A ética do intercessor

ESCOLA DO INTERCESSOR – RCO

10ª aula – 10/Dezembro-23

A ética do intercessor

O QUE É ÉTICA?

A palavra “ética” no grego “ethos” significa: “conjunto de costumes e hábitos fundamentais, no âmbito do comportamento e da cultura, característicos de uma determinada coletividade, época ou região (HOUAISS, 2001, p. 1271.

O QUE É ÉTICA CRISTÃ? Segundo Andrade (2006, p. 173 – acréscimo nosso) “é o conjunto de princípios baseados nas Sagradas Escrituras, principalmente nos ensinos de Cristo e de seus apóstolos, cujo objetivo é orientar a conduta do cristão enquanto membro de uma sociedade politicamente organizada”.

A ética cristã não exclui a razão humana, mas a leva cativa à obediência de Cristo (2 Co 10.5), pois entende que a razão humana foi afetada pelo pecado e necessita estar subordinada a Cristo, a fim de fazer julgamentos corretos, acerca do certo e errado. Segundo Ulrich (2009, p. 20), “em termos metodológicos a nossa ética cristã é teológica, cristã e evangélica”.

O fundamento da ética cristã é o próprio Deus. Na Escritura Ele é descrito como a verdade (Dt 32.4; Sl 31.5), a justiça (Ed 9.15); e, como um Deus santo (Is 6.3).

Texto Base: 1 Coríntios 10:1-13

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são Lícitas, mas nem todas as coisas edificam”(1Co.10:23).

Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nenhum. (Ezequiel 22.30)

PRINCÍPIOS DA ÉTICA CRISTÃ

A Ética Cristã, assim como toda vida cristã se baseia no pressuposto que a Bíblia é a Palavra de Deus e que a Bíblia é nossa única regra de fé e prática.

A PALAVRA DE DEUS

A Bíblia é o código de ética divino (Sl 119.105). Nela encontramos o mais elevado código de ética para a vida humana no modo de pensar e de agir.

A CONSCIÊNCIA.

Certo teólogo definiu a “consciência” como: “faculdade humana que torna o homem instintivamente cônscio das regras universais e obrigatórias de conduta

O CARÁTER DO INTERCESSOR:

1) Alguém em que Jesus trabalhou, tendo consciência de que, na batalha espiritual, tudo é pelo poder do Senhor.

Consciente de que Deus nos usa apesar de nós (2 Cor.12.9-10).

2) Alguém que não busca a sua própria glória. A sua carne e o seu eu estou crucificada (1Cor.3.1-9, Gal.2.19-20, 5.24, 6.14).

3) Alguém quebrantado por Deus: quebrantado na sua tradição, ranços, condicionamentos, autoconfiança, determinação e capacidade.

4) Alguém que saiba renunciar (Mt.16.24-29): renunciar a si mesmo, à sua posição, às suas posses, à sua família, aos seus dons, ao seu ministério.

5) Alguém que reconheça que a obra é do Espírito Santo: que dependa do Espírito Santo; que confia totalmente no Espírito Santo; que aprende a cooperar com o Espírito Santo; que aprende a ouvir o Espírito Santo e que procura ser guiado pelo Espírito Santo

CHAMADOS A VIVER ETICAMENTE

Os israelitas foram reprovados por não obedecerem à Lei Moral outorgada por Deus no deserto. Tal registro foi feito para a nossa advertência, pois as Escrituras dizem acerca do perigo de não vivermos o ideal ético do Reino (1 Co.10:5).

O INTERCESSOR é um ser como qualquer outro.

Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor ( efésios 4:2

Se tiver consciência que é nada mais nada menos que um ser humano, o intercessor não deve esquecer o seguinte:

  • Nunca deve esquecer que é inteiramente dependente de Deus.

 

 

  • Deve orar e vigiar constantemente para não cair em tentação.
  • Deve se manter debaixo de constante vigilância para conter seus impulsos carnais.
  • Deve ter cuidado com a sua língua.
  • Deve manter uma rigorosa fiscalização sobre seu temperamento
  • Deve ser sincero ao avaliar a si mesmo.
  • Deve ser cheio de compaixão.

 

ÉTICA COM O SEU PRÓXIMO (GÁLATAS 6:1-3)

  • Não fale mal dos seus cooperadores imediatos, principalmente no púlpito.
  • Quando perceber que maltratou alguém, tenha a humildade de pedir perdão.
  • Seja sempre solidário com toda irmandade.
  • Seja apenas o mediador nas decisões.
  • Não seja um “ditador” se quiser merecer a confiança de toda equipe de intercessão.
  • Nunca tome decisões que dizem respeito à igreja sem antes consultar o seu líder superior.
  • Evite “truques” para fazer valer suas ideias, principalmente quando o assunto é de seu interesse particular.
  • Não use o púlpito como arma de vingança, como palco de gracejos humorísticos.
  • Não minta no púlpito por hipótese alguma.
  • Segue os princípios bíblicos expressos em Mateus 18.15-17, considerando como última instância a Ordem.

