VENDENDO SUA PRIMOGENITURA EM TROCA DE BÊNÇÃO MATERIAL

Visite:Ida Gospel, DIVERSOS, DINÂMICA, MENSAGEM, MUNDO Gospel,RESPOSTAS,NOTÍCIAS,

Texto: Gn.25.27-34

(Gênesis 25:27) – E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas. 28) – E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó. 29) – E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado; 30) – E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom. 31) – Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura. 32) – E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura? 33) – Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. 34) – E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.
Introdução:
Jacó e Esaú eram gêmeos e tiveram as mesmas oportunidades.
A grande diferença entre suas histórias se deu por causa das escolhas que fizeram.
Esaú, que tinha o direito de primogenitura, desprezou a bênção, trocando-a por um prato de lentilhas.
A pergunta a ser feita, quantas pessoas trocam sua passagem para a morada celestial, por algo terreno. A todos que desejam proceder dessa forma satanás estará disposto a fazer a troca. Mais não se enganem. ele feio para matar, roubar e destruir. Jesus veio para que tivessemos vida e vida em abundância, vida eterna.
1- Uma necessidade – a fome.
Esaú chegou do campo faminto. O momento da necessidade é oportuno para a tentação.
O mesmo aconteceu com Jesus no deserto (Mt.4.1-3). Ele também é um filho primogênito.
2- Uma solução – um prato de lentilhas.
O inimigo tem uma “solução” enganosa para muitos problemas humanos. É um suprimento da necessidade, mas envolve a prática do pecado. A mesa do inimigo (I Cor.10.21) contém os “banquetes” que o mundo oferece. Estão prontos e fáceis. Sem trabalho ou espera. Sexo ilícito,dinheiro sujo, negócio ilegal, etc.
3- Um preço – o direito de primogenitura.
O inimigo é hábil no comércio (Ez.28.16,18). O homem usa agora e paga depois.
(Ilustração: cartão de crédito). A tentação é grande, mas o preço é alto demais.
O inimigo quer destruir o relacionamento do homem com Deus e conduzir sua alma ao inferno.
Conclusão: Todos os homens têm oportunidade diante de Deus, mas suas escolhas determinarão sua eternidade. Não aceitemos as ofertas de Satanás.
Os homens dos últimos dias
II Timóteo 3: 1 SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. 2 Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, 3 Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, 4 Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, 5 Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. 6 Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; 7 Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. 8 E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. 9 Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles. 10 Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência, 11 Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o SENHOR de todas me livrou; 12 E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. 13 Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. 14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, 15 E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. 16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
O texto apresenta dois tipos de pessoas:
Primeiro tipo: Os Homens maus (v.13) – Citar suas características (v.2-5), explicando-as.
Citar as conseqüências presentes de seus atos: colher o que se plantou. (v.13)
e a conseqüência futura : perdição eterna.
Segundo tipo: Os homens de Deus, (homens ou mulheres), os cristãos,
representados aí pelo cristão Timóteo.
Timóteo era diferente dos homens citados anteriormente.
Enfatize a expressão “tu porém..” dos versos 10 e 14.
Motivos da diferença de Timóteo: exemplo de Paulo (v.10) e o uso
das Sagradas Escrituras (v.15). Conseqüência da vida cristã: salvação (v.15)
Obs.: A salvação não será por merecimento mas pelo sacrifício de Cristo.
Quem vive a vida cristã mostra que está no caminho da salvação eterna.
Conclusão: “De que lado você está?”
Levar os ouvintes a refletirem sobre seus atos e sobre a
oportunidade que Deus dá para os “homens maus” se convertam.

TAG: VENDENDO SUA PRIMOGENITURA EM TROCA DE BÊNÇÃO MATERIAL
  Deus é gospel, Jesus é Senhor e Pastor, aprenda dinâmicas na Ida Gospel