Pergunte ao Pastor

Padrão

Sem lenha, o fogo se apaga

Sem lenha, o fogo se apaga

“Sem lenha o fogo se apaga;
e não havendo difamador, cessa a contenda”.
Provérbios 26.20.
Este verso bíblico descreve uma grande verdade: se as pessoas pararem de “por lenha na fogueira”, a contenda acaba.
Este princípio, o “Princípio da Fogueira”, aplica-se também à vida espiritual.
Quando uma pessoa tem uma experiência real com Jesus Cristo, algo como que um fogo de Deus invade o seu coração. Ela se sente revivida, renovada, animada, inspirada, pronta para qualquer desafio. É capaz de vencer antigas barreiras, vícios, problemas.
No entanto, depois de algum tempo, podemos perceber que este fogo se apaga em alguns crentes. O quê houve? Faltou alimentar o fogo de Deus.
O cristão, então, torna-se morno, indiferente, infeliz.
Qual seria o combustível da vida cristã, capaz de manter a chama acesa? O que mantém o fogo de Deus no coração do cristão são certas práticas diárias. Simples, porém, poderosas. Vamos chamá-las de GRAVETOS.
1. O GRAVETO DA ORAÇÃO
Orai sem cessar, dizem as Escrituras.

(Mateus 26:41) – Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
(I Tessalonicenses 5:17)– Orai sem cessar.
(Tiago 5:17) – Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.

2. O Graveto da Leitura Bíblica
Examinai as Escrituras, disse Jesus.

(João 5:39) – Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
(Mateus 22:29) – Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.
(Efésios 6:17) – Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

3. O Graveto da Convivência Cristã
Não abandonei a vossa congregação, disse o apóstolo.

(Hebreus 10:25) – Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
(João 13:34) – Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. 35) – Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.

4. O Graveto do Testemunho Pessoal
E sereis minhas testemunhas, disse Jesus.

(Atos 1:8) – Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
(Mateus 28:19) – Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20) – Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
(Marcos 16:15) – E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16) – Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

O cristão bem informado vê a Oração, a Leitura Bíblica, a Convivência Cristã e o Testemunho Pessoal como privilégios, e não como deveres de casa.

Ele sabe que sua oração é ouvida por Deus porque Jesus Cristo morreu numa cruz em seu lugar; que muitos dedicaram suas vidas para que as Escrituras chegassem às suas mãos; que a Convivência Cristã permite-lhe realizar para Deus obras que jamais conseguiria sozinho e que o seu Testemunho Pessoal, além de salvar vidas, contribui para a sua própria edificação e fortalecimento da Igreja.

Irmão, mantenha a chama acesa.
Lembre-se: Sem lenha, o fogo se apaga.

Veja Também

Compartilhe esta publicação

prjulio

prjulio

A paz do Senhor! Eu sou o Pastor Júlio Fonseca, pastor da Igreja de Deus no Brasil, bairro Santa Terezinha, Catalão - Goiás. Mantenho meu trabalho na internet desde Fev/2007. Antes com o site idagospel.com, e agora com o site igrejadeus.com.br É um prazer tê-lo(a) aqui. Fique a vontade para explorar o conteúdo, faço votos que Deus fale com você por meio dos artigos.

0 comentário em “Sem lenha, o fogo se apaga”

  1. Pastor Júlio,em resposta ao seu comentário,em primeiro lugar fico feliz por estar acompanhando,quanto ao dawwond,estou pesquisando ainda meios de fazer um e-book,o chamado livro virtual que até pouco tempo eu nem sabia que existia(leiga)rs,quando fizer certamente colocarei a disposição através do dawwond.Por hora,o blog foi um meio de fazer um ''teste drive'' em relação a boa aceitaçã do livro,que graças a Deus tem dado certo,também pretendo,se Deus quiser,em breve,publica-lo no formato tradicional de livro.Até logo,por hora desculpe o transtorno…a paz.

  2. First I want to congratulate you for this amazing blog!
    Want to know about shopping mall hotels and many more.

    We hope you like it. Please send us any feedback and help us improve the sites further.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bíblia com áudio



    



Últimas Postagens

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

Rolar para cima

Uso de cookies

Conheça a política do site e o nosso sistema de privacidades, navegue com segurança!
Privacidade