ESCOLA DO INTERCESSOR – RCO
5 0 aula – 2024
Alcançando o coração de Deus através da oração
Mateus 6:1-5
1 – GUARDAI-VOS de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. 2 – Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. 3 – Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; 4 – Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente. 5 – E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Essas são instruções que Jesus está dando aos seus discípulos no sermão do Monte. Na Galileia, Jesus já havia feito mais discípulos que estavam o acompanhavam e a multidão que o seguia. Muitos maravilhados com seus milagres. Outros incrédulos em meio à multidão, questionando se Ele era mesmo o Messias. Além dos seus discípulos, havia muitos outros.
Há um momento que Ele olha a multidão e vê mais monte. Quando estudamos a geografia da Palestina não sabemos muito bem onde está localizado. Essa é uma forma de Jesus ficar acima da multidão. Subindo ao monte, então Ele fala em particular com os seus discípulos e a multidão também ouve. Ele inicia sua aula sobre o Reino de Deus, fala das Bem-aventuranças: Felizes, são aqueles que são humildes de espírito, porque deles é o reino dos
céus.
Então ensina sobre os Mandamentos:
- Não matarás;
- Não adulterarás…
Então, começa suas orientações, sua gestão de como seus discípulos exercerem 3 aspectos importantes dos seguidores do Reino, que são:
1) Semear na vida do próximo…Orar e Jejuar. Então Ele orienta segundo o texto, o que chamam de Oração do Pai Nosso, que muitos não compreendem.
Ela é precedida de duas orientações de Jesus sobre a forma de orar.
1 0 – Ele diz aos discípulos:
Quando vocês orarem evitem duas situações:
- – Hipocrisia e…
- – Vãs repetições que é baseado em um conceito errado a respeito do Pai.
Ele continua… pelo que Orar? Então é a oração que Ele ensina dividida em 2 partes.
- Os 3 primeiros pedidos têm a ver com o Reino de Deus.
- E os 3 últimos pedidos tem a ver conosco.
Essa sequência é pedagógica.
Jesus conclui com uma condição. Se nós não perdoarmos as pessoas; Deus também, não vai ouvir nossa Oração. A forma como tratamos as pessoas vai determinar a eficiência do nosso clamor.
Meu objetivo é:
- Mostrar dentro das Escrituras a necessidade do
crente orar.
- Crer que suas Orações têm resposta pelo Senhor. – E ministrar nessa noite qual a instrução dada por Jesus de Orarmos de forma eficaz.
Orar, todo crente ora. Mas, não podemos ver como algo simplório, natural. Jesus, nos revela algo muito maior! É preciso ir além. É preciso na Oração:
1 – Disciplina
- Vontade
- Decisão
- Acreditar
- Determinação
A verdade é que no sufoco cada um pede…Ora… chora como dá conta. E Ele atende!!!
Porque, em suas muitas misericórdias nos socorre. Porque, não sabemos Orar como convém, mas o mesmo Espírito, intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
Jesus é o nosso mediador. Contudo irmãos, para que nosso clamor seja eficaz; devemos seguir as orientações do Mestre.
Começando então, com as duas situações que Jesus faz referência que devem ser evitadas na oração:
1 0 ponto:
Vers. 5 “E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas
sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.”
“E, quando orardes…”, Ele não diz – “Se orardes”.
Ele compreende que, nós vamos orar. Orar é uma obrigação de todo discípulo.
Então não é:
No dia em que vocês orarem; – Se vocês quiserem orar.
Mas Ele está pressupondo que a Oração vai acontecer.
Não existe no Novo Testamento nenhuma orientação sobre quanto tempo devemos orar.
Se é 10 minutos, 5 minutos, 1 hora, 2 horas.
A Bíblia não fala sobre o tempo de oração. O que a Bíblia nos ensina é: “Orai sem cessar”…
Então, a oração por ordem de Jesus tem que ser contínua… na vida do crente. Uns oram 5 minutos, outros 10 minutos, outros meia hora, outros sem
cessar
Agora, é muito importante o cuidado para não acreditar que você é espiritual só se você orar uma hora todos os dias. Não podemos agir assim irmãos, porque a Bíblia não faz assim.
O que está escrito é: Ore sempre…. Andando, no chuveiro, no trânsito, na cozinha, na faxina, viajando, deitado, nas férias, na visita, no passeio, no devocional, no trabalho, se for possível.
Onde você estiver; Ore! Em comunhão com Deus, em espírito de oração.
Muitas vezes o Espírito Santo te traz alguém a memória, ore para o livramento do Senhor àquela pessoa.
Ou o Espírito Santo, está te inquietando para fazer mais que Orar: fazer uma cesta, fazer uma visita, ouvir aquela pessoa, levar uma oferta… não resista ao Espírito Santo.
É importante saber que, aquele que quer organizar sua vida de Oração com Deus, vai organizar um tempo de qualidade em casa com Deus e um tempo de qualidade de Oração na igreja.
1 0 Não sejam como os hipócritas… qual a definição de hipócrita para Jesus aqui?
No Grego: esconder-se atrás de alguma coisa. O nome hipócrita foi dado aos atores do teatro antigo. Quando se apresentavam em uma peça traziam uma máscara, podiam até estar chorando, mas a máscara que colocavam na frente do rosto era um sorriso.
Nas peças teatrais, o ator era chamado hipócrita. Porque estavam escondidos atrás de alguma coisa. Então quer dizer, uma pessoa que parece ser o que não é.
Jesus usa o termo hipócrita, para as pessoas que
andam com Deus, se parecem piedosas, espirituais, mas na verdade não são.
Jesus, não está proibindo Orar na frente dos outros, mas quando for Orar na presença de outras pessoas, nunca Ore para impressionar os outros, para pensarem que você é uma pessoa espiritual, quando você mesmo sabe que não é assim.
A pessoa se envolve com as atividades na igreja, o nome dela está lá, mas o coração dela não é limpo, não é reto diante de Deus, não é puro. Isso é máscara, é ser hipócrita. Parece alguma coisa, mas na verdade não é.
Jesus se refere no versículo 5 aos fariseus. Os fariseus eram os religiosos mais conhecidos. Eram quem se dedicavam a conhecer a lei de Deus em detalhes, cumpriam todos os mandamentos da lei, mas era só faixada! E foram os mesmos que levaram Jesus para o Calvário.
Jesus disse: “Quando vocês Orarem, não sejam como os hipócritas…”
Porque eles gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos pelos homens. (Isso ñ quer dizer, que o Ministério da Intercessão ñ podem levantar as mãos e ficarem de pé, intercedendo pelo Culto, pelas Conferências, pela Liderança e pelo Povo. Precisamos, de YHWH. esse louvo, como um Exército de Deus; contudo, com coração humilde, de servo, na total dependência do SENHOR DA IGREJA- JESUS CRISTO)
Rituais eram impostos… Iam na praça orar 3x por dia porque era lei. Quando dava seu horário, o fariseu ia para o lugar mais exposto da praça. Observava se alguém estava vendo ele orar, então começava no lugar mais público. (Cuidado Intercessor, com o Espírito do orgulho e vaidade) Jesus disse: Esse é o hipócrita.
A oração não pode ser um meio para se promover.
Qual a nossa motivação?
Jesus, não está proibindo Orarmos em público, contudo, nosso clamor é ao Senhor. Não podemos usar a Oração para impressionar as pessoas.
Nem você ser incrédulo e fechar seu coração não acreditando que o Espírito Santo usa pessoas; porque, você pode perder sua benção por esse motivo. Essa é uma situação pessoal, cada um prestará conta com Deus de sua vida na presença de Deus.
Então, o que devemos fazer?
Vers. 6 “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” (Devemos chegar a Igreja já cheios de Deus; de uma vida de Intimidade com O
ESPÍRITO SANTO)
Jesus está ordenando evitar a hipocrisia.
A orientação é para ser sincero no coração.
A comunhão entre você e Deus deve ser longe de aplausos. O clamor profundo é o secreto com Deus. É preciso entender o contexto, as palavras de Jesus, porque já houve um movimento que interpretou as palavras de Jesus, para orar somente no quarto. No culto não. (Cuidado com movimentos heréticos) O que Jesus está falando é da “intimidade do secreto”, só você e Ele. E é dele que buscamos a recompensa.
2 0 ponto: Jesus diz para não repetir
Vers. 7 e 8 “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.” Ele falou sobre os fariseus, agora fala sobre os pagãos, de como não devemos orar. Também eram religiosos.
Os pagãos acreditam em seus deuses, em suas religiões. Oram a seus deuses, levam oferendas, ofertas aos seus deuses e muitas vezes em grande disciplina e ordem. Então, porque esses deuses não são deuses verdadeiros, você encontra as repetições. Como se as repetições de frases, de palavras tivessem o poder para influência da divindade.
Nós vemos Elias quando desafia os profetas de baal. Vamos ver aqui o verdadeiro Deus nos dias de Elias.
Os profetas de baal clamavam para que viesse fogo do céu. Passaram o dia todo gritando, se retalhando para que baal respondesse. E Elias dizia: “gritem mais alto para ver se baal responde vocês.” Quando chega o momento de Elias, ele pede para molhar bem o altar sobre o animal morto e ele ora somente uma vez e Deus responde! Para verem que o Senhor é Deus, desce fogo do céu e consome o altar. ( Orar só uma vez e Deus responder, tem significado:” Vida no secreto com o SENHOR”. Ñ quer dizer que ñ devemos insistir….”pedi e dar-vos-á”)
Então Jesus está dizendo: “não sejam como os gentios que pensam que pelo muito falar, serão ouvidos” .com ansiedade falar, falar por falar.
Pedimos com Fé).
Eles não sabem quem é Deus.
Como diz no verso 8, não devemos ser semelhantes a eles porque vosso Pai sabe do que tendes necessidade, antes de nos pedirmos. Nosso Deus conhece nossas necessidades por Ele ser Onisciente, Onipotente e Onipresente.
Não é como os deuses da imaginação humana. Ele conhece tudo, sabe de tudo sobre nós. Mesmo que você mude o foco, Ele sabe qual a sua verdadeira necessidade.