eu-sou-alguem-e-sou-unico

Eu sou alguém e sou único

Finalidade: Perceber os valores pessoais; perceber-se como ser único e diferente dos demais.

Material: Folhas de papel e lápis.

Descrição:
1 – Em círculo, sentados.
2 – Distribuir uma folha para cada um, pedindo que liste no mínimo dez características próprias. Dar tempo.
3 – Solicitar que virem a folha, dividam-na ao meio e classifiquem as características listadas, colocando de um lado as que facilitam sua vida e do outro as que dificultam. Dar tempo.
4 – Em subgrupos, partilhar as próprias conclusões.
5 – Em plenário: – Qual o lado que pesou mais? – O que descobriu sobre você mesmo, realizando a atividade?

Comentários:

1 – A consciência de si mesmo constitui-se no ponto inicial para cada um se conscientizar do que lhe é próprio e das suas características. Com este trabalho é possível ajudar aos participantes a se perceberem, permitindo-lhes a reflexão e a expressão dos sentimentos referentes a si próprios.
2 – Deve ser utilizada em grupos menores, cerca de vinte participantes.