A astúcia das trevas Aula 2

Escola do Intercessor- RCO

2 • AULA. 2024

 

Tema: ” A astúcia das trevas”

  • O Rei manda chamar Mardoqueu; decidiu honrá-lo.

…quando ficou sabendo que, Mardoqueu foi sincero. Trouxe à tona o que estava oculto. Deus quer usar você para desfazer as tramas das trevas. Está na hora. de ir para um nível mais alto de Deus- na Oração. É normal, não nos sentirmos preparados…contudo, carecemos estar pertinho do SENHOR para não retrocedermos.

– Estamos em terreno fértil, esse é o tempo da Igreja ser Voz Profética

(Mat.5:1 3-16) ser Luz em meio as trevas, ser sal (com sabedoria, sal de mais faz mal, estraga a comida) é preciso equilíbrio. NÃO vamos nos distrair com as muitas…. coisas dessa vida. Distração trás confusão e mata nossas forças. Confia em Deus e vai

  • Hamã nos observa. Isso não deve ser notícia nova. O mundo jaz no maligno. NÃO é para encabulações.

A tarefa das trevas é querer te envergonhar. Hamã, está em uma trama contra o homem de Deus; porém ele que fica envergonhado…. (Ester 6:1-1 1)

 

-Parece que o inimigo em alguns momentos cresce…

(Ester 3:1,8,9,1 0) Mardoqueu, se veste de panos de saco (Ester 4: 1) porque a destruição de seu Povo, doeu nele. Há quem consiga ser indiferente a dor do seu Povo. Quem é nosso Povo? A Igreja do SENHOR JESUS CRISTO na terra; (entender o que significa a Igreja de Deus na terra, é essencial para nos posicionarmos de forma correta- não independente, mas como- A IGREJA, onde você é membro, onde você recebe CONSELHO de sua Liderança Espiritual. “NÃO havendo sábia direção cai o povo, más na multidão de conselheiros há segurança. (Provérbios 11:14)

Mardoqueu entendia que era seu Povo. você entende a Igreja ser seu Povo? (Ester 4:1-4)

  • Chamados à responsabilidade:

Mardoqueu o Homem de Deus, chama Ester a Honrar seu compromisso de Rainha. (Ester 4: 13-14)

  • Na vida do H X M de Deus; o lugar, o tempo, a posição não é por acaso; tem Propósito.
  • Mardoqueu chama Ester ao Propósito.
  • O Espírito Santo hoje, nos chama ao propósito. Ester decidiu- (Ester 4:1 6) se perecer, pereci.”
  • Um espírito de Ousadia da parte do SENHOR tomou conta de Ester.

Naquele momento ela venceu ela mesmo. Ela podia morrer; mas ela tomou atitude. Se eu tiver que morrer eu vou morrer. – Situações espirituais, não podem ser enfrentadas sem preparo.

  • O preparo é; se humilhar diante do Deus poderoso (sendo humilde para pedir Oração e ajuntando o Povo no clamor e Jejum) Tomar a decisão do enfrentamento, esse quando direcionado por Deus.
  • Um espírito de Sabedoria, toma Ester para falar com o Rei somente após o Jejum.
  • Existem atitudes que devemos tomar, que não podem acontecer sem o Jejum.
  • Ester pediu que jejuassem por ela e pelo Povo….eu e minhas servas também jejuaremos. ( Ester 4:1 6) – Consequência do Jejum de três dias.
  • Venceu a escravidão.
  • Tornou-se rainha da Pérsia.
  • Tornou-se uma Intercessora e Resgatadora do seu Povo.
  • Ajudou a levar Salvação…Alegria e Honra para os judeus.

– Você é a Igreja Ester que; decide honrar ao Rei com sua

Vida.

…ou você é a Igreja Vastí que; decide não Honrar a Deus com sua

Vida.

  • Quem você é? Ou quem você quer ser?
  • Nascemos para o cumprimento de um Propósito Divino.
  • você acredita estar cumprindo seu Propósito?
  • Talvez você olha e não sabe por onde começar.
  • Olha e vê tantas coisas fora do lugar, dá até desespero. – Centra! Pare! Ninguém, consegui se organizar se não se, dispor à esse novo tempo e se não houver a Intervenção Divina.
  • Hamã a manifestação das trevas.

Vemos que o Rei o coloca em uma posição mais elevada do que todos os nobres, recebe engrandecimento e exaltação do Rei. Uma posição diferenciada, acima dos príncipes, acima de todos os que estavam ali. Uma posição que eleva seu coração ao ponto de se julgar maior do que todas as pessoas. Hamã, começa a ter ideias…começa a manifestar desejos que estavam ocultos no seu coração.

