Uma nova vida com cristo – Aula 1

Uma nova vida com cristo

 

1- O RENASCIMENTO

 

Jo 3:3,6 e 7

 

“Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. O que é nascido da carne é carne, o que é nascido de Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: Importa-vos nascer de novo.

 

A salvação é um ato gracioso de Deus, que já providenciou tudo para a redenção do homem por meio de Jesus Cristo. O caminho é aceitar, pessoalmente o sacrifício de Jesus e a partir daí, esforçar-se para abandonar a velha natureza. Salvação é um processo que implica não só na aceitação do plano de Deus, mas também no esforço pessoal para mudança de vida e crescimento espiritual. 1- Que é nascer de novo ?

  1. É uma condição imprescindível para que alguém entre no reino de Deus. Jo 3
  2. Não é tornar-se adepto de uma religião

Ele é caracterizado pelo despir-se do Velho homem e pelo revestimento do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão. Ef 4.23-24

  1. É mudar de Vida. Significa regenerar. O “velho homem”, a “velha criatura” morre e nascer uma nova pessoa, com nova mente, uma nova vontade. Paulo disse: “E assim, se alguém está em Cristo é uma nova criatura: as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” II Co 5.17
  2. É fazer morrer a natureza terrena.

Os tempos vividos longe de Cristo são marcados pelas práticas pecaminosas, voltadas aos prazeres pessoais. Por isso o apóstolo recomendou: “Fazei morrer a vossa natureza: prostituição, impureza, paixão, lascívia, desejo maligno e a avareza que é idolatria. Despojai-vos igualmente de tudo isto: ira, indignação, maledicência, maldade, linguagem obscena do vosso falar, não mintais uns aos outros…” Cl 3.5,9

 

2- COMO CUTIVAR A NOVA VIDA ?

 

  1. Vivendo em Cristo.

“Eu sou a videira e vós os ramos. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Vivamos em Cristo quando colocamos Cristo em primeiro lugar em nossos pensamentos, desejos, relacionamento e atividades “Buscai, pois em primeiro lugar , o seu reino e a sua justiça e todas as coisas vos serão acrescentadas (Mt 6.33)”.

 

Viver em Cristo significa ainda permanecer nele I Jo 2.6 diz “aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou”. Isso significa obediência diária à vontade de Deus revelada na Palavra.

 

2. Vivendo a palavra

“Agora pois, encomendo-vos ao Senhor e à Palavra de sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados”. At 20.32

 

  • bíblia é a palavra de Deus, e nela encontraremos resposta para muitas duvidas espirituais que temos e /ou que ainda teremos. O verdadeiro cristão se amadurece ouvido e praticando a palavra de deus. Ouvir a palavra de Deus na Igreja é um dever e um privilégio, Dever para quem busca entender a vontade de Deus e com ele tem compromisso, um privilégio, pois que escuta a palavra de Deus e coloca-a em prática, torna-se um cristão valoroso munido do espírito santo e abençoado por Deus.

 

3. Vivendo pelo Espírito de Deus (Rm 8.14)

“pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”

 

Quando você se torna cristão, seu coração torna-se o lar do Espírito Santo. Paulo exclamou:

“Acaso não sabeis que vosso corpo é santuário do Espírito Santo que está em vós, o qual tendes da parte de Deus e que não sois de vós mesmo?”

 

4. Vivendo pela Fé (II Co 5.7) “Visto que andamos por fé, e não pelo que vemos”

Fé é crer em Deus, é certo de que o que não vemos existe pois podemos sentir e constatar através dos testemunhos as maravilhas que Deus fez e que ainda faz para com aqueles que o serve, pois Deus vive e seus milagres existem, através da obediência ele se mostra mais presente em “nossas vidas”.

 

5. Vivendo em Santificação (I Pe 1.13-17)

“Como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos”

 

  • santificação é resultado do abandono do pecado, é a prova da regeneração. É esforçar-se por viver de modo digno, mostrando mudança nos costumes, hábitos e atitudes antigas que não agradavam a Deus.
Author: prjulio
A paz do Senhor! Eu sou o Pastor Júlio Fonseca, pastor da Igreja de Deus no Brasil, bairro Santa Terezinha, Catalão - Goiás. Mantenho meu trabalho na internet desde Fev/2007. Antes com o site idagospel.com, e agora com o site igrejadeus.com.br É um prazer tê-lo(a) aqui. Fique a vontade para explorar o conteúdo, faço votos que Deus fale com você por meio dos artigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *