A igreja preciosidade de Jesus na terra

Escola do Intercessor- RCO

3 • AULA. 2024

 

Tema: “A igreja! a preciosidade de Jesus na terra.”

 

  • O que é Igreja? Atos 2:37-47
  • Eklesia – palavra grega – Chamados para fora.
  • Quero considerar com vocês o texto de Mateus 7.21-23 e falar sobre “Como Brincar de ser Igreja.”

Ou como a Igreja falsa se incorpora a igreja verdadeira: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor; entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.

  • Mateus 13 JESUS nos diz sobre vários tipos de igrejas…

Em Mateus 12. 22-31, os fariseus e os seus aliados haviam cometido o pecado imperdoável de atribuir a satanás as obras de Cristo Jesus, disse que; os perdoaria por qualquer coisa, exceto por aquilo em outras palavras, era como se Jesus estivesse dizendo: “Se vocês têm visto tudo isso que faço, se têm visto todos os milagres e ouvido tudo que tenho dito e concluem que os faço pelo poder de satanás, vocês

estão além da possibilidade de crer. Vês receberam toda essa revelação e não a aceitam; não há mais nada que possam receber.

Seguir-me, ver-me, observar-me, ouvir-me e concluir que tudo isso é satânico deixa vocês excluídos da possibilidade de crer”.

  • A era da igreja é o assunto de Mateus 13.
  • Tendo deixado Israel de lado por causa de sua incredulidade, Cristo começa a introduzir parábolas que descrevem a natureza singular da era da Igreja.
  • Ele diz que na era da Igreja; haverá trigo e joio.

(Mateus 13: 24- 30) “Jesus lhes contou outra parábola, dizendo: “0 Reino dos céus é como um homem que semeou boa semente em seu campo. Mas enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi. Quando o trigo brotou e formou espigas, o joio também apareceu. Os servos do dono do campo dirigiram-se a ele e disseram: ‘O senhor não semeou boa semente em seu campo? Então, de onde veio o joio? ‘Um inimigo fez isso’, respondeu ele. “Os servos lhe perguntaram: ‘O senhor quer que vamos tirá-lo? Ele respondeu: ‘Não, porque, ao tirar o joio, vocês poderão arrancar com ele o trigo. Deixem que cresçam juntos até à colheita. Então direi aos encarregados da colheita: Juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; depois juntem o trigo e guardem-no no meu celeiro’

Esses são os verdadeiros e os falsos crentes. Ficará tão difícil distingui-los, que você não será capaz de fazer isso até que Deus mesmo, que é o Juiz, faça a distinção.

  • Em seguida Jesus fala sobre as várias dimensões da Igreja.

Parábola do grão de mostarda.” E contou-lhes outra parábola: “O Reino dos céus é como um grão de mostarda que um homem plantou em seu campo. Embora seja a menor dentre todas as sementes, quando cresce torna-se a maior das hortaliças e se transforma numa árvore, de modo que as aves do céu vêm fazer os seus ninhos em seus ramos”. (Mateus 13: 31,32)

Dá-nos a ideia que; a Igreja explodirá em grandes números, mas incluirá os crentes verdadeiros e os falsos.

A era da Igreja será uma era bastante estranha; e ela é realmente isso agora.

Hoje, sob o nome de “Igreja” há todo tipo de variedades de pessoas:

Cristo ordenou a João, no livro de Apocalipse, que escrevesse à igreja de Sardes: “Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto.” (Ap 3,1) Comentário verdadeiro sobre muitas igrejas de nossos dias. Elas têm um título, têm um nome, mas estão mortas. Por que estão mortas? Estão mortas, principalmente, porque as pessoas que estão nelas são mortas.

Paulo disse aos cristãos de Éfeso: “Estando vós mortos nos vossos delitos e pecados” (Ef 2.1), consequentemente, pessoas mortas constituirão uma igreja morta. A igreja não está sofrendo nem morrendo hoje por causa dos ataques procedentes do lado de fora; satanás não precisa desperdiçar tempo com esses ataques, as pessoas estão mortas no lado de dentro.

– Mas, por outro lado existem Igrejas Vivas –

Uma igreja que conhece Jesus Cristo e proclama sua

PALAVRA – sempre estará sob ataque. Porque esse tipo de Igreja Viva será a consciência da Comunidade. Jesus disse: “Ai de vós, quando todos vos louvarem!” (LC 6.26).

A Igreja deve sempre estar no lado oposto em relação ao mundo, porque luz e trevas não têm comunhão mútua.

“Que harmonia, entre

Cristo e o maligno?” (2 co 6.15) – não há qualquer relacionamento.

É muito importante que entendamos isso. Paulo o esclarece em a (2 Coríntios 6.14) Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?

  • Uma Igreja Viva Genuína- Comunica o Evangelho a pessoas mortas, porque o Evangelho pode torná-las vivas.

Essa é a Missão da Igreja. (Anunciar as Boas Novas em Amor) De acordo com as Escrituras, não há qualquer maneira pela qual a Igreja pode cortejar o mundo. A Igreja tem de ser a consciência do mundo. A igreja tem de ser tão bem determinada em cumprir seu papel, que se torna antagonista do mundo.

Quando a Igreja corteja o mundo, ela morre. A igreja de Sardes, embora fosse Viva, estava cortejando o mundo, por isso, não era viva, e sim morta (Ap 3.1).

  • O dever da Igreja é não somente ensinar os santos. Más também advertir os homens quanto a VERDADE DE DEUS ( Salvação em Cristo Jesus nosso SENHOR) Não estamos sendo fiéis à chamada de Deus se; tudo que fazemos é anunciar a vida abundante. Em algum ponto, temos que proclamar que o homem é um pecador, está separado de Deus. “Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo. Pois Ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade…”( Efésios 2; 1 3,1 4)

Jesus disse: “Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra. Assim, os inimigos do homem serão os da sua própria casa”. (Mateus 10; 34- 36)

  • A CONDIÇÃO PARA A ENTRADA NO REINO.

Em seguida, o silêncio é rompido pelas palavras de Jesus Cristo: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Paí, que está nos céus”. (Mt 7.21).

Qual é essa condição? Como os homens entram no reino de

Deus? Como você pode ter um relacionamento vital com Deus? Não são aqueles que dizem: “Senhor, Senhor” – são aqueles que fazem a vontade de Deus que entram no céu.

Mateus 25: 1-30 A Dez Virgens- convidadas a uma festa. Cinco delas foram e haviam-se preparado antes; levando óleo e tendo-o em suas lamparinas. As outras cinco eram néscias, tolas…” (foram despreparadas)

O profeta Oséias ilustra isso em seu livro (Os 8.2-4)

Israel clama a mim: ‘ó nosso Deus, nós te reconhecemos!

Mas Israel rejeitou o que é bom; um inimigo o perseguirá. Eles instituíram reis sem o meu consentimento; escolheram líderes sem a minha aprovação. Com prata e ouro fizeram ídolos para si, para a sua própria destruição.

O povo da época de Oséias, estava quase arruinado historicamente. Israel havia decaído e, no tempo da profecia de Oséias, ele estava repreendendo e falando severamente sobre a falta de conhecimento do povo, dizendo: “O meu Povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” (Os 4.6). Ele disse que o Povo não tinha qualquer realidade em seu interior. Oséias, os comparou com o orvalho da manhã que evapora (Os 6.4)”Que posso fazer com você, Efraim? Que posso fazer com você, Judá? Seu amor é como a neblina da manhã, como o primeiro orvalho que logo evapora.

Não tinham nenhuma substância. Haviam negligenciado e esquecido a Deus nem ao menos se aproximavam da Casa de Deus.

Quando você lê (Oséias 8.1-2) O Profeta retratando um abutre, traduzido “águia”, mas, na realidade, isso é uma tradução da palavra hebraica que significa “abutre”.) A imagem é a de um abutre voando sobre a casa de Deus.

E simboliza o fato de que, mesmo com toda a atividade religiosa de Israel, a verdade autêntica era que o lugar era morto e essa era a razão porque o abutre pairava sobre eles.

Nada havia ali, como o símbolo de seu relacionamento com Deus ser somente de palavras. Aquela geração específica de pessoas havia deixado de lado seu relacionamento com Deus como resultado de seus próprios desejos.

Você observa que não são aqueles que desejam entrar no reino que entram necessariamente; nem mesmo aqueles que pedem entrada no reino. Não basta pedir. Não basta desejar. Basta ser obediente.