 

PRINCÍPIOS DE ETIQUETA E HIGIENE LEVÍTICO 14:54-57 NVIPT

Você sabia que o hábito de higiene também é bíblico? No livro do Levítico, quando o povo de Israel organizava sua vida no deserto, a limpeza e a assepsia transcendiam o contexto da época.

Nenhum povo sabia da existência de microrganismos causadores de doenças e, mesmo assim, os hebreus mantinham o hábito de purificar as mãos, vestes, corpo, utensílios domésticos e de culto.

As normas rígidas de purificação vinham do próprio Deus e de maneira impressionante, doenças que dizimavam os povos vizinhos não se abatiam sobre Israel:

“O Senhor apartará de ti toda a enfermidade; e não permitirá que te toque nenhuma daquelas funestas epidemias do Egito, que conheceste, mas ferirá com elas todos os que te odeiam” (Dt 7, 15)

O povo seguia tais normas porque estavam intimamente ligadas ao rito, ao conceito de “estar puro diante do Senhor”. Foi através desta prática que Deus preservou seu povo, para que ele pudesse transmitir suas promessas e nos dar o Salvador.

O intercessor deve manter ininterrupta sua comunhão com Deus, para conservar o seu ministério salvo de suspeita. Mas o intercessor também tem que ter cuidado com a conservação de sua maneira de ser e de agir noutras áreas da vida.

DESTACAMOS AQUI ALGUNS CUIDADOS:

  • No Trajar: Tenha ou não roupas novas, o intercessor cristão deve trajar-se condignamente. Ele não deve vestir-se para provocar inveja nos outros, em contrapartida não deve andar como um mendigo. Sua aparência deve ser sempre de bom asseio.
  • Lembrando que acessórios, vestuários não são enfeites, mas complemento da roupa que se veste, e deve combinar perfeitamente, quando possível. Não esqueça, qualquer desarmonia no trajar marca mais do que detalhe na harmonia.
  • As mulheres cristãs devem vestir-se com modéstia, moderação, decência, sobriedade, ou seja, com trajes decentes e honrados, evitando modismos indecentes que as desqualificam como servas de Deus.
  • Higiene tomar banho, escovar os dentes, usar desodorantes, perfumes, etc.
  • Ter cuidado com os dentes escovar regularmente mantendo um hálito cheiroso e saudável para que possa sorrir sem constrangimento, naturais ou não, os dentes têm seu papel na apresentação do homem e mulher.
  • Não mastigar chicletes e nem ficar comendo, muito menos ficar conversando na hora do trabalho.
  • Cuidado, sua aparência revela muito da sua personalidade.
  • O melhor é fazer um uniforme assim além de todos estarem iguais nos dias da escala, as pessoas ao olharem já sabe que é um INTERCESSOR e pode se dirigir a eles no caso de uma necessidade.

 

Ética do Tempo e Agenda (Salmo 90:12 e Efésios 5: 15-17): Todos vamos prestar contas a Deus sobre tudo que fizemos

“Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más” (2 Coríntios 5:10).

“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor” (Efésios 5:15-17).

O tempo é criação de Deus e possui propósito (Eclesiastes 3:1-15): Tudo que fazemos deve ser para a glória de Deus.” (1 Coríntios 10:31)

DICAS PARA AJUDAR A ORGANIZAR SUA AGENDA:

Escolha de prioridades com foco no reino de Deus – “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33)

CUIDADO COM AS COISAS SUFOCANTES EM NOSSA AGENDA

  • O Semeador: (Mateus 13:3-9,22)
  • Cuidados do mundo
  • Preocupações demasiadas com coisas que devemos resolver
  • Sedução das riquezas
  • Desejos demais que temos para conseguir o que queremos ou achamos que precisamos

 

ENTENDENDO A IMPORTÂNCIA DE CADA COISA NO SEU TEMPO – Marta e Maria (Lucas 10:38-42); Tempo de adorar, tempo de orar, tempo de descansar, tempo de estudar etc.

ESTABELEÇA PRIORIDADES- Administrar bem sua agenda não começa com aprender a ser uma pessoa disciplinada, mas com saber identificar a razão e a importância de cada atividade.

CUIDADO COM A LINGUAGEM (Tiago 3:9-10)

Todo profissional tem, entre outros, um instrumento de serviço considerado indispensável. O carpinteiro usa um serrote e um martelo, o pedreiro uma colher, o alfaiate uma trena de medir e uma tesoura, e assim por diante. Mas o instrumento principal do intercessor na qualidade de professor do seu rebanho é a linguagem.

