SÉRIE CONHECENDO O EVANGELHO – O LIVRO DE MATEUS

MATEUS – O EVANGELHO DO “MESSIAS REAL”
Mateus (ou Levi), apóstolo de Jesus (Mt 10.3, Mc 3.18), coletor de impostos (Mt 9.9-13).
O objetivo do evangelho é proclamar Cristo como o “Messias Real”. Cristo (grego) = Messias (hebraico) = Ungido (consagrado a Deus para uma obra toda especial).
Mateus sempre está citando o Velho Testamento. Inicia o seu livro com a genealogia (relação dos ancestrais) de Jesus, o “filho de Abraão” (1.1).
Seu objetivo é provar que Jesus é o cumprimento das profecias (Mt 1.22-23, 2.4-6, 15, 18, etc.)
Cristo é Rei. Ao nascer, recebeu presentes reais (2.11), sendo Ele filho do grande rei Davi (1.1). Ele fala constantemente do Seu Reino. “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra” (28.18).
Um segundo tema é: o povo do Messias é a Igreja Universal (16.18, 18.17). Todo o mundo é chamado (28.19), os “gentios” (não judeus) inclusive. Os gentios esperam no Seu nome (12.21), ouvem o evangelho (24.14), tornam-se discípulos (28.19).
Mais que outros evangelhos, Mateus dá ênfase aos ensinos de Jesus. Jesus é o profeta prometido (Dt 18.15-18) que nos ensina o que é a justiça exigida pelo Reino (6.33). E a Igreja deve continuar esta obra, fazendo discípulos (28.18-20).
Mateus preocupa-se tanto com os atos quanto com os ensinos de Jesus. A seguinte divisão do livro pode ser feita:
ATOS (capítulos)
ENSINOS (capítulos)
5-6 (Sermão do Monte)
10 (Missão da Igreja)
13 (7 Parábolas)
18 (Conduta na Igreja)
23-35 (Censura aos fariseus, as últimas coisas)

fonte: Ebdonline

TAG: SÉRIE CONHECENDO O EVANGELHO – O LIVRO DE MATEUS