Oração, jejum e santificação – Aula 4

Oração, jejum e santificação

ORAÇÃO

 A oração é a comunicação entre o homem e Deus. É a comunicação entre o nosso espírito e Deus. A atitude de orar é o reconhecimento da existência e da presença de Deus.  Orar é dar a Deus acesso às nossas necessidades (Mt 7:07).

 

A oração nos exige:

  1. Tempo com Deus – devemos separar um tempo para a oração.
  2. Disciplina de pensamentos – é uma luta espiritual que exige disposição, perseverança e a necessidade de estar atento as palavras proferidas ( II Co 10:05)
  3. A oração requer tranqüilidade e local apropriado.

 

Tipos de Oração:

  1. Deus como centro de nossas orações – É o tipo de oração que nos leva à presença de Deus. I- Ações de Graças – Agradecer a Deus por tudo que ele tem feito em nossa vida.
    • Louvor – Declarar a Deus as suas maravilhas, as suas obras, num espírito de gratidão.
    • Adoração – é o tipo de oração que o crente exalta a Deus e glorifica, mostrando a ele o quanto o ama e que ele está acima de tudo e de todos.
  2. Nós mesmos como centro das orações – Apresentar a nossa vida a Deus para que ele atenda as nossas necessidades.
    • Petições – Fazer um pedido pessoal a Deus, seja espiritual ou material (Mc 11:24).
    • Consagração ou dedicação – é uma atitude de submissão à vontade de Deus. Pedir força e sabedoria de Deus para a santificação.
    • Entrega – É descansar no senhor qualquer problema, e deixar que ele resolva todos os nossos problemas (Fp 4:6-7)
  3. Os outros como centro de nossas orações – é interceder por outras pessoas. Pedir a Deus que resolva problemas, ou cure, ou salve outra pessoa.

 

Nos cultos devemos observar para não se misturar orações, por exemplo, no instante em que estiver todos orando em adoração, não é aconselhável levantar a voz e fazer uma petição ou uma intercessão, pois foge do espírito de adoração e desorganiza o culto. Todo crente deve orar bastante, pois quem ora muito recebe muito poder e quem ora pouco recebe pouco poder.

 

JEJUM

 

Jejuar é abster-se de alimento, com a intenção de se fizer um pequeno sacrifício a Deus em resposta as bênçãos que Deus nos tem dado, ou para que Ele nos abençoe mais ainda.

 

A Bíblia nos mostra três tipos de jejum:

  1. O Jejum Típico – Este jejum não implica na abstinência de líquidos, mas apenas de alimentos sólidos.
  2. O Jejum Completo – Ou jejum abstinência de alimento sólido e líquido. Este deve ser praticado com cautela, e não pode ser muito prolongado, devido aos riscos a saúde.
  3. O Jejum Parcial – É caracterizado pelo que se come e pela freqüência com que se come. Significa abster-se de certos tipos de alimentos e durante um determinado período. Por exemplo: se você gosta muito de feijão, você faz um propósito com Deus de ficar algum tempo sem comer esse cereal.

 

Uma observação muito importante é que jejum sem oração é mera privação de alimento e não terá nenhum valor, sendo assim quando você for jejuar nunca se esqueça de orar no início, durante o período do jejum e no final do mesmo.

 

Como Jejuar:

  • – Determine previamente o tempo de duração do jejum.
  • – Em dias muito quentes, procure não se abster de líquidos. 3 – Planeje alguns versículos da Bíblia para Meditação 4 – Dê lugar ao arrependimento em seu coração.
  • Jejue com um propósito específico.
  • Jejue com uma atitude de perdão.

 

Porque Jejuar.

  1. Devo jejuar pela minha vida espiritual.
  2. Devo jejuar pelos meus próprios problemas.
  3. Devo jejuar nos períodos em que estou passando aflições.
  4. Devo jejuar quando tenho que tomar importantes decisões.
  5. Devo jejuar pela Igreja e seus membros.
  6. Devo jejuar para nossa cidade, pelo Brasil, pelas autoridades que estão no poder e pela Humanidade.

 

 SANTIFICAÇÃO

 

No ato da nossa conversão e do Batismo o Senhor Jesus nos santifica, pois os nossos pecados foram perdoados mediante o seu sacrifício na cruz do Calvário, mas para sermos salvos devemos continuar a viver em santificação, pois sem ela não seremos salvos (I Ts 5.23), pois fomos tornados santos por Ele, mas se continuarmos a ter uma vida de pecado a santidade oferecida por Cristo é manchada, impedindo a nossa salvação.

 

Santificação é então a nossa separação do pecado, do mal, do mundo e suas práticas pecaminosas, para vivermos para Deus e para servi-lo. É abandonar tudo o que sabe, sente e vê que não é de Deus e que lhe ofende.

Author: prjulio
A paz do Senhor! Eu sou o Pastor Júlio Fonseca, pastor da Igreja de Deus no Brasil, bairro Santa Terezinha, Catalão - Goiás. Mantenho meu trabalho na internet desde Fev/2007. Antes com o site idagospel.com, e agora com o site igrejadeus.com.br É um prazer tê-lo(a) aqui. Fique a vontade para explorar o conteúdo, faço votos que Deus fale com você por meio dos artigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *