A NOVA VIDA EM CRISTO

A NOVA VIDA EM CRISTO
SÉRIE PARA NOVOS CONVERTIDOS 
Capítulo III _- A NOVA VIDA EM CRISTO
A nova vida que a pessoa convertida desfruta e uma vida no espírito de Deus. Isto implica no fato de seu comportamento ser caracterizado pela retidão e pelo amor. (I Pedro 1:15 ; Efésios 4:25 e 5:5 ).
A Bíblia tem orientação segura para o crente conduzir seus passos neste mundo. Através de suas páginas você encontrará tudo quanto necessita saber a respeito de atitudes e motivos para sua conduta.
OS CONFLITOS DA NOVA VIDA
1. O CRISTÃO PODE ESPERAR VIOLENTA OPOSIÇÃO ( leia João 16:33 ). O que o Senhor Jesus falou a respeito da nossa atitude ao sermos perseguidos?
2. HÁ OPOSIÇÃO POR PARTE DE UM MUNDO ÍMPIO. Esta oposição pode assumir a forma de privações financeiras, zombaria de amigos e, em alguns casos, vantagens pessoais. Acontece também a perseguição hostil ( I Pedro 4:12 ). É por esta razão que Paulo escreveu à Timóteo: “ Sofre comigo as aflições como um bom soldado de Jesus Cristo. ( II Timóteo 2:3).
3. SATANÁS NÃO DESISTE: A Bíblia ensina a respeito da existência de Satanás como uma realidade inegável e poderosa. Ele é inimigo de Cristo e de todos os seus seguidores. Aceitar a Jesus Cristo como Salvador pessoal é o mesmo que declarar-lhe guerra. Ler ( I Pedro 5:8 ). Ele envia todos os esforços no sentido de frustar e derrotar os discípulos de Jesus.
4. A NOVA VIDA ENVOLVE UMA LUTA INTENSA: Viver a nova vida em termos de realizar a vontade de Deus é disputar uma corrida onde todas as coisas são deixadas de lado para olhar apenas uma meta final ( hebreus 12: 1-2 ). O Cristão precisa conquistar vitória sobre os sentimentos de orgulho, inveja, preconceito, mentira e outros semelhantes. Faça uma lista de algumas áreas de sua vida, sobre os quais você precisa alcançar vitória.
5. OS RESULTADOS PODEM DESAPONTAR: Seja honesto em reconhecer este fato. A nova vida em Cristo tem seus altos e baixos. Podem acontecer falhas e derrotas em alguns aspectos; depressão, desapontamento e falta de coragem em outras ocasiões, mas também acontecerão momentos de vitórias, alegria e satisfação imensos. A tentação vencida uma vez voltará outras vezes. A santidade não significa perfeição absoluta. Leia ( I João 1: 8-10 ). O crente deve aceitar a realidade de sua própria fraqueza e nutrir a disposição de perdoar-se e si mesmo, baseando-se no fato de que Deus perdoa e perseguir o objetivo da obediência e semelhança em Cristo .
CAPÍTULO IV – A NOVA VIDA EM CRISTO
OS SINAIS DA NOVA VIDA
1. A NOVA VIDA É DIFERENTE – Os cristãos primitivos demonstram através de um viver diferente que tinham estado com Jesus Cristo. Este fato deve ser uma realidade na experiência cristã. Algo novo entra em nossa existência quando aceitamos a Cristo ( leia e medite em II Corintios 5:17 ). Novos objetivos, novos padrões, novo senso de valores e uma nova modificação. Esta nova natureza deve ser expressar em todas as esferas da vida.
2. É UMA VIDA CONTROLADA POR CRISTO – Cristo deve ser o Senhor da nova Vida, a figura central, a quem devemos obediência ( leia Filipenses 2 : 5-11 ).
3. É UMA VIDA ONDE AS ATITUDES E AÇÕES DE NOVO SER REFLETEM O AMOR DE CRISTO – ( leia I João 3 : 17-18 ) o amor cristão genuíno ignora qualquer preconceito de raça ou classe social, pois Deus no seu amor, não faz distinção de qualquer espécie. O amor abrange até mesmo os inimigos, como ensinou o Senhor Jesus Cristo ( Mateus 5 : 44 ). O amor é perdoador e não alimenta espirito de vingança. É bom que se note uma das características marcantes do amor é que ele sempre se concretiza. Desta forma, a nova vida deve ser uma constante demonstração de amor.
4. UMA VIDA MARCADA PELA EVIDÊNCIA DA DEDICAÇÃO AOS PROPÔSITOS DE DEUS EM CRISTO E POR UM ENVOLVIMENTO ATIVO NELAS – O envolvimento, na vida e no trabalho de uma igreja, deve vir em primeiro lugar. Cristo amou a igreja e deu-se a si mesmo por ela. ( Éfesios 5:25 ). A preocupação em salvar os perdidos e a participação no reino de Deus são características das pessoas que ressuscitaram com Cristo para uma novidade de vida. E um desejo ardente de que o nome de Deus seja santificado é evidente nessas pessoas.
IMPACTO DA NOVA VIDA – O crente que possui uma nova vida em Cristo produz tal impacto sobre os outros, que sempre resulta em bênçãos. Jesus disse “ vós sois o sal da terra … vois sois a luz do mundo …” ( Mateus 5:13-14 ). O sal e a luz prefiguram qualidades que ajudam a preservar e salvar o crente. O novo ser em Cristo deve caracterizar-se por uma vida que ajude as pessoas a voltarem das trevas para a maravilhosa Luz de Deus.
PARA VOCÊ PENSAR
a ) A nova vida em Cristo é diferente. ( II Corintios 5:17 ). Procure fazer uma comparação entre a sua vida antes e depois de aceitar a Cristo. Houveram modificações?
b ) A nova vida é caracterizada pelo controle do espirito. Em Gálatas 5 : 22-26 você encontrará uma série de atitudes que caracterizam o novo comportamento moldado por Cristo. Procure desenvolver estes aspectos em sua vida.

TAG: A NOVA VIDA EM CRISTO

Deus te ama e tem um plano maravilhoso de vida e salvação para você!!!
Pastor Júlio Fonseca

Compartilhe esta publicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on print
prjulio

prjulio

Pastor da Igreja de Deus no Bairro Santa Terezinha - Catalão/Go. Pastoreando a 16 anos, pai de 5 filhos, Servo do Deus altíssimo, utilizando a internet como meio de propagação da palavra de Deus a quem desejar. Com humildade e amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

whatsapp

Últimas Postagens