  • Deus estabeleceu regras para a entrada no Reino: Elas têm de ser obedecidas, pois, do contrário, não há entrada. O desejo de querer entrar no Reino pode ser como, chegar a ir à Igreja, envolver-se superficialmente, porém ñ cria raízes, ñ enraíza seus pés.

O Ap. Pedro diz: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (At 4.12) – A igreja foi instituída por DEUS para ser a maneira pela qual ELE age no mundo, reunindo seu Povo.

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. (Efésios 2: 8,9)

Pessoas que são salvas em JESUS CRISTO através do arrependimento genuíno, pela a graça e misericórdia de DEUS CONGREGAM! ” Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia do SENHOR.” (Hebreus 10: 25)

  • O que é Igreja local?
  • (Atos 2: 14- 36)
  • O Ap. Pedro, pregou afirmando que CRISTO era o MESSIAS de acordo com a Escritura.
  • Quando ele termina de pregar, vemos em Atos 2: 37- 41 que a multidão se tocou com as palavras do Ap. Pedro e perguntaram: O que é que vamos fazer? E agora?
  • Nós acreditamos em você, Pedro. Estamos arrependidos!
  • A resposta de Pedro foi:
  • Isso mesmo; vocês têm que se arrependerem; – Vocês Têm que ser batizados.
  • E assim, vocês receberão perdão dos seus pecados.
  • Receberão 0 ESPÍRITO SANTO.
  • E essa promessa não é somente para vocês, é também para os filhos de vocês e para outras pessoas as quais DEUS irá chamar.
  • E se aquebrantarem o coração, vocês receberão a salvação dessa geração perversa. Porque DEUS trará juízo sobre ela, por terem rejeitado o MESSIAS.
  • Naquele mesmo dia, três mil foram batizados, conforme diz; “Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.” (Atos 2:41) Não estão contando as mulheres e muito menos com os filhos (as).
  • Nós imaginamos ser uma multidão de seis a sete mil pessoas no total que ouviram as palavras de Pedro e foram batizados.
  • O que aconteceu depois? Foram embora? Cri no MESSIAS, fiz minha parte.
  • O que fizeram?
  • Eles se organizaram como Comunidade.
  • Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos. (Atos 2: 46,47)
  • Então, qual foi a reação da multidão?
  • Creram em JESUS CRISTO;
  • Formaram uma igreja, se tornaram uma Comunidade de Fé. – Um ajuntamento de pessoas que; professavam a mesma fé em JESUS CRISTO, eles e seus filhos (as).
  • Propósito
  • Edificação
  • Serem instruídos na Palavra de DEUS.
  • Se apoiarem, se acolherem.
  • Terem uma liderança que falasse na vida deles.
  • Uma comunidade terapêutica de Amor.
  • Que permitam ser corrigidos em amor na Palavra.
  • Tudo aquilo que JESUS CRISTO ordenou obedecessem. – O que fizeram, não foi uma ideia surgida do nada, não era uma invenção humana do tipo: Vamos fazer um grupo aqui, vamos ficar juntos.
  • O que eles fizeram foi sobre orientações dos Apóstolos, os quais receberam Orientações do próprio JESUS CRISTO.
  • Autoridade da Igreja – (Mateus 16:13-20)
  • JESUS pergunta aos discípulos: “O que vocês acham que EU SOU?”
  • A resposta de Pedro foi:

“Tu és 0 CRISTO, FILHO do DEUS VIVO.”

E JESUS diz: Bem aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que estás nos céus.”

  • Como IGREJA; de que forma deveriam resolver situações ñ compreendidas entre Irmãos.”
  • “Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas. Se ele se recusar a ouvi-los, conte à Igreja; e se ele se recusar a ouvir também a Igreja, trate-o como pagão ou publicano. (Mateus 18: 15-17)
  • A ordem de JESUS aos seus Discípulos
  • “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. (Mateus 28:1 9,20)
  • Como fazer Discípulos?
  • Em amor e cuidado, zelo, reunindo, gastando tempo. Batizando e ensinando; essas pessoas a guardarem tudo o que ELE tem ordenado.
  • Noutras palavras, JESUS ensinou os seus discípulos que aqueles que cressem NELE tinham que:
  • Estarem juntos.
  • Serem batizados.
  • Tinham que ser instruídos na Palavra e não nos achismos… – Tinham que ser disciplinados na PALAVRA e sabiam disso.
  • E como se faz isso? Sendo Igreja!
  • Que outra forma para expressar o Cristianismo se não for através da Igreja? (Quem não se submete não congrega; por isso é preciso dar valor em quem congrega, mesmo com suas limitações)
  • A IGREJA foi instituída por JESUS CRISTO.
  • A igreja se formou a partir daquela multidão de Atos 2, a qual Pedro pregou que JESUS era o MESSIAS, eles creram e foram batizados e assim, ajuntaram-se formando a Igreja do SENHOR JESUS CRISTO na terra.
  • Eles ajuntaram-se para fazer o que JESUS ordenara:
  • Serem Edificados NA PALAVRA.
  • Serem instruídos na Palavra pelos apóstolos.
  • Se acolherem.
  • Terem paciência com o fraco na Fé. (No cuidado com as palavras…no trato sem cobranças e críticas.)
  • Serem os quatro amigos- dispostos a descerem a cama do

amigo paralítico.”

“Vieram alguns homens trazendo um paralítico numa maca e tentaram fazê-lo entrar na casa, para colocá-lo diante de Jesus. Não conseguindo fazer isso, por causa da multidão, subiram ao terraço e o baixaram em sua maca, através de uma abertura, até o meio da multidão, bem em frente de Jesus. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse: “Homem, os seus pecados estão perdoados”. (Lucas 5: 18- 20)

  • Anunciar que JESUS salva, liberta e batiza com o ESPÍRITO SANTO.
  • Fazer o Nome de JESUS ser conhecido pelos quatro cantos desse mundo.
  • Cuidar dos Filhos- porque a promessa é para vocês e os filhos de vocês…
  • Isso é ser a IGREJA.
  • A IGREJA não é uma instituição humana, ela tem a origem em JESUS CRISTO.
  • Ela não é invenção de algum doido que queria ganhar dinheiro, embora tem doidos no mundo querendo ganhar dinheiro através do SANTO.
  • A Missão não é imposta é aceita.
  • A comunidade dos que creram, se reuniram para serem instruídos na Palavra de DEUS.
  • Celebrar o Sacramento: batismo, ceia, lavagem dos pés dos santos (João 1:32-33 e João 13: 1-16) – Serem edificados nessa Palavra.
  • Se auxiliarem mutuamente.
  • Se corrigirem em amor. – Anunciar JESUS.
  • Se ser igreja é isso, então é o dever de todos os que confessam a JESUS CRISTO como FILHO do DEUS vivo e seu único e suficiente salvador, se juntar aos demais que professam a mesma fé.
  • É dever deles fazer e ser parte de uma igreja que professa essa mesma verdade.
  • Que é baseada na Palavra de DEUS.
  • Que exalta a Pessoa de JESUS.
  • Que oferece todas essas condições para que as pessoas cresçam na Graça e no conhecimento de DEUS.
  • O DONO da igreja que é JESUS, também o DONO da
  • Quando tomamos a decisão de fazer parte desse Corpo dessa Comunidade; JESUS nos dá essa autoridade, pois há poder em SEU Nome.
  • “Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada, absolutamente lhes fará dano. (Lucas 10:19)
  • A autoridade do crente é o resultado de um decreto de DEUS para seu Povo.
  • Esse decreto de autoridade da Igreja é sobre todo o mal.
  • Sobre as enfermidades.
  • Sobre influências malignas.
  • Maldades humanas.
  • Contendas, incredulidade.
  • A maioria dos Cristãos não acreditam que podem ser usados por DEUS.
  • Declarar Isaías 54: 13 – “Todos os teus filhos serão ensinados do SENHOR e será grande a paz de teus filhos.” – Nós só podemos ter Paz, se conhecermos a nossa Posição Espiritual.
  • Se eu souber quais os decretos que DEUS imputou a minha vida; seja ataque verbal contra a sua vida, confusão, doença, a Mão Divina do SENHOR será como uma tocha de fogo em sua defesa.

Qualquer mal que intentar contra a sua vida; FRACASSARÁ.

Author: prjulio
A paz do Senhor! Eu sou o Pastor Júlio Fonseca, pastor da Igreja de Deus no Brasil, bairro Santa Terezinha, Catalão - Goiás. Mantenho meu trabalho na internet desde Fev/2007. Antes com o site idagospel.com, e agora com o site igrejadeus.com.br É um prazer tê-lo(a) aqui. Fique a vontade para explorar o conteúdo, faço votos que Deus fale com você por meio dos artigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *