curso de intercessão - Aula 6

Alcançando o coração de Deus através da oração

ESCOLA DO INTERCESSOR-RCO

6 0 aula – 2024

 

Alcançando o coração de Deus através da oração

 

Mateus 6:5-15

5 – E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. 6 – Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. 7 – E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. 8 – Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. 9 – Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10 – Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; 11 – O pão nosso de cada dia nos dá hoje; 12 – E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; 13 – E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. 14 – Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; 15 – Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.

 

Há uma diferença em você perseverar com Deus no Clamor x Oração e você ficar repetindo a mesma coisa, as mesmas palavras… Tomarmos uma postura de um ato profético de orarmos a Palavra tem um efeito. (Ex: Os Salmos…Coloque na 1 • pessoa, o nome de quem você se dispôs à clamar. você estará Orando a PALAVRA e Deus tem compromisso com sua PALAVRA)

Fazemos repetições de palavras nossas, muitas vezes porque nos falta argumentos e quando Oramos a PALAVRA então, aprendemos à Orar de forma eficaz.

Jesus, está nos dizendo que as repetições ñ é a

forma correta de orarmos.

Precisamos conversar, perseverar na Oração.

O Espírito Santo é uma pessoa, precisamos nos relacionar com Ele. Ele quer que você argumente, raciocine com Ele. Por que Ele deveria atender sua oração? Você diz: “Ele sabe.” Mas Ele quer que você saiba também.

Quando você argumenta como filho(a) é diferente.

Faça um exercício você com Deus, com o Espírito Santo. Quais as razões e o porquê o meu Deus deveria ou poderia me dar retorno — resposta às minhas Orações.

Comece a argumentar com o Senhor para ver se o que você está pedindo tem coerência, é necessário, é para a Glória de Deus. Porque as vezes, em nossa vida levamos ao Senhor pedidos que não são necessidades. (Graças à Deus, por Ele ñ responder todas as nossas Orações. Porque nos falta muitas vezes discernimento e sabedoria no que pedimos) Jesus ensina duas situações que Ele não aprova na oração: 1 0 Hipocrisia: Usar a oração para mostrar o que não somos.

2 0 As repetições: Saber que servimos a um Deus que quer que tenhamos argumento e perseverança.

Isaias 43:26-28

Jesus ensina pelo que devemos Orar:

Quando Ele nos ensina a orar, Ele está nos dizendo: “Olha, essa aqui é a oração padrão. Orem ela, dessa forma todos os dias!”

Muitas pessoas entendem assim. Pessoas que só sabem Orar o Pai Nosso (como vãs repetições). Então você diz: “Como orar então?” Conversando com Deus, com suas palavras.

A orientação de Jesus de como orar são as

prioridades que devemos estabelecer na oração. Na oração do Pai Nosso, os três primeiros pedidos são relacionados/referentes ao Reino de Deus e os outros três pedidos são relacionados/referentes à nossa vida.

Vers. 9 “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;” Jesus nos ensina que estamos orando a um Deus que é Pai, o nosso Paizinho que cuida dos seus filhos, que nos protege, nos ama. Nenhum de nós nasce filho. Somos adotados mediante Jesus Cristo. Nos aceitou em sua família, provê as nossas necessidades e nos protege.

Então nos sentimos encorajados em liberdade, mas em Sua direção. O Deus com quem falamos em nossas orações é nosso Pai. Que cuida, ama, compreende, nos defende, que provê, conhece nossas limitações e tem poder!

  • Ele expõe: Ele é Pai! Mas é Pai Nosso! Ele nos faz lembrar que nosso Pai tem muitos filhos. E somos parte de uma grande família de pessoas que tem a liberdade de O chamarem de Deus Pai. Eu sou uma das filhas, você é um dos filhos desse Deus. E há milhões, bilhões de outros. (..ainda há 7 mil, que ñ se dobraram…”)

E que talvez, no mundo inteiro, estejam falando com Ele no mesmo momento.

Essa ideia de que você é só ou está só; não é a visão Bíblica. A Bíblia nos fala que; fazemos parte de uma família, de um corpo. Jesus não disse: “Vocês vão orar assim: Pai meu.” Muitas vezes clamamos dizendo: “Meu Paizinho! Tenha misericórdia de mim!” Podemos orar assim; más, sempre lembrando que Ele é Pai de muitos.

  • Ele é o Pai Nosso que está nos Céus Distinto do seu Pai humano. Por melhores que sejam, são falíveis, erram na criação dos seus filhos. Por muitas vezes lhes faltarem recursos emocionais, espirituais, intelectuais, financeiro para socorrer as necessidades de seus filhos.

 

Mas o Pai que está no céu é infalível; porque é o Pai Supremo. Ele é o Pai Perfeito.

Muitos de nós temos ou tivemos o Pai terreno e mesmo assim pode-se ter um espírito de orfandade. Ou o Pai foi ausente ou porque foi um Pai presente de corpo em casa, mas ausente, sem relacionamento. O que precisamos fazer? Toda brecha aberta, toda lacuna aberta no nosso interior, na nossa mente, no nosso coração precisa ser preenchida pelo Espírito Santo e isso é uma decisão nossa.

  • Os três primeiros princípios:
  • 0 Jesus nos ensina a Orar.
  • 0 Venha o Teu Reino.
  • 0 Faça-se a Tua Vontade.

Os outros três princípios são:

  • 0 Dai-nos o pão de cada dia.
  • 0 Perdoa as nossas dívidas.
  • 0 Não nos deixe cair em tentação. Existe uma ordem para Orarmos:

 

1 0 Jesus nos ensina a Orarmos pelo Reino de Deus, por sua obra, seu Reino e a Sua Vontade. Somente depois que vem os pedidos de pão, perdão e proteção.

Existe uma sequência ou importância para o coração de Deus. Por isso está escrito que não sabemos orar como convém; porque a maioria é egoísta.

O Reino de Deus está acima das nossas necessidades.

Então agora se analise… como você ora?

Pelo que você pede?

Obviamente são por suas necessidades:

  • “Senhor estou triste.”
  • “Senhor estou oprimido.”
  • “Senhor me livre do mal.”
  • “Senhor estou enfermo.”
  • “Senhor minhas necessidades e da minha

família…”

Está errado orar assim? Não irmãos!

Contudo, Jesus tem uma sequência para Orarmos.

Essas falas são para o final da Oração.

Antes de falar e pedir sobre suas coisas pessoais você deveria pensar, falar, argumentar com Deus sobre Seu Plano na Terra, para evitar o espírito do egoísmo.

Tiago no capítulo 4 diz que; vocês pedem e não recebem porque pedem mal, para gastar em seus deleites e prazeres. Muitas vezes usamos a oração como um meio para resolver as nossas coisas. O alvo de Deus é ver Seu Reino avançar na Terra.

Santificado seja Teu Nome! Deus já é Santo.

Que o Teu Nome seja Santificado na minha vida. Que eu viva para Teu Nome ser Glorificado em mim e na minha casa.

O Deus desse homem e mulher é Santo, porque olha como ele(a) se conduz.

  • 10 “Venha o Teu Reino”

Que o Senhor seja conhecido através da minha vida, através dos meus filhos, conhecido no meu País. Se o Senhor quiser me usar, usar os meus filhos, o que eu tenho não é meu, eu consagro ao Senhor. Há uma necessidade de orarmos dessa forma, quando oramos assim, nós oramos sobre a igreja do Senhor Jesus Cristo na face da Terra, oramos pelo seu Povo. Nós, não estamos sendo egoístas porque estamos nos importando com o que Deus se importa, o avanço da Sua Obra. Essa oração entra no âmbito da oração Intercessória.

O maior exemplo da Oração Intercessória está em Gênesis 18:23-33. Abraão, começa a argumentar com o Senhor sobre a casa de Ló, ele tirou um tempo para a Intercessão que vai além da Oração, porque ele entra nas entrelinhas da Oração e se coloca no lugar do outro. (ISSO É SER UM INTERCESSOR)

  • “Faça-se a Tua Vontade”

O Espírito Santo tem uma vontade, Ele tem um plano, um objetivo para sua vida, sua casa. Ele não é um Deus de braços cruzados no céu, olhando para você e dizendo: “O que você escolher para mim está bom.”.

Você já teve coragem de Orar para Deus fazer a vontade Dele? “Eu quero Tua Paz Senhor! Faça-se a Tua vontade.” Isso é uma entrega completa.  Na Terra como no Céu!

No céu a vontade de Deus já é feita. Lá Ele é honrado e glorificado. Da mesma forma, que Ele seja exaltado e glorificado na Terra pelos homens. Que a Vontade Dele seja soberana sobre a sua vida.

Que Ele tenha o Governo, que Ele Reine!

Então: Pão, perdão e proteção vêm depois; porque

na ordem de Deus são secundários.

Então agora Jesus diz: “Após vocês Orarem na prioridade certa, vocês podem Orar pelas necessidades de vocês.

  • 1 1 “O pão nosso de cada dia dai-nos hoje.” Três situações que Jesus coloca como alvo das nossas orações.

Pão / Perdão e Proteção.

Entenda! Ore pelo pão e não pelo bacalhau.

Se você Orar pelo pão, Deus vai dar o pão de cada dia. Bacalhau é consequência.

O pão representa o básico. Você pode pedir por suas necessidades básicas. Aquilo que passa do pão, tenha paz! Se o Senhor enviar, é pela misericórdia Dele. Mas o pão não vai faltar! O sustento básico, Ele não deixará faltar.

Agora uma mesa farta, com variedades, isso é a graça de Deus! Contudo, no dia que isso faltar, não quer dizer que Ele não ama você. Em frente com a cabeça erguida.

O pão nosso de cada dia, dai-nos hoje!… Jesus não te ensina Orar pelo pão de amanhã, mas pelo de hoje. Dizendo para você; ore assim todo dia!

Deus muitas vezes não dá hoje o pão de amanhã. Ele se compromete com o que Ele disse: “Basta a cada dia o seu mal.” Viver um dia de cada vez. Ele nos dá hoje, mas o amanhã está nas mãos Dele.

Então Ele nos ensina a pedir o pão para o dia.

Dizendo pra você: “Seu futuro está nas Minhas Mãos; vou cuidar de você; confia em Mim.”

2 0 Pedido:

Vers. 12 “perdoa-nos as nossas dívidas assim como nós perdoamos os nossos devedores.”

Aqui é a dívida diante de Deus. Você ofende a Deus quando pede para o Senhor perdoar as suas dívidas, mas você não perdoa quem te fez mal.

Jesus já pagou por nós com Seu Sangue.

Pedimos então perdão, nos arrependemos, porque não temos como pagar o alto preço que Jesus pagou por nós. Ele nos ensina a pedir perdão. Você chega diante de Deus e diz: “Senhor eu venho pedir perdão pelos meus pecados.” Especifique os seus pecados.

E Deus te diz: “E a Joana que você não perdoou? E o Manuel que você não perdoou? E o Pedro que você está magoado, ressentido e nem quer ver? Como você pede para eu te perdoar, se você não perdoa quem te ofendeu?”

Jesus está condicionando o perdão de Deus, a perdoarmos pessoas!

Vers. 14 e 1 5 “Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas também, vosso Pai Celeste vos perdoará. Se, porém, não perdoardes aos homens

as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.”

Jesus está dizendo algo mais:

Somente aqueles que são Filhos, que nasceram de novo tem o Espírito Santo morando neles e tem uma nova natureza. A natureza de Cristo é graciosa e não justiceira. Somente esses são capazes de perdoar de verdade.

O fato de você perdoar quem te entristeceu é uma prova de que você é Filho de Deus, que está perdoado por Ele e vai receber o perdão de Deus. É uma prova irrefutável de que o Espírito Santo governa sua vida. Que você não permite o estado de indignação na sua vida em relação ao outro.

O perdoar revela o quanto você é de Deus. O perdão é uma expressão clara do Novo Nascimento.

Alguns anos aconselhando… uma esposa magoada com o esposo a vários anos disse assim: “Não o perdoo. Prefiro ir para o inferno.” Acredito que ela não sabia o que estava falando.”

Não estou dizendo que você vai viver com intimidade com quem te feriu e magoou. Vivendo dentro da casa dele(a) e ele(a) na sua.

Há situações que não tem como andar juntos mais. O que o texto está dizendo à você; estar livre para aquela pessoa em seu coração. Tratá-la como se

nunca tivesse te ofendido. Não espere sentir vontade, mas tome a decisão do perdão em nome de Jesus.

3 0 pedido:

Jesus nos ensina a pedirmos sobre proteção. Vers. 13 “E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.”

Tentação é uma referência a satanás.

Mal é o maligno. Livra-nos do maligno. Na pessoa das trevas, que tenta o cristão. É o diabo e seus anjos que nos tentam diariamente. Enchendo nosso coração de mágoa, ressentimento, incredulidade. Exemplo de uma fala de satanás: “Você vai mesmo perdoar depois de tudo que você passou?” Perdoar não é fácil, porque tem um mal ao nosso redor.

Qual seria a tentação? Não perdoar. Ficar ressentido e magoado.

O Senhor é poderoso. Ele mantém as trevas na coleira. As trevas só nos tentam até um limite. “Senhor não me deixe cair em tentação. Me sinto tentado a cair fora do meu casamento a deixar minha esposa…”

“Senhor nossa crise financeira… me sinto tão tentado a sumir, a desaparecer. Não me deixa fazer isso.”

“Senhor, estou tão tentado a me sentir vítima da situação: me vendo como quem mais sofre. Me livra dessa tentação.”

“Senhor eu sou jovem, não me deixa acabar com a minha vida com decisões erradas e maus caminhos. Não me deixe cair em tentação.” “Senhor amarra minha boca para não cair em tentação com a maledicência.”

Está escrito: “Pois Teu é o Reino, o Poder e a Glória para sempre! Amém!”

Pra Cláudia Moura 6/ novembro- 23.

Author: prjulio
A paz do Senhor! Eu sou o Pastor Júlio Fonseca, pastor da Igreja de Deus no Brasil, bairro Santa Terezinha, Catalão - Goiás. Mantenho meu trabalho na internet desde Fev/2007. Antes com o site idagospel.com, e agora com o site igrejadeus.com.br É um prazer tê-lo(a) aqui. Fique a vontade para explorar o conteúdo, faço votos que Deus fale com você por meio dos artigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *