Como organizar encontros em células

Saiba como organizar os encontros das células de forma produtiva

Organizar os encontros das células é uma etapa extremamente importante para alcançar os objetivos desse método de evangelização. Eles requerem planejamento, oração, troca de ideias e a unção do Espírito Santo para que tudo ocorra conforme a vontade de Deus. Não é uma atividade solitária e autoritária, ou seja, o líder precisa de outros irmãos convertidos para prepararem, juntos, todos os encontros. Aqui neste artigo, a ideia é entender melhor como fazer isso.

Podemos dizer que o encontro de célula é o momento principal. É uma oportunidade de reunir crentes convertidos com pessoas que estão neste processo. Como é uma etapa muito importante para a vida espiritual de cada um, esses encontros precisam ser pensados com muito amor e cuidado. Daí a importância do planejamento.

Reunião de planejamento para organizar os encontros das células

Ela deve acontecer alguns dias antes da reunião principal. Sua finalidade é avaliar o encontro anterior e buscar sempre melhorias para o próximo. Não é hora para um mini-culto, nem um outro encontro de célula. A ocasião é para pensar juntos, promover o melhor alcance da mensagem do evangelho e um melhor resultado na conversão de mais pessoas.

Por isso, não deve demorar mais que uma hora. O ideal é fazer uma oração no início e no fim, uma leitura da Palavra logo no começo sem comentários sobre ela e depois já começar a avançar nas pautas: compartilhamento de instruções para a supervisão na semana, avaliação dos resultados, planejamento da próxima reunião principal, inclusive delegando tarefas para cada irmão executar, verificação das necessidades dos membros (debatendo soluções para resolvê-las) e avisos que eventualmente existirem.

Nesse momento não deve haver pregação, nem hinos de louvor. É uma conversa prática, de trabalho. É preciso ter a consciência de que o Espírito Santo já está ali, conduzindo as decisões, não é momento de fazer algo além do trabalho. Como aprendemos no livro de Eclesiastes, “há um tempo para cada propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3: 1).

Vale lembrar que um software de gestão pode auxiliar nessa organização e também na aproximação com os visitantes, de modo a acompanhá-los e assisti-los para que eles se convertam mais rapidamente.

A reunião da célula

A reunião da célula é composta por três momentos principais: acolhida, o encontro propriamente dito e a confraternização. O líder e seus auxiliares, no entanto, têm algumas etapas a mais para observarem, principalmente porque é deles a missão de dar o exemplo e permitir que todos se sintam bem e confortáveis.

Uma recomendação básica é chegar com antecedência mínima de meia hora. É um cuidado imprescindível para preparar o ambiente e também aquecer o coração para a reunião prestes a começar. É louvável que os responsáveis pela organização usem essa antecedência para uma oração rápida, pedindo a Deus que tudo aconteça por obra, graça e vontade dEle e, desse modo, todas as resistências caiam por terra e só o poder do Senhor Jesus faça presença naquele lugar.

O local não deve ser arrumado como uma igreja, quer dizer, com fileiras de cadeiras uma atrás da outra. Também não deve haver púlpito, para que um não fique distante dos demais. Nesse tipo de encontro o que deve prevalecer é a proximidade, a humildade e, por essa razão, é interessante que se mantenha o aspecto da casa. Melhor ainda se todos puderem estar em um círculo. Assim, ninguém fica em destaque.

Algumas pessoas podem ficar responsáveis pela acolhida daqueles que estiverem chegando, mas a ação de boas-vindas é tarefa do anfitrião, e pode ser feita como primeiro ato do encontro, até mesmo antes da oração, que deve ser conduzida pelo líder da célula. No entanto, não se deve exigir que os visitantes orem. Lembre-se: o desejo é que eles não se sintam pressionados, porque isso pode prejudicar o trabalho de conversão.

Alguns louvores conhecidos podem ser dirigidos pelo líder ou alguém responsável (não mais que três, no entanto, para não se estender) e em seguida passa-se para o estudo bíblico, facilitado pelo líder. Depois, ele mesmo motiva para a oferta, dá os avisos e encerra com mais uma oração.

Depois todos participam de uma confraternização. Neste momento é vital conversar principalmente com os visitantes, demonstrando interesse neles e felicidade por terem vindo. Trata-se de um trabalho indispensável para que se sintam queridos e importantes e desejem participar de novas reuniões.

Alguns cuidados essenciais para o encontro de células

O encontro de células não substitui a reunião na igreja. É lá que todo o povo de Deus se reúne, aprende com o pastor e leva para casa, para a vida e para a sua célula todas as orientações para estar mais próximo da Palavra. Por isso todos os membros precisam ser fiéis nesse momento tão especial para qualquer crente. O trabalho com os visitantes, inclusive, tem a intenção de levá-los para a vida em comunidade.

Exatamente por esse motivo os encontros de célula não devem ultrapassar muito mais que uma hora. Todos sabemos que em muitas ocasiões o Espírito Santo conduz de maneira diferente, porém, temos que considerar que há não-convertidos entre nós e que eles precisam conhecer essa experiência aos poucos, ganharem amor pela oração e pelos irmãos gradualmente.

Peça sempre a orientação de Deus para que esses acontecimentos sejam motivo de engrandecimento espiritual, e não pessoal. Que acima de tudo Jesus Cristo seja engrandecido e que novas pessoas possam conhecê-lo e aceitá-lo. Um bom encontro de célula leva essa consciência a todos e permite que a igreja cresça em sabedoria e caridade.