresentamos nos aspectos negativos dos acontecimentos, das pessoas, esquecendo-nos do seu lado luminoso que, quase sempre, é maior.

Palavra de Deus: 1 Cor 3,1-4 Sl 51