PERIGOS E TENTAÇÕES NA VIDA DOS INTERCESSORES (ÊXODO 23:1)

FOFOCA: (Provérbios 11:9)

Igrejas onde os pastores começam ter problemas porque todos os assuntos da intercessão e os problemas para se interceder começam a se espalhar pela igreja. Os intercessores começam a ser conhecidos como fofoqueiros e maledicentes.

EXIBICIONISMO E VAIDADE (Filipenses 2:3):

“Somos especiais, somos melhores…”

“Nós ouvimos Deus, a igreja depende de nós.”

Tudo o que você faz para se mostrar, para aparecer, é rejeitado por Deus, pois

a Sua glória Ele não divide com ninguém.

Mt.6:5-8 – Vocês que fazem a oração longa, para serem vistos

ORGULHO (2 Coríntios 10:17-18): Alguns autores dizem que os intercessores constituem a elite da igreja.

Aí está o grande problema! No reino de Deus, o primeiro será o último, e o último o primeiro. Que tipo de intercessor sou EU em relação a minha família?

ÉTICA E VIDA ESPIRITUAL DOS INTERCESSORES.

O intercessor não só precisa ser um exemplo espiritual para a igreja, mas ele também depende deste bom desempenho, o espiritual, para sobreviver se espiritualmente. Veja os fatores espirituais que não podem faltar na vida de um cristão, principalmente, na vida de um intercessor: Adoração, devoção e intimidade com Deus (João 4: 23, 24);

  • Oração, jejum e leitura bíblica (1ª Tessalonicenses 5: 17; Mateus 17: 21; 2º Coríntios 6: 5; Josué 1: 8; 1ª Timóteo 4: 13);
  • Viver o sobrenatural: Ser portador dos sinais e prodígios (Marcos 17: 20);
  • Ser produtor do fruto do Espírito: “caridade (AMOR), gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança”, (Gálatas 5: 22).
  • Ser cheio de fé e do Espírito Santo” (Atos 6: 5).
  • Ter realmente um compromisso com: “a oração e o ministério da Palavra” (Ato 6: 4);
  • Ser portadores dos dons Espirituais (1ª Coríntios 12: 6 – 11): “poder sobrenaturais”.
  • Ser portadores dos dons Ministeriais (Efésios 4: 8 -13): “capacidade para administrar e servir a igreja”.
  • Ser portadores dos dons da Graça: os dons Espirituais e os dons Ministeriais ao mesmo tempo (Romanos 12: 6 – 8).
  • Ter uma vida espiritual a altura, de até sofrer pelo amor de Cristo e do Evangelho (2ª Coríntios 6: 5).

 

Tudo isso são evidências de quem tem uma vida espiritual ativa com Deus.

VISÃO CORRETA DE UM INTERCESSOR EM RELAÇÃO AO SEU MINISTÉRIO: 1) DEUS

2) INTERCESSOR

3) ESPOSA

4) FILHOS

5) IGREJA

A igreja por último?

Exatamente! Ela é MUITO IMPORTANTE.

PARA CUIDAR DELA, É NECESSÁRIO:

Primeiro: BUSCAR A DEUS (Mt 6.33); Isso é indiscutível. Segundo: CUIDAR DA PRÓPRIA VIDA DO INTERCESSOR (1 Tm 4.16) para ser exemplo (1 Tm 4.12b; Tg 2.12); Terceiro: CUIDAR DA ESPOSA (1 Tm 3.2a; Tt 1.5,6a; 1 Tm 3.12). A falta desse cuidado tem dado brecha para o Diabo destruir muitos ministérios, outrora tão promissores.

Quarto: CUIDAR DOS SEUS PRÓPRIOS FILHOS (antes de cuidar dos filhos dos outros) (1 Tm 3.4-5;5.8). É triste procurar ganhar os filhos dos outros e perder toda a família. Quinto: CUIDAR DA IGREJA. Ela é o alvo mais importante. Sem as pré-condições, há muito insucesso. No Brasil, já se conhecem diversos casos de líderes que perderam seu ministério de prestígio nacional e internacional por não entenderem esse assunto. Que Deus nos ajude a compreendê-lo bem e colocar em prática a orientação baseada na Bíblia.

ÉTICA EM RELAÇÃO AOS COLEGAS DA INTERCESSÃO

  • zelar pela reputação de seus colegas, não, permitindo comentários desabonadores a seu respeito (Jo 15.17);
  • não suscitar dúvidas no coração de seus colegas (Ef 4.13);
  • cultivar junto aos colegas o hábito da franqueza, bondade, lealdade e da cooperação (Rm 12.9,17);
  • não prestar falso testemunho contra o colega (Pv 6.19);
  • restituir, quando prejudicar o colega não somente os bens materiais, mas, também, os morais e espirituais;
  • perdoar ao colega ofensor, mesmo que lhe seja de direito exigir justificação daquele que o ofende (Mt 6.12)

 

ÉTICA COM A DOUTRINA

“Na verdade, se os fundamentos forem destruídos, o que pode fazer o justo” (Sl. 11.3). Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (2 Timóteo 2:15).

Não se aparte da tua boca o livro desta lei;antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido (Josué 1:8).

OS PERIGOS QUE IMPEDEM O DESENVOLVIMENTO DO MINISTÉRIO DO INTERCESSOR:

1) Perigo do medo (I Jo.4.18)

2) Perigo da culpa (I Jo.1.7)

3) Perigo da inferioridade (II Cor.11.5)

4) Perigo da superioridade (Fp.2.3)

5) Perigo de um espírito não perdoador (Lc.6.37, Mc.11.23-26)

6) Perigo da vingança (Rom.12.19, Heb.10.30

ÉTICA NO TRABALHO

  • Não fechar os olhos, nem para adorar ou orar, neste dia você está de plantão.
  • Participar do louvor, mas atento ao teu redor, nós estamos trabalhando
  • Quem estiver no fundo não sair, pois é o guardião da retaguarda.
  • Deixar apenas pessoas de pé no fundo se não houver lugar para sentar-se, do contrário pede para sentar, com muita delicadeza
  • Chegar no mínimo 30 minutos antes para orar, se revestir, todos juntos, mesmo que tenha passado o dia orando e se preparando para o serviço, lembre-se o céu é organizado e o inferno também, quem dirá nós.

 

MANTER A ÉTICA EVITA ALGUMAS RETALIAÇÕES

* Obedecer aos líderes

* Fazer o seu melhor quando trabalha.

* Não ser crítico e nem sair comentando.

* Manter uma vida saudável em casa com o marido ou esposa, filhos patrões ou pais.

* Não seja apontador de defeitos.

A COMUNHÃO DO INTERCESSOR – ETICA NA ORAÇÃO:

1) Oração é estilo de vida (I Tess.5.17)

2) Oração é comunhão com Deus (I Cor.6.17)

3) Oração é comunicação com um Deus pessoal e digno de confiança ( I Jo.5.14-15)

4) Oração exige tempo com Deus (Mt.26.40-41)

5) Oração é comunhão com Deus residente no cristão (I Cor.6.19-20)

6) Oração exige disciplina dos pensamentos (II Cor.10.5)

 

CONCLUSÃO

Nunca foi fácil ser um cristão autêntico, e, nestes últimos dias, serão dias ainda mais difíceis. Diante dos desafios hodiernos precisamos, com base na Palavra de Deus defender os valores éticos, morais e os bons costumes nela contidos.

Portanto o intercessor é aquele que recebe de Deus, a revelação do desejo do Seu coração, da Sua ordem, do seu plano, da Sua estratégia, do seu peso, para colocá-los em andamento, em prática. Ele é aquele que ora, pede e intercede por aquilo que está no coração do Pai.

REFERÊNCIAS

ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Dicionário Teológico. CPAD.

ALMEIDA. João Ferreira de. Bíblia Sagrada. Ed. Revista e Corrigida – São Paulo. SBB 1994.

BERGSTÉN, Eurico. Introdução à Teologia Sistemática. Rio de Janeiro. Ed. CPAD 1999.

CHAMPLIN, R. N. Dicionário de Bíblia, Teologia e Filosofia.

ETICA PASTORAL NEMUEL KESSLER ED CPAD

GEISLER, Norman. Teologia Sistemática. CPAD.

HOUAISS, Antônio. Dicionário da Língua Portuguesa. OBJETIVA.

MORELAND, J.P et al. Ensaios Apologéticos.

REIFLER, Hans Ulrich. A ética dos Dez Mandamentos. VIDA

LIMA, Elinaldo Renovato de. Ética Cristã.

GRENZ, Stanley, J. Pós-Modernismo: uma guia para entender filosofia do nosso tempo. VIDA

SANTILLI, CLAUDIO. Estudos de oração e intervenção. Disponivel em: http://www.agapehouston.com/portuguese/blog/estudos/estudo-de-oracao-e-intercessao. Acesso em: 04 dez. 2023

Bispo Elias B. de Melo

10/Dezembro-23.

Author: prjulio
A paz do Senhor! Eu sou o Pastor Júlio Fonseca, pastor da Igreja de Deus no Brasil, bairro Santa Terezinha, Catalão - Goiás. Mantenho meu trabalho na internet desde Fev/2007. Antes com o site idagospel.com, e agora com o site igrejadeus.com.br É um prazer tê-lo(a) aqui. Fique a vontade para explorar o conteúdo, faço votos que Deus fale com você por meio dos artigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *