VENDENDO SUA PRIMOGENITURA EM TROCA DE BÊNÇÃO MATERIAL

Visite:Ida Gospel, DIVERSOS, DINÂMICA, MENSAGEM, MUNDO Gospel,RESPOSTAS,NOTÍCIAS,

Texto: Gn.25.27-34

(Gênesis 25:27) – E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas. 28) – E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó. 29) – E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado; 30) – E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom. 31) – Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura. 32) – E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura? 33) – Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. 34) – E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.
Introdução:
Jacó e Esaú eram gêmeos e tiveram as mesmas oportunidades.
A grande diferença entre suas histórias se deu por causa das escolhas que fizeram.
Esaú, que tinha o direito de primogenitura, desprezou a bênção, trocando-a por um prato de lentilhas.
A pergunta a ser feita, quantas pessoas trocam sua passagem para a morada celestial, por algo terreno. A todos que desejam proceder dessa forma satanás estará disposto a fazer a troca. Mais não se enganem. ele feio para matar, roubar e destruir. Jesus veio para que tivessemos vida e vida em abundância, vida eterna.
1- Uma necessidade – a fome.
Esaú chegou do campo faminto. O momento da necessidade é oportuno para a tentação.
O mesmo aconteceu com Jesus no deserto (Mt.4.1-3). Ele também é um filho primogênito.
2- Uma solução – um prato de lentilhas.
O inimigo tem uma “solução” enganosa para muitos problemas humanos. É um suprimento da necessidade, mas envolve a prática do pecado. A mesa do inimigo (I Cor.10.21) contém os “banquetes” que o mundo oferece. Estão prontos e fáceis. Sem trabalho ou espera. Sexo ilícito,dinheiro sujo, negócio ilegal, etc.
3- Um preço – o direito de primogenitura.
O inimigo é hábil no comércio (Ez.28.16,18). O homem usa agora e paga depois.
(Ilustração: cartão de crédito). A tentação é grande, mas o preço é alto demais.
O inimigo quer destruir o relacionamento do homem com Deus e conduzir sua alma ao inferno.
Conclusão: Todos os homens têm oportunidade diante de Deus, mas suas escolhas determinarão sua eternidade. Não aceitemos as ofertas de Satanás.
Os homens dos últimos dias
II Timóteo 3: 1 SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. 2 Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, 3 Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, 4 Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, 5 Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. 6 Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; 7 Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. 8 E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. 9 Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles. 10 Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência, 11 Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o SENHOR de todas me livrou; 12 E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. 13 Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. 14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, 15 E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. 16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
O texto apresenta dois tipos de pessoas:
Primeiro tipo: Os Homens maus (v.13) – Citar suas características (v.2-5), explicando-as.
Citar as conseqüências presentes de seus atos: colher o que se plantou. (v.13)
e a conseqüência futura : perdição eterna.
Segundo tipo: Os homens de Deus, (homens ou mulheres), os cristãos,
representados aí pelo cristão Timóteo.
Timóteo era diferente dos homens citados anteriormente.
Enfatize a expressão “tu porém..” dos versos 10 e 14.
Motivos da diferença de Timóteo: exemplo de Paulo (v.10) e o uso
das Sagradas Escrituras (v.15). Conseqüência da vida cristã: salvação (v.15)
Obs.: A salvação não será por merecimento mas pelo sacrifício de Cristo.
Quem vive a vida cristã mostra que está no caminho da salvação eterna.
Conclusão: “De que lado você está?”
Levar os ouvintes a refletirem sobre seus atos e sobre a
oportunidade que Deus dá para os “homens maus” se convertam.

TAG: VENDENDO SUA PRIMOGENITURA EM TROCA DE BÊNÇÃO MATERIAL
  Deus é gospel, Jesus é Senhor e Pastor, aprenda dinâmicas na Ida Gospel

Deus te ama e tem um plano maravilhoso de vida e salvação para você!!!
Pastor Júlio Fonseca

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on print
prjulio

prjulio

Pastor da Igreja de Deus no Bairro Santa Terezinha - Catalão/Go. Pastoreando a 16 anos, pai de 5 filhos, Servo do Deus altíssimo, utilizando a internet como meio de propagação da palavra de Deus a quem desejar. Com humildade e amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

whatsapp

Últimas Postagens