  • Lúcifer recebe essa posição de exaltação (Ezequiel 28: 1 1-1 9)

…muito acima de todos os príncipes e potestades e anjos e seres celestiais; a rebelião no coração do Lúcifer ocorre porque se multiplicou o seu comércio. Ou seja, o seu poder de negociação, seu poder de influência, sua autoridade sobre todas aqueles seres celestiais.

Vemos que esse príncipe- capitão Hamã, se coloca em uma posição elevada, depois do Rei; quer reinar como Rei recebendo autoridade e poder. O nível de autoridade de Hamã era tão alto que, quando ele saía pelas portas do palácio; havia um decreto em que as pessoas deveriam se dobrar diante dele. Os servos do Rei que estavam à porta, se inclinavam (Ester 3:1 ,2,5)

  • Hamã encontra o Mardoqueu e se incomoda.

O Mardoqueu que criou a Ester. Havia Propósito de Deus em sua sobrinha Ester. Todo órfão, todo pródigo, todo bastardo, tem Propósito de Deus em sua vida. Na verdade, todo escolhido de Deus, passa a ser perseguido pelas trevas

desde o ventre da sua mãe. E o objetivo é que esse escolhido entenda, o poder que há dentro dele. Nem sempre dá tempo de um escolhido amadurecer, para descobrir o Poder de Deus que nele está.

– Se o Escolhido se permite ser tomado pelas coisas do inferno é terrível.

Ele pode querer, desejar as coisas do Céu, (contudo, só desejar o céu não é o suficiente, se não buscar as coisas lá de cima- não haverá resultado) A falta de vigilância, de priorizar o Reino de Deus conduz muitos irem na contramão do céu. Fazem buscas incessantes, em nível de ansiedade para conquistar os prazeres desconhecidos, no inferno ou na carne ou no mundo; contudo, desejando os milagres de Deus, desejando os benefícios do Senhor.

Como as mulheres que se encontraram com os dois Anjos no sepulcro de JESUS. Eles lhe falaram; ” Por que buscais entre os mortos ao que VIVE?” (Lucas 24:1-7)

Muitos buscam entre os mortos a Vida, porém é perca de tempo, só encontrarão a morte. Muitas vezes, falta dar ouvidos ao que o SENHOR está falando, está dizendo em alto e bom som, na SUA PALAVRA.

– Hamã, percebe que Mardoqueu não se prostra diante dele quando ele passa.

Desde esse momento Hamã se torna uma figura de resistência ao Intercessor- Mardoqueu. Todo Intercessor de Verdade, se torna resistência contra as trevas.

Pensar que tem orado e tem sido resistido pelo inimigo é um engano. O Intercessor é uma resistência. ” Sujeitai-vos, portanto, à Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tiago 4:7) sua fuga se dá, se sujeitarmos à Deus em posição de Obediência ao Senhor. ” Mas JESUS lhe respondeu: Está escrito: Ao SENHOR, teu Deus, adorarás e só a ELE darás culto.” (Lucas 4:8)

Quando Mardoqueu não se prostra, desperta em Hamã uma fúria. Um furor contra essa resistência. E a reação de Mardoqueu faz Hamã decidir, não apenas atentar contra Mardoqueu; mas procurar investigar a vida desse homem, procurar saber quem é que está por trás dele, quem é o Povo (A IGREJA) que está por trás dele.

– Quando o inimigo, começa a perseguir um indivíduo ele não está interessado naquela pessoa.

Mas, está interessado na história dele(a). Ele está interessado em tudo que se relaciona com ele.

Principalmente com o Povo (A IGREJA) que está por trás.

Porque Mardoqueu não se dobrava diante de Hamã? Havia uma razão? Hamã começa à investigar a vida daquele homem e encontra a história do seu Povo os Judeus e começa a ouvir falar também do Deus dos Judeus. Começa a ouvir à falar da história desse Deus. Agora entendo porque esse Mardoqueu, não se prostra diante de mim. Ele está achando então que é maior do que eu? Esse escravo? Acha que pode simplesmente tomar uma decisão qualquer e não se submeter aos nossos decretos, as nossas leis?

– A Bíblia identifica nosso inimigo; ele é satanás.

A nome satanás significa; acusador, oponente, diabo, adversário, pai da mentira, deus desse século, governador dos príncipes do ar, príncipe deste mundo. Títulos que satanás recebe nas Escrituras, ao contrário da opinião popular. O diabo não é um monstro feio de chifres, de tridente que aparece como nos filmes de terror, satanás se disfarça como de anjo de luz. Porque as trevas se disfarçam de anjo de luz?… ele se disfarça, aparecendo como um ser reluzente- seu disfarce, seu objetivo. Enganar os Escolhidos.

Está Escrito:        Porque surgirão falsos cristãos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, …SE POSSÍVEL, os próprios eleitos.” (Mateus 24:24) Escolhido de Deus que está na Presença de Deus, não pode ser enganado, porque o Escolhido tem ferramentas…tem o fruto do espírito…tem Dons Espirituais…tem discernimento de espírito…tem revelações, visões; ele anda no espírito. O Escolhido não se deixa intimidar. Quem tem que bater em retirada são as trevas. ( I Coríntios 14: 29-33) A necessidade de Ordem no Culto.

A época em que você orava pouco, a presença das trevas se fortalecia ao seu redor… sua casa, seu ambiente de trabalho, sua faculdade, entre os seus familiares. O Intercessor é quem ora… não o que diz que vai orar; esse tem a visão aberta. Vê até o que não quer ver.

– O Escolhido não tem escolha.

Se a pessoa não estiver no espírito, não consegue ver o agir das trevas. Deus está nos chamando- seu Povo (A IGREJA) para sermos preventivos. Nos anteciparmos as trevas. O Ap. Paulo diz: “Pra que satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios.” (II Coríntios 2:1 1) O Ap. Paulo, está ensinando aos Irmãos de Corinto, no contexto de liberar perdão ao Irmão.

Hamã, estava assentado com nobres; enquanto Mardoqueu estava na porta do Rei, assentado nas escadas do Palácio.

Mardoqueu, não era apenas um homem normal. Apenas um

Tio. Mardoqueu era um Homem de Oração- um Intercessor. Mardoqueu, entendia seu lugar, sua posição naquele momento (lugar de vigilância, nem sempre visto e honrado pelos homens) Um homem e uma mulher de Deus conectados com os céus, conseguem perceber, quando Deus está se movimentando para fazer algo.

Creio que Mardoqueu, não sabia o nível de Guerra que enfrentaria, o nível de livramento para a Nação de Israel. NÃO sabia que Deus o usaria. Com nossa vida é assim; não temos noção como Deus nos usará. …às trevas agem no espírito do engano, astúcia.

Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolo de Cristo. E não é de admirar, porque o próprio satanás se transforma em anjo de luz.” (II Coríntios 1 1: 13,14.) Se todo Poder foi dado a Jesus, que poder resta para as trevas? Resta o poder de ser príncipe desse mundo, resta o poder de ser governador do engano.

Não é poder sobrenatural do céu. Mas desenvolve a astúcia para que o mundo viva no engano.

 

 

PAI! Nós te adoramos, nós bendizemos Teu Nome. Tú És exaltado SENHOR nessa Casa debaixo da Autoridade do Nome de Jesus. Nós entramos SENHOR nesses ambientes e Glorificamos e Exaltamos o Teu Nome; porque TÚ estais acima de tudo e de todos. Tu és adorado SENHOR neste ambiente. Tu és adorado SENHOR. Em cada casa, em cada lugar, em cada Estado, em cada Nação.

SENHOR, quem está conosco presencial e on-line agora Adoramos juntos Teu Santo Nome JESUS. Te Adoramos, porque TÚ És o único Digno de abrir o livro. Exaltamos senhor a tua santidade, exaltamos a tua beleza

” …tú eras querubim da guarda ungido” (Ezequiel 28: 14a)

ungido que liderava. Quando satanás e Miguel pelejam pelo corpo de Moisés. Miguel é o Príncipe de mais alto patente entre os anjos dos céus e não ousava proferir palavra contra satanás. O que Miguel diz?” Contudo, o Arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo do Moisés, não se atreveu a proferir juízo inflamatório contra ele; pelo contrário, disse: O SENHOR te repreenda.” (Judas 9)

Isso deveria desperta um temor em nosso espírito (O SENHOR JESUS CRISTO te repreenda. Porque se o próprio Miguel, um anjo de guerra, um ser celestial de alta patente, não ousou proferir palavra contra satanás! E nós como devemos agir? Recebemos Autoridade através do sacrifício de Jesus na cruz, seu NOME JESUS é nossa Autoridade

Maior.

  • No Nome de JESUS- expulsamos demônios. – O Sangue de JESUS- é nossa proteção.

Existem pessoas que estão vivendo um histórico de derrotada, fracasso por ter tentado resistir as trevas de forma irresponsável, incorreta, sem entender os riscos que é; entrar em batalhas sem a Direção de Deus, são pessoas atingidas severamente pelas trevas.

  • por entrarem em batalhas que Deus não mandou.
  • por fazerem as coisas de forma independente.
  • por quererem auto- se promover (no espírito da vaidade e soberba)
  • seu alvo é chamar a atenção das pessoas através de palavras de medo e pânico, sendo verdadeiros toca- terror no meio do Povo de Deus. Quando a MENSAGEM DA CRUZ É: ” O amor de Deus que nos constrange”.
  • Lembre-se que, independência é diferente de autonomia.

A autonomia, é você poder fazer coisas, contando com outras pessoas, ainda que, a ideia tenha sido sua, ainda que algo brotou no seu coração, mas você entende que, precisa de pessoas.

  • Isso é buscar empatia do outro; em um mundo que precisa do Amor de Deus, através de servos(as) humildes, que deixam Deus aparecer e não ele(a). “Que Ele cresça e eu diminua.”
  • Soldado sozinho é soldado morto; precisamos ser IGREJA…EKLESlA.. Chamados para fora. Jesus Ordena seus Discípulos irem de 2 em 2. (não vá sozinho)

Pessoas, estão entrando em batalhas contra as trevas sozinhos. De forma independente, a independência anda de mãos dadas com o orgulho. Dizem; não preciso de ninguém. Quando você veio fazer nossa Escola do Intercessor você deu satisfação a alguém? Você pediu a Benção do seu Pastor(a)? Há eu já sou independente, já sou emancipado. Preciso te dizer que no Reino de Deus, não existe emancipação. No Reino de Deus existe. ORDEM. ” Faça TUDO COM DESCENDÊNCIA & ORDEM.”

Cuidado, com a direção da carne ou das trevas. Quando você tem atitudes sem orar é área de risco. Ex: Sair de um lugar, sem a Direção de Deus; mudança de Casa, de trabalho, de Igreja, de

Ministério- são lugares que Deus instituiu para você com um Plano Específico; é preciso cuidado, atenção, vigilância sobre as formas que Deus fala. E uma delas é através daquele(a) que O SENHOR colocou sobre sua Vida e Família. ( Seu Líder espiritual.. pra isso é preciso transparência e

Honra) *o querubim caído teve inveja de Deus*

…um ser criado por Deus, ter inveja de Deus. A criatura dizendo; um dia vou me assentar no lugar desse Deus, que não sabe ser Deus…sou perfeito, porque Ele não me coloca ali a sua destra…. os porquês, as dúvidas, os questionamentos, o espírito da insatisfação, as murmurações, as chateações, o mal humor constante; é o caráter das trevas.

…satanás não é simplesmente o inimigo da Igreja; más, inimigo de Deus. Por ser inimigo de Deus, ele quer ferir a Igreja, ferir os Filhos (Gálatas 4:1 2) … ele quer tocar nos Filhos. A ênfase é conhecermos nosso inimigo; entendermos como ele se movimenta, como ele opera. Na vida de Hamã, as trevas criam estratégias; mesmo não sendo o Rei, ele recebe uma autoridade real.

O Rei não dá a Hamã, simplesmente um papel assinado. O rei tira do seu próprio dedo um anel e diz olha; faça o que você  quiser. A autoridade está nas suas mãos. A grande benção Queridos é que sempre que as trevas, se levantam com uma estratégia para destruir o Povo de Deus; Deus já tem a

resposta para essa estratégia. “Porque nenhuma ferramenta preparada contra nós; prosperará.” Não há ferramenta, não há arma forjada, oculta, que permanecerá.

– Precisamos aprender a andar no espírito, não precisamos aprender somente sobre o espírito.

Precisamos andar no espírito, viver no espírito; porque o espírito de Deus tem o Poder de nos deixar cada vez mais sóbrios. Ele quer te tornar vigilante. Ele quer te tornar sóbrio. O que nos embriaga são as nossas emoções. O que nos embriaga são as nossas vontades. O que nos embriaga é o vinho. Enchei-vos, do Espírito Santo; ” sejam sóbrios, vigilantes porque o diabo vosso adversário, anda ao vosso derredor buscando à quem possa tragar.” O Espírito Santo, nos deixa em estado de alerta Irmãos!

O mundo jaz no maligno, ou seja, o mundo passou a descansar a dormir no maligno. O mundo passou a se sentir seguro debaixo do governo de satanás; basicamente pessoas que se sentem seguras, protegidas pelo tráfico. Pessoas que preferem traficantes, bandidos, porque o tráfico os guarda e proporciona segurança.

Hamã com esse anel, tenta transmitir para as pessoas ao seu redor segurança. Agora tenho autoridade, vamos exterminar um povinho que não se submete as ordens do Rei. Isso tudo por causa de um intercessor. Um intercessor faz muita diferença Irmãos! Foi esse Intercessor que apontou, que viu o propósito na vida de Radassa. Um

Intercessor no espírito da paternidade. Ester diz; ” Tio espera aí, será que a gente tem que fazer mesmo alguma coisa?” Está tudo tranquilo aqui! Ester estava caminhando na mesma direção que a Rainha Vastí. Se acomodando no conforto. Estou bem, onde estou; está tudo certo. Ela não sabia o que estava acontecendo do lado de fora.

– Nosso Deus, está chamando a Igreja de dentro para fora.

A Igreja Ester é a igreja que está dentro. Mas ela precisa saber o que se passa lá fora; Então Mardoqueu manda um recado, diga para a Rainha Ester; …que se ela não tomar cuidado, não somente o Povo dela morrerá, como ela também morrerá.” Porque quando descobrirem que ela também é do Povo (Igreja); lá dentro ela também morrerá. Não importa se ela é rainha. Não importa a Autoridade que ela tem. Quando descobrirem que ela faz parte desse Povo. O decreto a inclui também.

  • Se você não observar o que Mardoqueu disse para Ester; Deus c levantará outro libertador.

Se você não for; Deus levanta outro em seu lugar. Ele tem

muita gente…. Ele pode usar muita gente. Ele pode usar menino, homem, velho, jumento, pedra… se você não for, perderá a honra de servir o seu Rei.

Ester já estava tranquila, acomodada.

  • Ester, passou por um processo de Unção. Nós precisamos passar pelo processo de Unção que estava sobre Ester;

o que atrai o Noivo não é a sua aparência, não é o nome de Ester, não é o que Ester tinha. Era a Unção que Deus colocou sobre ela. Essa Unção preparou Ester…levantou Ester exaltou Ester no tempo certo, apropriado de Deus.

  • O Rei diz: ” Estou sem sono, chama o Escriba; que venha ler o livro das Crônicas…

quero que o Escriba leia os acontecimentos relatados no Livro para mim. Estava escrito: ” Dois soldados da guarda real atentaram contra a vida do Rei. Mas, um certo Mardoqueu, que estava à porta do palácio, descobriu a conspiração e denunciou os dois. E o rei teve a sua vida salva.” O rei disse; quem é este Mardoqueu?

O Rei manda chamar Hamã. Ele chama Hamã e diz; Hamã, o  que o Rei deve fazer a alguém que ele deseja honrar?

– A ênfase não está na honra de Mardoqueu. Más em o Rei colocar Hamã em seu lugar. Mardoqueu não buscava ser honrado. O intercessor de verdade é desprovido de ser visto por Homens, de ser honrado, o que ele buscar é ter seus Clamores ouvidos. Contudo, é natural a chegada da Honra.

“Envergonhados e confundidos serão todos os seus inimigos.”…Salmos 31: 1 “Não seja eu jamais envergonhado SENHOR!”

O Rei me viu até que enfim, pelo menos algum reconhecimento. Hamã diz; ” não existe honra maior do que vestir este homem com roupas reais, colocar sobre ele o manto real, a coroa…. o desejo das trevas sempre foi reinar no lugar de Deus. Deus disse; não cabe a você reinar; más, meu Filho Jesus. Os lugares de Honra são para os Filhos.

Hamã é enforcado, ele e toda sua casa. Existe uma sentença de Deus para as trevas, lançá-lo no lago de fogo e enxofre. Intercessor fica atento, vigia na Terra. Jesus disse; …” na casa de meu Pai à muitas moradas”… as casas já existem.se não fosse assim EU não teria dito à vocês. Vou preparos lugar.” João 14.

 

 

Pra Cláudia Moura

Diretora Regional Intercessão RCO.

 

 

Author: prjulio
A paz do Senhor! Eu sou o Pastor Júlio Fonseca, pastor da Igreja de Deus no Brasil, bairro Santa Terezinha, Catalão - Goiás. Mantenho meu trabalho na internet desde Fev/2007. Antes com o site idagospel.com, e agora com o site igrejadeus.com.br É um prazer tê-lo(a) aqui. Fique a vontade para explorar o conteúdo, faço votos que Deus fale com você por meio dos artigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *